sábado, 12 de janeiro de 2013

A Provisão da Família de Jesus de Nazaré.


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)

Cores Litúrgicas:
Vermelho (Estação Verão - Festa das Luzes) - Simbolizando a coragem e a tenacidade dos seres humanos de boa vontade, na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
I Movimento - Arco descendente - Teoantropéia -
O Cristo, Filho Unigênito de Deus, se manifesta no Planeta Terra tornando-se Pessoa Humana em Jesus de Nazaré.
3 - Tempo - Reflexões sobre a Pessoa Jesus de Nazaré.

Espiritualidade Litúrgica

Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré - 7ª Semana - 13/01/2013 - I Domingo pós Epifania do Cristo de Deus - A Provisão da Família de Jesus de Nazaré.

As Sagradas Escrituras afirmam que nenhum ser humano da terra está isento de pecado, exceto Jesus Cristo, o Filho de Deus que se tornou humano, assumindo um corpo no ventre da virgem Maria, filha de Ana e Juaquim, descendente portanto de Adão e Eva, para levar sobre si o pecado de toda a humanidade.

Sabemos que Cristo, enquanto Deus Filho, sempre existiu, desde toda a eternidade, e que, portanto, a virgem Maria não gerou a Deidade do Cristo, não gerou a essência divina do Cristo, pois Ele já existia antes dela, e mesmo já existia desde toda a eternidade, semelhante ao Pai e ao Espírito Santo, sendo os três coeternos; entretanto, foi no útero da virgem Maria que o Filho de Deus tomou a forma humana, formando o corpo de Jesus de Nazaré.

Os cristãos ortodoxos usando a lingua grega, denominaram a virgem Maria de theotocos, que significa o útero que gerou a humanidade do Filho de Deus. Esta forma grega usada difere do conceito da língua latina Dei genitrix, sendo esta forma latina inaceitável, pois afirma a idéia de que a virgem Maria é a mãe de Deus, ou seja, aquela que gerou Deus. Sabemos que isto não é verdade, e é bem definido desde muito cedo no cristianismo, no Credo Atanasiano, quando afirma que "o Filho (Cristo) não foi criado, nem foi procedente, mas que o Filho foi gerado no seio do Pai, desde toda a eternidade"; por isso algumas correntes cristãs atribuem a Deus Pai a função andrógina de Pai/Mãe.

Muitas das vezes supra-enaltecemos o papel da Virgem Maria, com relação a vida de Jesus Cristo, e esquecemos do importante papel de José na vida de Jesus de Nazaré.

O Hemerológio Cristão, propõe para nossa refexão litúrgica neste primeiro domingo após a epifania, a "provisão da família de Jesus de Nazaré". Sabemos que na época do nascimento de Jesus e no contexto sociocultural da sua família (José, Maria, Ana, Juaquim e provavelmente outros parentes), era tarefa do pai preocupar-se com a provisão da família, cabendo portanto a José, a sublime preocupação de exercer o necessário cuidado para que nada faltasse aquela nova criança que nascera em Belém de Judá.

José cumpriu bem sua tarefa quando providenciou as oferendas para o ritual de purificação pós parto, quando da apresentação do menino no templo; protegeu o menino quando teve que fugir com ele e sua mãe para o Egito, afim de ocultá-lo da jurisdição de Herodes que queria matá-lo; voltou do Egito com ele e sua mãe novamente para sua terra, quando Herodes já tinha morrido; instalou-se em Nazaré, oferecendo-lhe um lar, para que ele pudesse construir uma saudável personalidade como um jovem hebreu, enquanto pessoa humana, sendo nesse ambiente que o menino vivenciou sua infância, adolescência e talvez sua juventude.
Devemos estar cientes que quatro fatores contribuem para a formação do caráter e personalidade do ser humano: os fatores biológicos fornecidos por Maria, os fatores socioculturais do judaismo, os fatores ambientais do seu bioma, e a história de vida da criança. José e Maria forneceram as condições ideais para que esses fatores fossem disponíveis e em boa ordem.

É importante meus irmãos e minhas irmãs, que pensemos Jesus Cristo como Filho do Deus Vivo e Verdadeiro, mas que também lembremos de sua humanidade assumida na descendência de Adão e Eva através de Maria, sem a qual ele não levaria à cruz a nossa humanidade pecadora para redimí-la com o seu sacrificio. Se a virgem Maria fosse concebida sem o pecado de origem, Jesus seu filho não teria assumido uma natureza pecadora, para redimí-la na cruz, embora sendo ele o único sem pecado. Sejamos agradecidos por isto, Jesus Cristo é o penhor de nossa salvação. Demos graças a Deus.

Que a benção de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, 


desça sobre cada um de nós.


         Catolicismo Evangélico Salomonita


         Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz

                 felismarmanoel@gmai.com














Nenhum comentário:

Postar um comentário