sábado, 27 de agosto de 2016

Ter Compaixão pela Humanidade

Ano Litúrgico 1989
28/08 a 03/09/2016 - 40ª Semana Eclesial
Diretório Litúrgico da Semana
Período da Compaixão por todas as criaturas de Deus
Ministérios das Hierarquias Sagradas dos Mensageiros de Deus

Quadra temporal de inverno – Côr litúrgica verde

Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé cristã com com o dinamismo da natureza criada por Deus.

- Mistério Litúrgico –
Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Tenhamos misericórdia e compaixão por todas as criaturas de Deus, pois somos todos irmãos de origem.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 28/08 – 1º Domingo da Compaixão – Ter compaixão por toda a humanidade. - Ministério de Melquisedeque e dos Anjos Custódios (anjos guardiões)

Dia 28/08 – Domingo – Agostinho, bispo de Hipona, 430.

Dia 31/08 – Quarta feira – Aidan, abade e bispo de Lindisfarne, 651.
Dia 02/09 – Sexta feira – Mártires da Nova Guiné, 1942.



1º Domingo da Compaixão – Ter compaixão por toda a humanidade. - Ministério de Melquisedeque e dos Anjos Custódios.

Reflexões bíblicas

Não desprezeis a qualquer um destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus veem incessantemente a face de meu Pai celeste.

Mateus 18: 10.


Estamos iniciando o período da compaixão sagrada por todas as criaturas de Deus, período de se exercitar o sentimento e vivência de misericórdia, para com tudo que existe, e que tem sua existência a partir da criação de Deus. Todas essas criaturas são nossas irmãs e irmãos, pois todos tivemos origem em Deus; todos nós temos uma finalidade existencial, todos nós temos esse vínculo teleológico na criação, e nós humanos racionais, temos o dever de colaborar para que haja cumprimento exitoso de todos os seres e entes da ordem criada por Deus, desde a partícula energética, o grãozinho de areia, até os planetas, estrelas e galáxias do universo.

Na manutenção do sistema de ordem do universo, desempenham funções importantes as Sagradas Hierarquias dos Mensageiros de Deus, indo desde o mais simples anjo custódio (guardião) de cada um, até o mais elevado anjo da presença de Deus (elohim), para os quais devemos elevar o nosso sentimento de solidariedade e compartilhamento de esforço, para que possam cumprir com desvelo o seu ministério de manutenção da Ordem Criada, de acordo com suas relações de finalidades, as suas razões teleonômicas e teleológicas, fazendo isto com nosso sentimento de misericórdia e compaixão.

Alguns segmentos de cristãos espiritualistas creem que a “humanidade” é um dos aspectos da “Divindade”, enquanto o Ser Supremo que tem em cada ser humano a sua imagem e semelhança, por isso, reveste-se de importância, esse sentimento de compaixão, esse movimento de misericórdia que devemos ter por toda a humanidade, como comemoramos nessa primeira semana.

Acreditamos que esse ministério está a cargo de Melquisedeque, anjo de elevada hierarquia, que por várias vezes se manifestou como agênere no desempenho de suas funções como ajudador dos humanos (Hebreus 7: 1-3), e também dos anjos custódios, os guardiões que cuidam de cada um de nós e que assiste diante da face do Pai celeste (Mateus 18: 10).

Assim, meus irmãos e minhas irmãs, nos voltemos para Deus, como colaboradores de sua obra, como mordomos em Jesus Cristo para o zelo e ordem do planeta terra, como nossa morada enquanto caminhantes da nossa jornada de salvação, desenvolvimento e evolução. Unamo-nos com o grande agênere Melquisedeque, mensageiro e sacerdote do Deus Altíssimo, para esse Reino de Paz, Misericórdia e Compaixão em nosso lar planetário, e também, com todos os Anjos Custódios, os nossos guardiões e verdadeiros guias para a condução de nossas vidas de modo compassivo e misericordioso para com todas os seres feitos à imagem e semelhança de Deus.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário