sábado, 4 de julho de 2015

Ser Missionário no Ambiente da Vizinhança

05/07/2015 – 32ª semana do ano eclesial 1988
=> 4º Domingo Missionário -

Reflexões – Ser missionário na dimensão da vizinhança


O cristão é membro do Corpo Místico de Cristo, que tem a Igreja Interna, Mistério Divino construída pelo próprio Cristo em sua alma e seu coração; é sempre participante da Igreja Congregação do Povo de Deus, onde participa buscando o consenso na adoração, nas ordenanças e sacramentos, nas orações, nas reflexões, ensinos e vivências da Palavra de Deus; é atuante em sua denominação conhecendo conscientemente suas doxas, seus ideais, seus objetivos enquanto Pessoa Canônica, alinhada ao regime jurídico do pais ou nação onde se estabelece. É nesta condição que este cristão vai se envolver para cumprir a função missionária da Igreja Cristã.

Jesus deixou em suas parábolas, vários ensinamentos para os nossos dias, contemplando em uma delas, a importância do contexto da vizinhança em nossas vidas.

Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
Lucas 15: 4 -7

Meus irmãos e minhas irmãs! A dinâmica da vida missionária nos leva sempre à vida participativa, nos expondo ao contexto em que vivemos, sem nos incorporarmos ao ecletismo, mas mantendo-nos dentro dos princípios da alteridade, testemunhando os valores com os quais estamos envolvidos, através de nossas vivências.

Sabemos que a prática da virtude da alteridade é difícil, porque esta impõe a nós, aceitar o outro nas suas diferenças, com suas subjetividades, idiossincrasias, jeito de ser e se afirmar. Isto nos torna difícil, porque temos a tendência de achar que só o nosso jeito de ser é o correto, cobrando do outro, ou outra, aquilo que nos é agradável; temos uma tendência de não dar crédito às explicações e justificativas do outro ou outra, achando sempre que a nossa interpretação é a única verdadeira.

O outro ou outra não é a nossa imagem no espelho, obrigatoriamente igual a nós mesmos; ele ou ela é um ser diferente de nós, mas igual a nós em dignidade diante de Deus, com direitos e deveres como filhos de Deus e cidadãos do mundo. Também ele ou ela, tem seus modos de ser e de se afirmar, enquanto indivíduo e pessoa, cabendo a nós acolhê-lo, ou acolhê-la como são, respeitando-lhes o direito de ser, de expor, de justificar e de se afirmar. Abre-se para nós a possibilidade do diálogo e da partilha, de modo igualitário, de modo ordeiro e pacífico, sem imposição, sem superioridades; o outro ou outra, tem o direito de apresentar as suas explicações, as suas justificativas, as suas versões, da mesma maneira que nós, que também somos o outro para ele ou ela, possuidores das mesmas regalias.

A virtude da alteridade é irmã gêmea da cidadania e ambas possuem uma dinâmica dialogal, que facilita a nós cristãos, cumprir a nossa função missionária na dimensão da vizinhança. Devemos praticá-la para alargar o Reino de Deus na terra.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil


*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período Missionário Essencial)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo

Pastoral Ecológica
Estação Inverno - Festa das Sementes - Cor Litúrgica: Verde.

O verde simboliza o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário