sábado, 18 de julho de 2015

Ser Missionário em meio a Sociedade Multicultural

19/07/2015 – 34ª semana do ano eclesial 1988
=> 6º Domingo Missionário -

Reflexões – Ser missionário no ambiente da sociedade multicultural.


Nos dias atuais em que predomina o sistema econômico mundial da globalização, em que se abre as possibilidades de negociações com quase todas as nações do planeta terra, estamos expostos e em confronto com culturas, povos e valores diversos. Vivemos em uma sociedade multicultural, onde grupos variados praticam cultos diversos, com adesão valores variados e em consequência existindo morais e éticas plurais.

É preciso, para uma convivência harmoniosa, buscar valores universais, que sustentem uma moral social e ética humana, resultantes dos pontos de aceitação comum existentes na sociedade plural. Mais do que antes, temos que praticar a virtude da alteridade, para lidar com os diferentes de modo harmonioso, ordeiro, de forma dialogal, aceitando o outro ou outra diverso de nós, não como a nossa imagem no espelho, mas aceitando a sua plenitude de dignidade e cidadania, com amplos direitos de manifestação de sua singularidade, subjetividades e idiossincrasias.

Em termos de testemunho religioso, como agir no fomento da função missionária da Igreja de Cristo que nós somos? Conheçamos as palavras do Apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos coríntios:

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Malígno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o Santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuários do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim, filhos e filhas, diz o Senhor Todo Poderoso.
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”
(2ª Coríntios 6: 14-18,7: 1)

Meus irmãos e minhas irmãs! Deus não ordena que tratemos mal aqueles que não partilham as nossas crenças. Deus não ordena que sejamos inimigos daqueles que não partilham das nossas crenças. Ao contrário, em Miqueias 6: 8, Deus nos fala: Ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de vós: que pratiquemos a justiça, e amemos a misericórdia, e andemos humildemente com o nosso Deus” ; Também Jesus Cristo, nosso Salvador nos ordena, que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a nós mesmos.

O que perceber então dos ensinamentos do Apóstolo Paulo, no texto acima? Que não podemos ter, o que em linguagem eclesiástica denominamos de “participio in sacris”, ou seja, de participação nos ritos e cerimônias sagradas dos outros credos, das outras religiões, das outras crenças, que negam o culto a Deus.

Paulo pede que não sejamos participantes dos cultos e cerimônias religiosas que não são crentes em Deus. Como cidadãos, temos que devotar-lhes a alteridade e a aceitação da sua autonomia, em termos de manifestação e cultivo de suas crenças diversas da nossa, sem nenhum desprestígio da sua dignidade enquanto indivíduo e pessoa; como cristãos, temos que amá-los com o mesmo amor que nos amamos, mas sem participar da comunhão com seus ritos sagrados.

Nós somos o santuário do Deus que vive para sempre; enquanto batizados e salvos por Jesus Cristo, nós somos a sua Igreja Missionária no mundo, exercendo a nossa pregação do evangelho do Reino de Deus, através dos nossos anúncios solenes em nossos templos, das conversas compreensíveis com os que conosco mantém diálogos e com o nosso testemunho de vida comportamental ostensiva, em meio a sociedade de nossos dias, praticando a justiça, amando a misericórdia, e andando com humildade diante de nosso Deus.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período Missionário Essencial)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo

Pastoral Ecológica
Estação Inverno - Festa das Sementes - Cor Litúrgica: Verde.

O verde simboliza o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto professor! Fui seu aluno em 2009 no curso de fisioterapia da UNIGRANRIO. Estou no começo dos meus estudos sobre filosofia. Por uma feliz coincidência achei seu blogue, linda a filosofia do cristianismo, seus textos são muito bons e tem me ajudado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto professor! Fui seu aluno em 2009 no curso de fisioterapia da UNIGRANRIO. Estou no começo dos meus estudos sobre filosofia. Por uma feliz coincidência achei seu blogue, linda a filosofia do cristianismo, seus textos são muito bons e tem me ajudado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto professor! Fui seu aluno em 2009 no curso de fisioterapia da UNIGRANRIO. Estou no começo dos meus estudos sobre filosofia. Por uma feliz coincidência achei seu blogue, linda a filosofia do cristianismo, seus textos são muito bons e tem me ajudado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto professor! Fui seu aluno em 2009 no curso de fisioterapia. Estou começo dos meus estudos sobre filosofia e por uma feliz coincidência achei seu blogue. Linda a filosofia do cristianismo, seus textos são muito bons e tem me ajudado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto professor! Fui seu aluno em 2009 no curso de fisioterapia. Estou começo dos meus estudos sobre filosofia e por uma feliz coincidência achei seu blogue. Linda a filosofia do cristianismo, seus textos são muito bons e tem me ajudado. Obrigado.

    ResponderExcluir