sábado, 26 de janeiro de 2013

A Educação Doméstica do Menino Jesus de Nazaré.


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
Vermelho (Estação Verão - Festa das Luzes) - Simbolizando a coragem e a tenacidade dos seres humanos de boa vontade, na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
I Movimento - Arco descendente - Teoantropéia -
O Cristo, Filho Unigênito de Deus, se manifesta no Planeta Terra tornando-se Pessoa Humana em Jesus de Nazaré.
3 - Tempo - Reflexões sobre a Pessoa Jesus de Nazaré.

Espiritualidade Litúrgica

Reflexões sobre a Formação da Pessoa de Jesus de Nazaré - 9ª Semana - 27/01/2013 - III Domingo pós Epifania do Cristo de Deus - A Educação Domèstica do Menino Jesus de Nazaré.

Em Lucas 2: 39-40, lemos dados sobre o menino Jeus em Nazaré, afirmando que a família de Jesus após cumprir todas as formalidades prescritas pela Lei do Senhor, eles voltaram para a Galiléia, para a Cidade de Nazaré. E diz que o menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a Graça de Deus estava sobre Ele.

Os lares hebreus, como o de Maria e José eram, células educativas especiais, onde as crianças recebiam a sua educação doméstica: o respeito aos pais, avós e outros ancestrais, e principalmente a sagrada herança prometida a Abraão e à sua posteridade. Provavelmente Jesus aprendeu a usar o Mezuzah com sua familia, sempre que saiam de casa, recomendando-se à Benção de Deus.

É interessante ter em mente, que os pais, de acordo com o temperamento revelado pelos filhos, vão dosando os ensinamentos pertinentes, para que seus filhos construam um caráter ideal, cujos traços se manifestarão em sua personalidade na vida adulta. Temos o hábito de pensar Jesus de uma maneira mitológica e mágica, como se com ele as coisas ocorrecem sempre de maneira maravilhosa e milagrosa. Mas isto não foi assim, tendo os seus pais a preocupação em educà-lo de modo coerente e responsavel.

Também em nossas vidas hoje, nos dias atuais, precisamos nos preocupar com a educação do nossos filhos, principalmente quando falamos na educação de base, aquela educação que influirá no caráter e personalidade de nossos filhos. O casal Maria e José é um excelente estímulo para modelar a educação doméstica que daremos a nossos filhos. É preciso que os jovens que vão formar famílias, e os jovens casais, frequentem os cursos de "escolas de pais" existentes em nossos dias, tanto nos ambientes pedagógicos, como nos ambientes das igrejas. Não basta reclamar que o mundo está indo de mal a pior, mas é necessário assumir a parte que nos cabe para mudar esse cenário atual.
Que a benção do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, desça sobre todos nós e conosco permaneça para sempre!

        Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
              Catolicismo Apostólico Salomonita
                 Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário