sábado, 11 de julho de 2015

Ser Missionário na Dimensão da Comunidade Social

12/07/2015 – 33ª semana do ano eclesial 1988
=> 5º Domingo Missionário -

Reflexões – Ser missionário no ambiente das nossas relações sociais.


A dimensão missionária da Igreja de Cristo deve estar presente em nossos ambientes das comunidades sociais, através da presença dos cristãos, que enquanto Povo de Deus, congregam em alguma denominação, testemunhando o que Deus quer de nós como Membros do Corpo Místico de Cristo.

Já na Antiga Aliança, Deus falou através de Miqueias o que quer de nós:

Ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.”

Jesus Cristo em seu ministério terreno, deu eloquente exemplo desse modo de agir em seu encontro com Levi, o mesmo que incorporou-se ao grupo dos apóstolos com o nome de Mateus.

Quando Jesus ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam.
Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntaram aos discípulos dele: Porque come e bebe ele com os publicanos e pecadores? Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.” -

Em Mateus 9: 13 o texto relata:
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.”

Meus irmãos e minhas irmãs! A Igreja de Cristo cumpre no mundo a sua função missionária, através do testemunho de nossas condutas pessoais, pois que somos os membros do Corpo Místico de Cristo, somos os responsáveis por manter Cristo presente no mundo até os fins dos tempos. Quando Jesus Cristo afirmou que estaria conosco até o fim dos tempos, ele não estava se referindo ao sacramento da eucaristia como apregoam alguns, mas sim, se referindo ao fato de que, quando dois ou três se reúnem em nome dele, ele ali se faz presente; isto acontece por causa desta realidade de que nós somos, ou devemos ser, os membros do Seu Corpo Eclesial.

Já lá na Antiga Aliança através de Miqueias, Deus relata o que quer de nós: que pratiquemos a justiça com senso de equidade, que amemos a misericórdia para com todas as suas criaturas, e que andemos com humildade e praticando a reverência para com o nosso Deus.

Lembremos que Jesus iniciou o seu ministério público, buscando o batismo do arrependimento do ministério de João Batista; afirmou nos textos dos evangelhos, que veio chamar os pecadores ao arrependimento; em Lucas afirma que em seu nome se deve pregar o arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Com certeza, Jesus Cristo não nos constituiu juízes sobre os nossos companheiros de vida social. Jesus Cristo nos deixa claro, que devemos diante de todos, andar praticando a justiça, amando a misericórdia para com todas as criaturas e que nos comportemos com humildade e reverência diante do nosso Deus que está presente em todo lugar. Que Deus nos ajude!

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período Missionário Essencial)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo

Pastoral Ecológica
Estação Inverno - Festa das Sementes - Cor Litúrgica: Verde.

O verde simboliza o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário