sábado, 27 de outubro de 2012

Ter Compaixão pelo Nosso Sistema Solar




II Movimento (Ciclo) - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial.
49ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa.
Período da Compaixão: ====> Ter compaixão por todas as criaturas de Deus.
28/10/2012 - Oitava Semana da Compaixão - Ter compaixão pelo Nosso Sistema Solar.

Cores Litúrgicas:
Azul Celeste (Estação Primavera) - Celebrativo da alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Neutralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.



Estamos na oitava semana da compaixão (28/10/2012), quando o Hemerológio Cristão nos propõe, termos compaixão pelo nosso sistema solar.

Sabemos que o sol é a estrela central em torno da qual orbitam vários planetas, satélites e outros corpos celestes, incluindo entre esses planetas a terra, o cenário de nossa evolução criativa e palco da nossa redenção por Jesus Cristo, o Filho de Deus, no qual devemos, enquanto Povo de Deus, criar o Reino de Deus, cujo Soberano Senhor é o próprio Jesus Cristo.

Já tive oportunidade de afirmar aqui a idéia da "teoria das cordas", pela qual percebe-se a sintonicidade e pertinência entre todas as coisas criadas por Deus e, portanto, incluindo entre as criaturas de Deus, também o nosso sistema solar, dentro da galáxia "Via Láctea", pela qual, sob esse prisma é também responsabilidade velar, para que haja sustentabilidade biótica e vida plena no planeta terra onde vivemos.

No texto da criação que refletimos na semana que passou, conforme Gênesis 1: 14 a 18, vemos que Deus criou luzeiros no firmamento dos céus, para separar o dia da noite, fazendo-os sinais para estações, dias e anos. Além dos dois grandes luzeiros, um para governar o dia e outro para governar a noite, Ele fez também as estrelas e colocou-as no firmamento dos céus, para alumiarem a terra, governarem o dia, a noite e separar luz de trevas. E viu Deus que isso era bom. E nós também sabemos que tudo isso é muito bom.

Os céus que vemos nas alturas, povoados de corpos celestes diversos com seus brilhos sedutores, aos quais a nossa cultura do senso comum classifica tudo como estrelas, não recebem a mesma classificação da astronomia e da astrologia; tem a primeira um zeloso sistema de classificação científica e técnica, que nos permite saber hoje quase todos os elementos que compõem o nosso sistema solar e suas diversas relações de pertinência com a vida na terra; e tem a segunda, também um bem coerente sistema de correlações, que exerce um verdadeiro fascínio no imaginário popular dos terráqueos.

Também no passado já bem distante, homens tementes a Deus, zelosos pelas tradições e ensinamentos dos "Mais Antigos" e principalmente obedientes às prescrições das Escrituras Sagradas, tinham sistemas de correlações explicativas sobre os Céus e suas diferentes moradas da Casa do Pai. É assim que, Espiritualistas Cristãos que ainda respeitam essas Antigas Tradições da Cabala e do Zohar, atribuem que da parte do Deus Eterno e Todopoderoso, estão envolvidos no gerenciamento e manutenção da ordem funcional criada para o nosso sistema solar, os membros da Hierarquia Angelical Ofanim e Orofiel, pertencentes à Sagrada Ordem dos Elohim.

Como vêm meus irmãos, não devemos negligenciar nossas atenções e cuidados com relação aos entes da criação, incluindo aqueles da vastidão cósmica e sideral; pois se são eles também criaturas do mesmo Deus Eterno, Único, Soberano e Todopoderoso, têm com certeza um propósito benfazejo na ordem criada.

Oremos meus irmãos, ao Deus Supremo, que nos conceda inteligência e nos esforcemos na busca da boa vontade e responsabilidade, para que o nosso agir aqui na terra, a nível individual, familiar, comunitário e social, seja plenamente consciente para assumir os nossos compromissos com relação a ter compaixão pelo nosso sistema solar, além de outros.

Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos nós e com todos permaneça para sempre!
        Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
         Catolicismo Apostólico Salomonita
           Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário