sábado, 8 de setembro de 2012

Ter Compaixão por Toda a Humanidade



II Movimento (Ciclo) - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial.
42ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa.
Período da Compaixão: ====> Ter compaixão por todas as criaturas de Deus.
09/09/2012 - Primeira Semana da Compaixão - Ter compaixão por toda a humanidade terrena.

Cores Litúrgicas:
Verde (estação inverno) - celebrativo do Recolhimento e da Esperança em um mundo melhor, pelo dinamismo da natureza criada por Deus e que deve ser protegida por nós;
Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Neutralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.



Estamos iniciando um novo período dentro do tempo da Martiria Eclesial, nesta semana de 09/09/2012. Trata-se do Período da Compaixão por todas as criaturas de Deus.

A cada semana vamos refletir sobre alguns dos seres afins cooriginários de Deus, o Vivente Universal, o Ser Eterno, do qual promana a existência de todas as coisas. É nele que temos o Devir de Todas as Coisas, a Manutenção da Existência de Todas as Coisas e o Cumprimento das Finalidades de Todas as Coisas.

Os seres humanos e os seres angélicos, por sermos possuidores do Livre Arbítrio, somos os que temos possibilidades de colaborarmos com os Planos do Eterno Vivente Universal, para que o Bem se realize conforme os propósitos de Deus. Somos seres morais e portanto capazes de fazermos escolhas entre o bem e o mal, realidade a partir da qual, possibilitou o Cristo tornar-se nosso irmão de humanidade, encarnando-se em Jesus de Nazaré e anunciando-nos a sua Boa Nova de salvação, que Ele nos conquistou com o sacrificio de sua própria vida.

Acreditam hoje, vários cientistas, que o simples bater de asas de uma borboleta aqui na superficie da terra tem repercussões a nível planetário, baseado na teoria das cordas, que quando vibradas produzem repercussões em outras cordas que estiverem afinadas na mesma frequência, evidenciando o fenômeno da sintonicidade.

Será que nós cristãos, estamos todos em sintonia com os planos do Eterno Vivente Universal? Será que nós Católicos Apostólicos estamos em sintonia com os planos de Jesus Cristo para a sua Igreja? Será que nós Católicos Salomonitas, estamos sintonizados com os claros propósitos de Jesus Cristo, o Filho de Deus, para a sua Igreja na terra?

Jesus Cristo quando viveu entre nós, encarnado como nosso irmão de humanidade, Ele nos deu dois significativos exemplos de sintonicidade, pela via da compaixão manifestada pelo amor: primeiro a sintonicidade pelo amor a Deus sobre todas as coisas e em segundo a sintonicidade pelo amor ao próximo como a nós mesmos.

Sabemos que pela via animal, nós seres humanos somos portadores de uma programação biológica, doação do Autor da Vida, que nos garante as pulsões instintivas a nos impelir para as afirmações da sobrevivência, das realizações da busca do prazer, do belo, do bom, do bem e de tudo que nos faça feliz. É por esse mesmo prisma que devemos manifestar a nossa sintonicidade com o nosso próximo, o mais carente que está em nosso circuito, o mais carente que faz parte da nossa constelação existencial, segundo o pensamento gestáltico. Será que as multidões de deserdados da atualidade fazem parte da "gestaltzem" dos cristãos, em nível de sintonicidade?

Tudo que tem origem em Deus tem certa relação de parentalidade conosco; os seres vivos que conosco participam do mesmo tempo são nossos coetâneos, são nossos contemporâneos na caminhada para a Jerusalém Celeste que almejamos.

A Kabala Hebraica estabelece uma relação harmoniosa entre os corpos siderais e as funções das Hierarquias Espirituais, envolvendo os humanos, os anjos, os arcanjos, os querubins, os serafins, os tronos, as dominações, os principados, as potestades e os Elohim que executam as Ordens Divinas para o Bom Governo do Mundo.

Os apóstolos de Jesus Cristo não ignoravam esse pensamento.
Quando do discurso do apóstolo Paulo em Atenas, ele referiu-se ao Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Ele Dono do céu e da terra; que não é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse, já que Ele é quem dá vida, respiração e tudo o que é necessário a nossa sobrevivência e de todos os seres.
Afirma Paulo a nossa origem humana comum, com a finalidade de habitarmos todo o planeta terra, tendo fixado previamente os tempos e os limites de nossa habitação.
Afirma Paulo que não temos como encontrar Deus pelos nossos exclusivos recursos humanos, embora Ele esteja próximo de nós, pois nEle vivemos, nos movemos e existimos, posto que somos sua geração.
Adverte-nos Paulo, em seu texto, que Deus não levou em consideração os erros e pecados que cometemos no tempo de nossa ignorância, mas notifica-nos agora, que todos os humanos em toda parte nos arrempendamos, porquanto Deus estabeleceu um dia que há de julgar com justiça o que fizemos e fazemos aqui neste mundo, por meio de Jesus Cristo, que Ele destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o de entre os mortos ( Atos 17: 24-31, versão livre).

Caros irmãos! Somos a Igreja de Cristo, de Fé Católica e Tradição Apostólica, acolhedora de Todos os que se Reunem em Nome de Jesus Cristo e Ele prometeu, nessas circunstâncias estar em nosso meio. 
Já pensaram quanto podemos desagradar a Jesus Cristo, com os nossos descasos com as coisas que degradam o planeta, a moradia que Ele providenciou para nós junto ao Pai?

Comecemos em nos conscientizar deste estado testemunhal da Igreja Interna de cada um de nós, em desenvolver nossa sintonicidade com o coração de Deus, tendo compaixão, sendo misericordiosos para com todas as criaturas que nEle tiveram sua origem.

Nós seres humanos não somos donos, senhores de nada do planeta que habitamos. Somos aqui apenas "mordomos" para um cuidado fiel deste universo que pertence a Deus, tendo que prestar contas diante do Seu Divino Tribunal, do que fizemos para um bom cuidado do planeta terra, cenário que Ele nos deu para a nossa evolução criativa, nosso desenvolvimento, progresso, bem estar e salvação eterna.
Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
    Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
     Catolicismo Apostólico Salomonita
        Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário