sábado, 20 de agosto de 2016

Seja Missionário no Testemunho da Vida Pessoal

Ano Litúrgico 1989
21/08 a 27/08/2016 - 39ª Semana Eclesial
Diretório Litúrgico da Semana
Quadra temporal de inverno – Côr litúrgica verde

Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé cristã com com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Testemunhemos na nossa vida, os ensinamentos do Cristo no mundo, pois somos membros do seu corpo e de um dos outros na comunhão dos santos.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 21/08 – 12º Domingo Missionário – Ser missionário cristão no testemunho da vida pessoal.

Dia 21/08 – Domingo – 6º aniversário do realinhamento às Orientações Salomonianas, Feira de Santana - Bahia, (I COCI-TS 2010).

Dia 23/08 – Terça feira - Publicação das Institutas da Religião Cristã, 1535.
Dia 24/08 – Quarta feira – Bartolomeu apóstolo. - Ordenação diaconal do bispo Felismar Manoel, 1965.



12º Domingo Missionário – Ser missionário cristão no testemunho da vida pessoal.

Reflexões bíblicas

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos ceus.

Mateus 5: 16.


Estamos concluindo o período das reflexões sobre a nossa função missionária na Igreja Cristã. Embora o tema para nossa reflexão e vivência semanal seja para todos os cristãos crismados, “Confirmados na Fé”, quero hoje me dirigir aos religiosos e ministros, que assumem na Igreja o compromisso da “Perfeição Evangélica”.

Jesus propõe em seu evangelho, para nós em especial, uma clara diretriz:

Quando alguém lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Jesus lhe contestou: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um, que é Deus.
Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Então lhe foi perguntado: Quais os mandamentos? No que Jesus passou a enumerá-los: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então esse alguém se justificou: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Jesus então lhe assegurou:
Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres (desapego dos bens, pobreza) e terás um tesouro no ceu; depois, vem, renuncie a si mesmo (ser casto no cumprimento dos votos do seu estado), tome a sua cruz de cada dia e segue-me (obediência aos ensinamentos de Jesus conforme seus evangelhos).

(Mateus 19: 16-21; Marcos 10: 17-22; Lucas 18: 18-23 – Versão livre de Giulini)


Meus caros irmãos e irmãs! Bispos e Pastores, Padres e Presbíteros, Diáconos e Diaconisas, Ministros e Ministras, Religiosos e Religiosas! Me dirijo hoje, especialmente a vocês, a nós que formamos a coletividade dos que se propõem a seguir a Jesus Cristo mais de perto, como seus comissários aqui na terra, para ser operários na sua Seara, construindo aqui o Reino de Deus.

A maioria de nós, seja de que tradição for, temos de certa maneira, compromisso com esses “votos”, ditos de “perfeição evangélica”, de modo formal, ou informal, mas assumimos esses compromissos, enquanto Ministros do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo. Precisamos estar atentos com as nossas atitudes, com os nossos comportamentos, pois Jesus nos convocou para o exercício da martiria sagrada, pois ele nos afirma como suas testemunhas no mundo, em todas as culturas das diversas nações de povos, em todos as pátrias com suas diferentes organizações sociais e político-jurídicas, em todos os tempos até a consumação dos séculos.

Será que estamos cumprindo esses três votos afirmados, enunciados por Jesus Cristo Filho de Deus? Sondemos cada um a nós mesmos e nos alinhemos como convém aos que buscam a perfeição evangélica, lembrando que essa é a condição ideal proposta por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário