sábado, 15 de setembro de 2012

Ter Compaixão pelos Animais




I Movimento (Ciclo) - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial.
43ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa.
Período da Compaixão: ====> Ter compaixão por todas as criaturas de Deus.
16/09/2012 - Segunda Semana da Compaixão - Ter compaixão pelos Animais.

Cores Litúrgicas:
Verde (estação inverno) - celebrativo do Recolhimento e da Esperança em um mundo melhor, pelo dinamismo da natureza criada por Deus e que deve ser protegida por nós;
Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Neutralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.



Nesta semana vamos refletir a respeito de dois temas de singular importância na vida das Igrejas Locais, de Nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se do tema da segunda semana da compaixão e do tema das têmporas da primavera.
1º - Segunda Semana da Compaixão (16/09/2012) - Ter compaixão pelos animais.
O apóstolo Tiago em sua carta, no capítulo 3, vesículo 17, diz que a sabedoria que vem do alto, do plano de Deus, é pura, pacifica, indulgente, tratável, CHEIA DE MISERICÓRDIA E DE BONS FRUTOS, imparcial, sem fingimento. Estamos nós, seres humanos atuais, enquadrados nesta sabedoria cheia de misericórdia?

Vemos, lá no Livro de Gênesis, capítulo 1, versículos 20-31, que Deus criou todas as coisas, os vegetais, os animais e os humanos, fornecendo-nos certa irmandade em consequência da origem comum. Mas específicamente os versículos 27 a 30, nos apresentam um contexto relacional, proposto por Deus, para essa relação. Diz o texto:
"Criou Deus, pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os croiu. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra..
E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado TODAS AS ERVAS QUE DÃO SEMENTE E SE ACHAM NA SUPERFÍCIE DE TODA A TERRA E TODAS AS ÁRVORES EM QUE HÁ FRUTO QUE DÊ SEMENTE; ISSO VOS SERÁ PARA MANTIMENTO.
E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez".

Nós seres humanos da atualidade, estamos muito longe dessa sabedoria vinda do alto, anunciada por Tiago, pois não agimos com misericórdia para com os nossos irmãos animais, que também sentem dores, fome, frio, adoecem, tem afetividade e emoção, são entes sociais e gregários e conosco compartilham vivências e experiências. São coetâneos em nossa escalada evolutiva no cumprimento dos planos de Deus.
Entretanto, montamos sofisticadas indústrias, para engordá-los, matá-los, confeccionar sedutores quitutes, ignorando, ou minimizando os seus sofrimentos;
os adotamos em nossas casas, com eles criamos relações afetivas e/ou utilitárias e os conservamos enquanto estão bonitos e saudáves, abandonando-os ao "deus-dará", quando não mais atendem aos nossos caprichos;
ignoramos, ou fazemos "vistas-grossas" , quando os vimos abandonados pelas ruas e praças das regiões urbanas, sem refletir que também eles são criaturas do mesmo Deus que nos criou;
produzimos açoites, pedradas, ou outros sofrimentos e "maus -tratos" nesses pobres animais, quando se encontram abandonados perambulando pelas ruas e estradas.

Diz o salmista no Salmo 36, 5 e 6:
"A tua benignidade, Senhor, chega até os céus, até às nuvens, a tua fidelidade. A tua justiça é como as montanhas de Deus; os teus juizos, como um abismo profundo.
TU, SENHOR, PRESERVAS OS HOMENS E OS ANIMAIS".

Aprendamos, meus irmãos, a ter compaixão pelos animais, pois também eles são criaturas de Deus como nós, e nesta compaixão, façamos deles nossos protegidos no amor de Cristo, como Deus fez conosco, nos tornando seus filhos na eleição de Jesus Cristo.

2º - Em 20, 21 e 22/09/2012, portanto na 5ª, 6ª feiras e sábado, estará ocorrendo as Têmporas Estacionais da Primavera - Haverá Tríduos nas Igrejas Locais e/ou Retiros nas Comunidades Religiosas, pois este é o Tempo de reflexões, recolhimentos, tomada de posições, compromissos de discipulado cristão;
este é tempo de alegria e gratidão das comunidades, pelos bens recebidos do tempo e da vida.

Cores Litúrgicas:
Azul Celeste (estação primavera) - celebrativo da alegria dos nossos propósitos diante de Deus. Esta cor é usada durante os três meses de duração da primavera, salvo as razões particulares das comunidades, ou os costumes locais diversos.

As têmporas estacionais é um modo da Sagrada Liturgia santificar o tempo, por isso no Hemerológio Cristão é classificada como "agiocronia, ou hierocronia, ou agiazocronia", pois literalmente é um modo de "santificação" do tempo de Deus.

O tempo age em consonância com o espaço e tem uma elaboração interna em cada um de nós, em nosso aparelho psíquico, de grande utilidade na nossa vida diária planejada, objetiva, como discípulos de Cristo.

Normalmente é nas Têmporas da Primavera que, concluída as catequeses mistagógicas, os catecúmenos são iniciados nos mistérios (sacramentos) cristãos nas Comunidades Eclesiais das Igrejas Locais, bem como é o tempo reservado para as ordenações ministeriais nas Ordens, Institutos, Congregaçoes, Confrarias e também nas Capelanias das Faculdades e Seminários, para ordenar seus postulantes aprovados pelo Colegiado e recomendados pelas Comunidades onde vivem e testemunham sua vida de discipulado cristão.

Aproveitemos esse tempo, meus irmãos, para agradecer a Deus pela colheita que as Faculdades e Seminários de Teologia estão fazendo com seus alunos aprovados;
pelas diferentes Comunidades Eclesiais que encaminharam seus postulantes e que os tem agora aprovados para o Ministério Cristão;
em Ação de Graças por aqueles que estão fazendo aniverário de iniciação e ordenação ministerial na vida cristã.

Peçamos ao Deus de Misericórdia que abençoe a todos os Ministros Cristãos e lhes derrame as graças necessárias ao desempenho de suas funções, assistindo-lhes com o Espírito Santo e que envie Novos Operários para a sua Messe, enchendo os bancos de nossos Seminários e Casas de Formação.

Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
      Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
       Catolicismo Apostólico Salomonita
         Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário