sábado, 20 de outubro de 2012

Ter Compaixão pela Lua da Terra




II Movimento (Ciclo) - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial.
47ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa.
Período da Compaixão: ====> Ter compaixão por todas as criaturas de Deus.
21/10/2012 - Sétima Semana da Compaixão - Ter compaixão pela Lua Terrestre.

Cores Litúrgicas:
Azul Celeste (Estação Primavera) - Celebrativo da alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Neutralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.



Estamos na sétima semana da compaixão, quando o Hemerológio Cristão nos propõe termos compaixão pela lua terrestre. Alguém acha estranho o fato de propor-se que tenhamos compaixão por um ente físico, um corpo sideral.
A lua da terra é também uma das criaturas de Deus, e como tal, tem um propósito a cumprir junto ao bioma terrestre.

Diz o Livro de Gênesis, no capítulo 1, versículos 14 a 18:
Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.
Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

A lua da terra tem cumprido suas funções propostas pelo seu Criador, o Ser Eterno, o Vivente Universal no qual todos vivemos e nos movemos. Vem ao longo da existência alegrando as nossas noites, estimulando o nosso imaginário cultural com "sonhos" e poesias; tem orientado os povos nas marcações dos anos, dos meses e dos dias; tem impulsionado o ciclo das águas nos mares e dos líquidos nos seres vivos. A lua tem sido a grande parceira do bioma terrestre; infelizmente começa agora sofrer a ameaça de poluição por parte de componentes do bioma, por parte de alguns humanos que se sentem "poderosos" da terra, por serem abastados do sistema capitalista consumista, com propósitos de construirem abrigos em nosso satélite, em formas de hotéis, que possam estimular um "turismo sideral cosumidor".

É preciso que não se perca o senso dos propósitos teleológicos do Supremo Criador, ao trazer à existência a lua, o satélite do nosso planeta terra, este importante cenário de nosso desenvolvimento evolutivo, este lar de nossa redenção, onde ela, a lua, ocupa parte importante do nosso imaginário cultural.

Os espiritualistas cristãos, contextualizados pela Cabala e o Zohar Hebraicos, respeitam o ministério do Arcanjo Michael, como o principal arcano da Divindade Triuna responsável pelo cuidado da lua, o satélite da terra.

É preciso que tenha para com a lua esse espírito de compaixão, esse espírito de comiseração, para que nossa humanidade rica não a polua com seus projetos consumistas do capitalismo selvagem, como tem poluído nosso planeta, estragando o nosso solo, nossas águas, nossos mananciais, nossas florestas, nossos espaços rurais, urbanos e o espaço de nossa abóbada atmosférica, pondo em risco as condições de sustentabilidade da vida em nosso bioma terrestre.

Tenhamos compaixão pela lua terrestre, amando-a como criatura de Deus, como o luzeiro que o Criador nos deu para alumiar as nossas noites, para separar as noites dos dias, para ser o marcador de dias, noites, meses, anos e estações. Tenhamos "cuidado" com a lua terrestre para que não a "estraguemos" como acontece com a maioria das coisas em que os seres humanos se acham "donos".

Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos nós e com todos permaneça para sempre!
        Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
         Catolicismo Apostólico Salomonita
           Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário