sábado, 19 de janeiro de 2013

A Infância do Menino Jesus de Nazaré.



Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
Vermelho (Estação Verão - Festa das Luzes) - Simbolizando a coragem e a tenacidade dos seres humanos de boa vontade, na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
I Movimento - Arco descendente - Teoantropéia -
O Cristo, Filho Unigênito de Deus, se manifesta no Planeta Terra tornando-se Pessoa Humana em Jesus de Nazaré.
3 - Tempo - Reflexões sobre a Pessoa Jesus de Nazaré.

Espiritualidade Litúrgica

Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré - 8ª Semana - 20/01/2013 - II Domingo pós Epifania do Cristo de Deus - A Infância do Menino Jesus de Nazaré.

Os católicos tradicionais em sua maioria ignoram os fatos reais acontecidos na vida de Jesus de Nazaré; de sua infância histórica, ignoram os fatos reais cumpridos dentro do judaísmo; mas desenvolveu uma mirabolante devoção a "outro menino Jesus", ora dito de Praga (relacionado com uma imagem de porcelana que escapou de um incêndio), ora dito "Filhote de Santo Antônio" (em relação ao menino nos braços de uma estátua do santo franciscano).

Os dois aspectos acima referidos, demonstram uma devoção dos católicos, não verdadeiramente ao Menino Deus, mas sim ao mundo lendário das imagens e fantasias populares criados espúriamente, e ligados ao universo da iconodulia e do fetichismo santoral; portanto, ligado ao que de pior existe no catolicismo enquanto grupo cristão, posto que teimosamente desobediente ao claro mandamento de não construir imagens como objetos de culto devocional ou latrêutico, posto que desviados dos ensinamentos do evangelho e bem ao gosto dos interesses ideológicos de castas e de confrarias.

Jesus de Nazaré nasceu em um lar israelita (judeu), portanto teve uma infância como as outras cianças judias.
O conceito de infância no mundo judeu vai do nascimento até mais ou menos os sete anos, durando até a fase do seu Bar Mitzvah aos 13 anos (quando menino), ou o Bat Mitzvah aos 12 anos (quando menina), a partir das quais são considerados participantes do mundo dos adultos.

Na fase da infância a criança tem uma íntima participação na vida religiosa, pois o menino é circuncidado oito dias após nascido e aos quarenta dias, frequenta o templo com seus pais, para oferecer o ritual de purificação pós parto e ser apresentado e consagrado à Deus.
O Menino Jesus de Nazaré se submeteu a essas práticas religiosas do judaismo, em companhia de seus pais Maria e José.

A fase da infância no judaismo é importante, porque é através dela que os pais cuidam da educação implantando as bases do caráter e da personalidade do futuro adulto como servo de Jeová.

Nesta semana (20/01/2013) do II domingo pós Epifania do Cristo, o Hemerológio Cristão propõe para nossa reflexão e vivências a infância do menino Jesus de Nazaré, tempo áureo para a formação da personalidade do adulto Jesus de Nazaré; árdua tarefa que seus pais cumpriram fielmente, mas que, infelizmente em nossos dias está relegado a pessoas estranhas, sejam as babás, pagens, creches, pré-escolas, veículos midiáticos e coisas do gênero.

Pensemos meus irmãos e minhas irmãs, no que podemos fazer no sentido de bem formar o caráter e a personalidade das nossas crianças de hoje, que serão os adultos de amanhã, para poder vislumbrar as comunidades e sociedades que teremos em nosso futuro próximo. Saibamos observar o temperamento manifesto por nossas cianças e apliquemos os recursos da pedagogia bíblica adequados para moldar-lhes o caráter e a personalidade.

Que a benção do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito  

Santo  desça sobre todos nós e conosco permaneça para sempre! 
      Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz 
       Catolicismo Apostólico Salomonita 

        Visite o site: www.icai-ts.org.br





















Nenhum comentário:

Postar um comentário