sábado, 6 de agosto de 2016

Seja Missionário Cristão no Planeta Terra

Ano Litúrgico 1989
07/08 a 13/08/2016 - 37ª Semana Eclesial
Diretório Litúrgico da Semana
Quadra temporal de inverno – Côr litúrgica verde

Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé cristã com com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Testemunhemos na nossa vida, os ensinamentos do Cristo no mundo, pois somos membros do seu corpo e de um dos outros na comunhão dos santos.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 07/08 – 10º Domingo Missionário – Ser missionário cristão na terra enquanto um planeta do sistema solar.

Dia 07/08 – Domingo – Sisto, bispo de Roma e seus companheiros, mártires em 258 .
Dia 08/08 – Segunda feira – Domingos, presbítero e frade, 1221.
Dia 10/08 – Quarta feira - Lourenço, diácono e mártir em Roma, 258. - Destruição de Jerusalém no ano 70.
Dia 12/08 - Sexta feira – Hipólito e Poncianos, bispos e mártires, 235.



10º Domingo Missionário – Ser missionário cristão na terra enquanto um planeta do sistema solar.

Reflexões bíblicas

Os Céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Aí pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.
Salmo 19: 1, 5 .

A nossa responsabilidade pessoal, enquanto membros do Corpo de Cristo, nos impõe a função missionária da Igreja na dimensão da terra, enquanto um planeta do sistema solar. Somos parte de um sistema de equilíbrio, composto por outros astros que circundam em torno do sol, sendo ele, a estrela que fornece as energias que mantém a vida em nossos ecossistemas. Diversas ações dos seres humanos aqui na superfície de nosso planeta, pode afetar negativamente, tanto as condições do equilíbrio planetário, como as boas condições para a qualidade e continuidade da vida aqui.

Nós eclesianos cristãos, não podemos ignorar nossas responsabilidades de bem gerenciar as condições ideais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois somos colocados aqui nas funções de mordomos do planeta enquanto lar da humanidade, para oferecê-lo como herança sagrada aos nossos filhos, às futuras gerações, para que ele mantenha as glórias próprias dele, preparada por Deus, como bem disse o apóstolo Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios 15: 40-42, fazendo uma analogia com a nossa futura ressurreição:

Há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, outra a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.
Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.”

Meus irmãos e minhas irmãs! A dimensão missionária da Igreja de Cristo se faz pelo nosso testemunho de vida, mantendo Cristo presente conosco até os fins dos tempos, sem expulsá-lo de entre nós por nossas atitudes incorretas com relação à vida, ignorando as finalidades de cada ser da criação de Deus, principalmente os seres que compartilham da nossa existência, todos os biotas da nossa era atual. Consideremos todas as criaturas de Deus, nossos irmãos de origem, também os astros dos céus e não destruamos os esplendores de suas respectivas glórias.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário