sábado, 2 de novembro de 2013

Ter Compaixão pela Via Láctea


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Azul Celeste (Estação Primavera - Festa das Flores) -
A cor litúrgica azul celeste simboliza a alegria pelos nossos propósitos formulados diante de Deus, conjugados com o dinamismo da natureza que faz florescer os vegetais na garantia da frutificação e sementes continuadoras da vida, dom sublime do Deus Vivo e Verdadeiro.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.



Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã -
Período da Compaixão por todas as Criaturas de Deus.

- 49ª Semana do Ano Eclesial 1986 -
- 03/11/2013 - X Domingo da Compaixão.

===> Ter Compaixão pela Via Láctea.

===> Ministério das Hierarquias Espirituais de Deus: Aos cuidados da Ordem dos Serafins de Deus.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo Místico de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *


Os céus proclamam a glória de Deus,
e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Um dia discursa a outro dia, e
uma noite revela conhecimento a outra noite.
Não há linguagem, nem há palavras,
e deles não se ouve nenhum som;
no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz,
e as suas palavras, até os confins do mundo.
Aí pôs uma tenda para o sol,
o qual, como noivo que sai dos seus aposentos,
se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.
Principia numa extremidade dos céus,
e até a outra vai o seu percurso;
nada refoge ao seu calor.
Salmo 19: 1 - 6.



Estamos no décimo domingo da compaixão, quando o Hemerológio Cristão propõe para as nossas reflexões e vivências espirituais, termos compaixão pela Via Láctea, onde está situado o nosso Sistema Solar.

Uma Pastoral Ecológica Cristã, para trabalhar a sensibilização e assunção de responsabilidade pelo nosso mordomado no planeta terra, a morada que Deus nos deu para nós e nossas gerações, necessita de transmitir para as pessoas as informações básicas sobre que categorias são essas; a maioria das pessoas comuns de nossas igrejas e comunidades, não sabem com segurança informações precisas sobre essas coisas, como venho expondo em nossas reflexões. Acontece assim também com referência a Via Láctea, adiantando pouco dizer que se trata de uma Galáxia. O que é uma galáxia?

A Via Láctea é conhecida em alguns países de língua portuguesa, como Caminho de Santiago; trata-se na realidade de um "caminho" em forma de espiral, composto de poeiras, corpos celestes diversos e muitíssimas estrelas, sendo o nosso sol uma dessas suas estrelas. O nosso sistema solar não ocupa o centro da galáxia via láctea. A via láctea se situa ao nível da Constelação de Sagitário.

Existem muitas outras galáxias no universo e a mais perto de nós é a Galáxia Andrômeda, sitada ao nível da Constelação de Andrômeda. Esta galáxia também apresenta a forma de espiral.

As galáxias Via Láctea e Andrômeda estão se movimentando uma em direção a outra, em uma velocidade calculada em torno de mais de 200 quilômetros por hora, afirmando os cientistas da astronomia que as duas se colidirão em um determinado tempo. Fala-se da possibilidade do nosso sistema solar se transferir para a Galáxia Andrômeda, ou fixar-se em uma nova galáxia que se formará a partir da colisão das duas. Segundo cálculos de astrônomos, isto poderá ocorrer dentro de um período de tempo, que poderá ser entre três bilhões a dez bilhões de anos.

Conforme relatam os evangelhos de Marcos, Lucas e Mateus, Jesus Cristo, falando do seu retorno à terra, no fim dos tempos (Mateus 24: 29 - 31), afirma:
"Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes do céus serão abalados.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus".

Ao que tudo indica, os indícios das pesquisas dos astrônomos, se harmonizam com as palavras de Jesus. Pena que os cristãos da atualidade, não estão preocupados com as doutrinas bíblicas do fim dos tempos! Jesus, conforme relata Mateus 13: 41-43, "mandará os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos (para ouvir), ouça".

Meus caros irmãos e minhas caras irmãs! A reflexão sobre a Via Láctea, nos mostra que Deus estabeleceu caminhos, veredas, propósitos, para todas as suas criaturas. Quando Jesus Cristo, o Filho de Deus foi enviado à terra, Ele aqui consolidou as bases do seu Reino na terra e com o testemunho da sua vida resgatou a dignidade da nossa natureza humana à condição de filhos de Deus; investiu-nos na tarefa do mordomado pelo planeta terra, e na função de participantes do seu sacerdócio universal a favor da salvação de todo o gênero humano. Com certeza, teremos que prestar contas desses ministérios diante do Trono de Deus! O que temos feito para cumprir esses propósitos?

Que Jesus Cristo Filho de Deus, tenha misericórdia de mim, pecador!
Que Jesus Cristo Filho de Deus, tenha misericórdia de toda humanidade!
Que Jesus Cristo Filho de Deus, tenha misericórdia de todos os clérigos e religiosos!

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário