domingo, 18 de maio de 2014

Que os Cristãos se Santifiquem na Verdade

II Movimento Cósmico - Antropoteia

O Divino se torna também humano em Jesus de Nazaré, que se manifesta como o Filho de Deus Pai/Mãe, anunciando o seu Evangelho Libertador, consumando a obra de Redenção Humana e edificando a sua Igreja como seu Corpo Místico, através da qual mantemos já aqui na terra, a comunhão uns com os outros (todos os santos) e com a Comunidade das Três Pessoas Divinas.


O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus, intermediada pelo Cristo e se cristifica como membro do seu Corpo Místico, para manifestá-lo no mundo, e por fim, retornar ao Seio da Divindade de onde veio como centelha divina espiritual.

Espiritualidade Litúrgica

Têmporas estacionais de outono - Festa dos Frutos
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras, tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

II - Tempo - Parusia do Cristo Ressuscitado

Durante 40 dias o Senhor Ressuscitado se encontra com os apóstolos e lhes transmite ensinamentos.

18/05/2014 - 25ª Semana do Ano Eclesial 1987

IV Domingo da Páscoa.
O Senhor Jesus pede ao Pai que seus discípulos se santifquem na verdade.



******

Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais

O apóstolo e evangelista João, escreveu em seu evangelho, que antes de Jesus de Nazaré ser martirizado por nossos pecados, Ele se dirigiu ao Pai em oração por nós seus discípulos, e disse:

" ... Pai, não peço que tire do mundo os meus discípulos, e sim que os guarde do mal.
Eles não são do mundo, como também eu não sou.
Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
Não rogo somente por estes de agora, mas também por aqueles discípulos que vierem a crer em mim, por intermédio do conhecimento da tua palavra;
a fim de todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste previamente, como também amaste a mim.
Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os discípulos que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo... "
João 17: 15-24.

O Hemerológio´Cristão propõe como direcionamento litúrgico para este quarto domingo pascal (18/05/2014), que os Cristãos Católicos Salomonitas reflitam sobre este desejo de Jesus Cristo Ressuscitado, o de que nós seus discípulos sejamos santificados na verdade.

Jesus revelou nessa oração ao Pai, também o desejo de que sejamos unidos, e isto com o propósito de convencer o mundo de que Ele, Jesus de Nazaré, fora enviado pelo Pai celeste.

Jesus manifestou também o desejo de que mantenhamos a comunhão com Ele e através dele com o Pai, o que ocorre pela ação e beneplácito do Espirito de Deus que nos fora prometido e já derramado desde o décimo dia após a ascensão de Jesus Cristo aos céus.

Em todas essas petições que Jesus de Nazaré fez por nós ao Pai do Céu, manifestando o seu sincero desejo antes de morrer por nossos pecados, ele não anula o nosso livre arbítrio, mas nos deixa um direcionamento do que Ele deseja de nós, com sinceridade, pois o fizera em oração a Deus seu e nosso Pai.

E nós, seus discípulos dos dias de hoje, o que temos feito? Temos procurado a santificação pessoal na verdade? ou temos procurado comportar apenas atendendo às satisfações do nossos egos pessoais?
Temos procurado viver na unidade e comunhão com Cristo? e nEle vivenciar também a comunhão com a Trindade Santíssima e todos os santos de todas as épocas?

Temos andado preocupados de convencer o mundo de que Jesus de Nazaré fora de fato o enviado pelo Pai do Ceu? de fato, temos nos empenhado em viver a comunhão na Verdade Santificadora revelada por Jesus? ou seja, temos nos preocupados em viver a unidade na Verdade Santificadora dos evangelhos cristãos?

Meditemos, meus caríssimos irmãos e irmãs em Jesus Cristo, nestas palavras de Jesus dirigida ao Pai, em oração, um pouco antes de seu martírio por nossos pecados e imperfeições!

O campo da vivência no mundo é o espaço privilegiado, em que Jesus nos colocou, para anunciar o seu evangelho como as verdades salvadoras e santificadoras; para nos santificarmos na Verdade como Jesus pedira, devemos nos separar dos apelos do mundo, pois estamos no mundo mas não somos do mundo, somos santificados na verdade, ou seja, estamos separados do mundo e vivenciando as verdades dos evangelhos; não há outro caminho com segurança, pois Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida.

Ser cristão nos impõe o compromisso de seguir o que Jesus propôs como verdadeiro, conforme nos apontam os quatro evangelhos canônicos; devemos atentar para seus ensinamentos e suas práticas resultantes das ordenanças de Jesus. Não é a nossa vida simplesmente de piedade "piegas" que conta, para a santificação na verdade; não é apenas a prática da boa obra por filantropia que conta, para a santificação na verdade; não é a simples prática da caridade e obras pias que contam, para a santificação na verdade; mas o que realmente conta é, estar ligado, estar em conexão com o Cristo Filho de Deus, se construindo a cada dia, separado do mundo, mas se comportando de fato pelos ensinamentos de Jesus Cristo; embora no mundo, mas testemunhando os ensinamentos e as práticas propostas por Jesus Cristo o Filho de Deus.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário