sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Adolescência de Jesus de Nazaré.


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
Vermelho (Estação Verão - Festa das Luzes) - Simbolizando a coragem e a tenacidade dos seres humanos de boa vontade, na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
I Movimento - Arco descendente - Teoantropéia -
O Cristo, Filho Unigênito de Deus, se manifesta no Planeta Terra tornando-se Pessoa Humana em Jesus de Nazaré.
3 - Tempo - Reflexões sobre a Pessoa Jesus de Nazaré.

Espiritualidade Litúrgica

Reflexões sobre a Formação da Pessoa Jesus de Nazaré - 11ª Semana - 10/02/2013 - V Domingo pós Epifania do Cristo de Deus - A Adolescência de Jesus de Nazaré.

Estamos na quinta semana pós epifania, não tendo neste ano eclesial, espaço para o sexto domingo pós epifania. Nesses dois domingos, respectivamente, comemoramos a adolescência de Jesus de Nazaré e o silêncio histórico sobre sua juventude. Este último tópico é bastante especulado nos meios espiritualistas e esotéricos, afirmando alguns que Jesus na sua juventude tenha se deslocado aos grandes centros de espiritualidades do mundo de então, para dialogar com os grandes mestres de espiritualidades mundiais; entretanto, trata-se de conjecturas, não havendo provas históricas desses fatos. Fala-se também da iniciação de Jesus no grupo dos judeus essênios, talvez pela similaridade de sua doutrina comportamental; nessa situação também não existem provas contundentes, embora nos "Escritos de Qunran" se estabeleçam algumas pertinências dígnas de reflexão.

Na história da vida de Jesus temos o fato da inculturação de Deus no mundo e de Cristo na história da humanidade. Bom exemplo para nós ministros da igreja cristã, pois somos dados a excluir aqueles que não pertencem ao nosso grupo de fé e cultura. Deus fez o contrário, em Jesus Cristo, Ele desce do Céu e mergulha no mundo, nas suas culturas e na humanidade.

O Hemerológio Cristão propõe para nós nesta quinta semana pós epifania, vivenciarmos os fatos relacionados com a Adolescência de Jesus de Nazaré, seu Rito de Passagem pela inculturação no judaismo. Vamos refletir um pouco sobre o que isto significa.

Os jovens judeus quando atingem a adolescência, lá pelos seus treze anos, passam pelo Rito de Passagem da vida infantil para a vida adulta. No judaísmo fala-se do Bar Mitzvá para os homens e de Bat Mitzvá para as mulheres. Significam essas palavras respectivamente, filho ou filha do mandamento de Deus.

Os homens quando do seu Bar Mitzvá recebem seu Talite e os Tefilim. Pela primeira vez ele receberá um Aliá, que é o chamado para ler a Torá na Sinagoga. Os seguidores da Tradição da Cabalá afirmam que, por essa ocasião, os jovens recebem uma alma adicional, com o desejo de fazer o bem e de cumprir os mandamentos de Deus, alma essa diferente da alma de nascimento, que se relaciona com as funções instintuais.

Segundo Lucas 2: 41-52, os pais de Jesus tinham o costume de ir a Jerusalém para a festa da páscoa, todos os anos, e quando Jesus completou seus doze anos (o Bar Mitzvá acontece depois dos doze anos), a familia subiu a Jerusalém para a festa, conforme o costume.
Terminada a festa eles regressaram para a casa, sem perceberem que Jesus não estava entre os parentes, amigos e conhecidos. Quando se deram conta da sua falta, voltaram a Jerusalém e o encontraram, já após três dias, entre os doutores do templo, em franco diálogo com eles. Registra o texto que os que o ouviam ficavam admirados da sua inteligência e das suas respostas.

Quando seus pais o encontraram no templo ficaram maravilhados, e sua mãe Maria de Nazaré lhe perguntou: Filho, porque fez isto conosco? Eu e seu pai estamos aflitos à sua procura. Ao que Jesus respondeu: Por que me procuram: Não sabem que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Parece que essas palavras de Jesus não foram compreendidas à época, por seus pais.

Jesus com submissão a seus pais desceu para Nazaré, e sua mãe registrava essas coisas em seu coração. Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens, vivendo assim a sua juventude como exemplo para qualquer jovem: Crescer em sabedoria - nossos jovens precisam modernamente de buscar a sabedoria, não buscar somente as informações, mas a sua correta aplicações na existência; crescer em estatura - nossos jovens precisam se alimentar corretamente e se dedicarem aos exercícios e atividades físicas que permitem uma saudável maturação biológica; crescer em graça diante de Deus - nossos jovens precisam crescer no amor e reverência a Deus, no respeito e amor ao próximo, na misericórdia e compaixão por todas as criaturas de Deus, incluindo entre elas os minerais, os vegetais, os animais, os humanos, os planetas do sistema heliocêntrico, a via láctea, o mundo de Deus; pois todos nós somos apenas um dos componentes de todos esses sistemas originados pela vontade e pelo poder de Deus.

Concluímos nosso primeiro ciclo da Teoantropeia, quando refletimos na ação de Deus no mundo, intervindo na história da humanidade em prol de nossa salvação; vamos a seguir, entrar no segundo ciclo da Antropoteia, quando refletiremos no homem cristificado, voltando-se para o seu mergulho na Deidade revelada e mediatizada por Jesus Cristo.

Oremos ao Boníssimo Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que nos abençoe rica e abundantemente.
             Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
              Visite nosso site: www.icai-ts.org.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário