I - União Ecumênica Intra-Eclesial
1.1 -
Dizia Dom Salomão Ferraz em 1941, por ocasião do 119º aniversário da
Independência do Brasil, em sua conferência intitulada "Maioridade Nacional, Civil e Religiosa":
" ... É preciso lembrar que o Reino de
Deus, impetrado na Oração Dominical, e que é missão da Igreja implantar no
mundo, consta dos seguintes elementos essenciais:
a) - É o
regime da fé – fé absoluta em Deus, fé nos seres humanos, fé na finalidade
transcendente dos humanos, como individuo e como espécie.
b) - É o regime da verdade.
c) - É o regime da justiça social.
d) - É o regime dos seres humanos livres e dos povos livres, e da única ordem
social compatível com a dignidade da natureza humana restaurada.
“ Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o
Senhor é Um Só."
Foi com base nessa idéia que Dom Salomão
idealizou o Unionismo Cristão que ora
estamos retomando através da Câmara Eclesial Uniata
Cristã-CEUC, tanto para o Ecumenismo
Intra-eclesial através de nossos Diretórios de Espiritualidades Diversas,
quanto para o Ecumenismo Inter-eclesial com participações colaborativas,
diálogos e políticas de promoção humana junto a outras denominações cristãs.
Conforme expressou Dom Salomão Ferraz no
passado, nós hoje no Brasil, estamos definindo um caminho a seguir, adotando os
seguintes passos de nossa consolidação em torno de Cristo:
1.2 - Declaramos, francamente, sem equívocos, a nossa maioridade
espiritual e consagramos uma FIRME UNIÃO EM CRISTO, constituídos por
diversas comunidades eclesiais, com diferentes vivências espirituais no
seio de nossa amada ICAI-TS, o nosso amado CATOLICISMO APOSTÓLICO SALOMONITA, confessando os termos dos
chamados Credos Ecumênicos tradicionais dos cristãos antes das divisões da
Igreja Cristã Una, Católica e Apostólica, adotando os seguintes distintivos:
a) - O
culto, os sacramentos e todos os nossos
atos religiosos celebrados em língua nacional, pois uma religião viva requer,
para sua devida expressão, o veículo de uma língua viva.
b) - O
clero deverá ser vinculado à Pátria, constituído por cidadãos brasileiros, e
não por indivíduos com votos de vassalagem a qualquer instituição política, com
sede no estrangeiro.
c) - O
clero deverá ser integrado na vida nacional mediante a família, que a qualquer
clérigo assiste o direito, humano e divino, de constituir, segundo o exemplo e
o espírito da Igreja primitiva.
d) - Que
haja e se mantenha relação de cordial fraternidade e cooperação com todos os
ramos da Igreja universal, no Oriente e no Ocidente, e que se perpetue com
profundo respeito entre nós, o dom do Episcopado Eclesial na Sucessão
Apostólica.
e) - Que
haja um leal entendimento e colaboração com as autoridades legitimamente
constituídas do país, para o progresso
geral do Povo e da Pátria Brasileira.
f) - Que
a vida interna de nossas organizações eclesiais seja regulada por assembleias
nacionais com representação do clero e dos fiéis do Brasil, de acordo com a
Legislação Brasileira.
g) - Que
seja mantida uma instituição cristã unida, católica com fundamentação nos
evangelhos, livre, animada de espírito apostólico, em condições de congraçar na
unidade da fé todas as dissidências e reduzir ao mínimo as divergências por
motivo religioso no país.
h) - Como
medida de ordem prática, fugindo dos devaneios infrutíferos, que
corporifiquemos, consolidemos
e mantenhamos uma Igreja livre no
Brasil, com autonomia, independente, como as igrejas do Novo Testamento,
ignorando os arroubos de hegemonia de algumas instituições cristãs sobre
outras.
i) - Que assumamos o
caminho por onde a fé nos leva, o caminho que do alto o Cruzeiro nos indica – o
caminho de Deus, o caminho da vida e da paz, o caminho da Pátria renovada.
1.3 - Para consolidar essa união em torno de
Cristo no seio de nossa Instituição Eclesial, sustentando os distintivos acima
expostos, a Câmara Eclesial Uniata Cristã da ICAI-TS, para a promoção do
Ecumenismo Cristão Intra-Eclesial, organiza
os seguintes Diretórios de Espiritualidades já existentes, sem prejuízo
de outras que possam surgir:
==è Em outras oportunidades, divulgarei os
Diretórios das
Letras a), b) e d)
c) Diretório de
Espiritualidade Cristã Ascética e Mística - DECAM, como núcleo acolhedor das comunidades de experiências
espirituais das Ordens Religiosas e Institutos que abrigam disciplinas de
mistagogia e ascese cristãs. Que sejam harmonizadas com os seguintes
princípios:
1 - As ordens, confrarias, institutos,
filadelfias, congregações, irmandades, ou outras formas de organização de
comunidades que adotem em suas práticas os exercícios de ascese para progresso
pessoal do membro irmanado e aquisição de algumas virtudes cristãs ou dons
espirituais, devem fazê-lo centradas no foco da fé em um só Deus manifesto nas pessoas
do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2 -
Quando adotarem em suas práticas os sistemas de iniciações, suas mistagogias devem valer-se
de cerimonial simbólico e pedagógico, visando a espiritualização centrada em
Cristo, seus dons, bençãos e mistérios sacramentais.
3 - As práticas das misericórdias do Cristo
devem ser disponibilizadas para os carentes delas, como um dom de Deus através
dos discípulos de Cristo e não como um predicado mágico, ou um privilégio do
irmão que a administra; deve ser dada com liberalidade, humildade e caridade,
não discernindo a mão esquerda o que a direita faz.
4 - O treinamento dos dons, virtudes, bençãos e
habilidades pessoais dos membros irmanados, não podem transformar-se em sessões
de magias, futurismos, ou dotes psico-anímicos.
5 - O culto aos patronos, amigos espirituais
falecidos, anjos, ou santos falecidos, não devem assumir a forma intercessória,
centrando-se no culto cívico e memorial, firmados nos encorajadores exemplos
deixados por suas vidas, lições e exemplos.
6 - As formas de ícones, estátuas, fotos,
filmes, ou outras porventura existentes, devem manifestar a beleza da arte e a
sua utilização para a ilustração pedagógica e divulgação memorial dos fatos
históricos, sem se cultivar o valor fetichista, que é uma porta aberta para a
alienação do processo salvacional.
7 - O culto devocional, de
respeito, amor e adoração deve ser dado somente a Deus, nas Pessoas do
Pai, do Filho e do Espírito Santo, de modo racional, em espírito e verdade, sem
envolver oferendas materiais de qualquer espécie.
8 - O cerne para estudos e reflexões em busca de
aprendizado e correção de vida, deve ser sempre os evangelhos de Jesus Cristo.
9 - A experiência da ascese e mística centrada
nos ensinamentos cristãos, nas tradições apostólicas e no ensinos dos Santos
Pais da Igreja, podem revelar ricas
fontes de virtudes, quando harmonizadas com os claros ensinamentos de Jesus
Cristo em seus evangelhos.
III - Regras Básicas Orientadoras
O
Conselho Eclesial Superior - CES da ICAI-TS,
visa através destas Regras Básicas, fornecer subsídios reguladores dos
nossos diversos movimentos de espiritualidades existentes no seio de nossa
Igreja, principalmente para consolidar o perfil
já existente de diferentes comunidades e permitir uma orientação mais
segura para seus Bispos e Reitores Paroquiais.
Uma
das caraterísticas fundamentais do unionismo cristão no movimento salomonita
pré-romano, foi manter irmanados na mesma igreja comunidades com tradições e
costumes espirituais diversos, posto que todos se inspiram no evangelho de
Nosso Senhor Jesus Cristo.
Além
deste ecumenismo intra-eclesial, após a malograda experiência ecumênica com a
igreja de Roma, a icai-ts reorientou também as regras para as suas relações de
ecumenismo inter-eclesial.
Dom Felismar Manoel
Dom Roberto Garrido Padin
Dom Raimundo Augusto de Oliveira
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