domingo, 25 de maio de 2014

Jesus Ressuscitado Confere o Múnus Pastoral

II Movimento Cósmico - Antropoteia

O Divino se torna também humano em Jesus de Nazaré, que se manifesta como o Filho de Deus Pai/Mãe, anunciando o seu Evangelho Libertador, consumando a obra de Redenção Humana e edificando a sua Igreja como seu Corpo Místico, através da qual mantemos já aqui na terra, a comunhão uns com os outros (todos os santos) e com a Comunidade das Três Pessoas Divinas.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus, intermediada pelo Cristo e se cristifica como membro do seu Corpo Místico, para manifestá-lo no mundo, e por fim, retornar ao Seio da Divindade de onde veio como centelha divina espiritual.


Espiritualidade Litúrgica

Têmporas estacionais de outono - Festa dos Frutos
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sacras, tomada de posições, discipulado cristão.
Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.


II - Tempo - Parusia do Cristo Ressuscitado

Durante 40 dias o Senhor Ressuscitado se encontra com os apóstolos e lhes transmite ensinamentos.

25/05/2014 - 25ª Semana do Ano Eclesial 1987

V Domingo da Páscoa.
O Senhor Ressuscitado confere o múnus pastoral aos apóstolos e os envia como suas testemunhas ao mundo.



******

Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais

Estamos na 26ª semana do ano eclesial, no quinto domingo pascal; o Hemerológio Cristão, como nosso Diretório Litúrgico, nos propõe refletir e vivenciar a outorga que o Senhor Ressuscitado fez aos apóstolos do Múnus Pastoral.

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, 28: 18-20, diz:

" Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. "

Os apóstolos cumpriram essa ordenança testemunhando Jesus Cristo Ressuscitado, anunciaram o seu evangelho alforriador por todo o mundo, constituiu discipulado cristão nas congregações do Povo de Deus organizadas em igrejas.

Os apóstolos fizeram o anúncio do Cristo Salvador e seu evangelho ao mundo, pela martiria testemunhal, pela solene pregação enquanto Arauto do Reino e pelas estratégias de ensino ao nível de compreensão das pessoas; organizou-se uma verdadeira Igreja Cristã com os elos espirituais da Sucessão Apostólica, que perdura historicamente até os nossos dias. Infelizmente muito desses ramos da Sucessão Apostólica se institucionalizaram, passando a valorizar mais as ideologias institucionais do que propriamente os ensinamentos do Evangelho do Cristo; pelo nosso Ministério Profético, peza sobre os nossos ombros o dever de denunciar estes erros e apontar o legítimo caminho dos ensinamentos de Cristo, os Evangelhos Canônicos universalmente aceitos.

Que se percam os que quiserem continuar no erro; mas não podem alegar que não foram advertidos.
O nosso Múnus nos impõe o dever de sermos profetas, ministros e sacerdotes. Que Deus em Jesus Cristo tenha piedade de todos nós.

Meus irmãos e minhas irmãs! Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai a não ser por Ele.
Que tenham admiração pelos seres humanos que desempenharam grandes papéis na história da redenção humana, mas não confundam o Salvador com os salvos: Maria mãe de Jesus, José seu pai, não importa se adotivo ou natural, tantos outros que testemunharam a salvação em Cristo; todos eles são criaturas salvas por Cristo e não salvadores. Só existe um Único Salvador que nos foi dado por Deus, e esse é Jesus Cristo, seu Filho, que nos incorpora à Comunidade da Trindade Santíssima pela ação do Espírito Santo sobre nós derramado; assim nos apontam os evangelhos e as lições dos apóstolos de Cristo.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário