quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Camara Eclesial Uniata Cristã - CEUC

I - União Ecumênica Intra-Eclesial



1.1 -  Dizia Dom Salomão Ferraz em 1941, por ocasião do 119º aniversário da Independência do Brasil, em sua conferência intitulada  "Maioridade Nacional, Civil e Religiosa":
" ... É preciso lembrar que o Reino de Deus, impetrado na Oração Dominical, e que é missão da Igreja implantar no mundo, consta dos seguintes elementos essenciais:
 a) - É o regime da fé – fé absoluta em Deus, fé nos seres humanos, fé na finalidade transcendente dos humanos, como individuo e como espécie.
 b) -  É o regime da verdade.
 c) -  É o regime da justiça social.
 d) -  É o regime dos seres humanos  livres e dos povos livres, e da única ordem social compatível com a dignidade da natureza humana restaurada.
   “  Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um Só."

Foi com base nessa idéia que Dom Salomão idealizou o Unionismo  Cristão que ora estamos retomando através da Câmara Eclesial Uniata Cristã-CEUC, tanto para o Ecumenismo Intra-eclesial através de nossos Diretórios de Espiritualidades Diversas, quanto para o Ecumenismo Inter-eclesial com participações colaborativas, diálogos e políticas de promoção humana junto a outras denominações cristãs.

Conforme expressou Dom Salomão Ferraz no passado,  nós hoje  no Brasil, estamos  definindo um caminho a seguir, adotando os seguintes passos de nossa consolidação em torno de Cristo:
1.2 - Declaramos, francamente, sem equívocos, a nossa maioridade espiritual e consagramos uma FIRME UNIÃO EM CRISTO, constituídos  por  diversas comunidades eclesiais, com diferentes vivências espirituais no seio de nossa amada ICAI-TS, o nosso amado CATOLICISMO APOSTÓLICO  SALOMONITA, confessando os termos dos chamados Credos Ecumênicos tradicionais dos cristãos antes das divisões da Igreja Cristã Una, Católica e Apostólica, adotando os seguintes distintivos:
 a) -  O culto, os sacramentos e todos os  nossos atos religiosos celebrados em língua nacional, pois uma religião viva requer, para sua devida expressão, o veículo de uma língua viva.
 b) - O clero deverá ser vinculado à Pátria, constituído por cidadãos brasileiros, e não por indivíduos com votos de vassalagem a qualquer instituição política, com sede no estrangeiro.
 c) - O clero deverá ser integrado na vida nacional mediante a família, que a qualquer clérigo assiste o direito, humano e divino, de constituir, segundo o exemplo e o espírito da Igreja primitiva.
 d) - Que haja e se mantenha relação de cordial fraternidade e cooperação com todos os ramos da Igreja universal, no Oriente e no Ocidente, e que se perpetue com profundo respeito entre nós, o dom do Episcopado Eclesial na Sucessão Apostólica.
 e) - Que haja um leal entendimento e colaboração com as autoridades legitimamente constituídas do país,  para o progresso geral do Povo e  da Pátria Brasileira.
 f) - Que a vida interna de nossas organizações eclesiais seja regulada por assembleias nacionais com representação do clero e dos fiéis do Brasil, de acordo com a Legislação Brasileira.

 g) - Que seja mantida uma instituição cristã unida, católica com fundamentação nos evangelhos, livre, animada de espírito apostólico, em condições de congraçar na unidade da fé todas as dissidências e reduzir ao mínimo as divergências por motivo religioso no país.
h)  - Como medida de ordem prática, fugindo dos devaneios infrutíferos,  que  corporifiquemos, consolidemos  e  mantenhamos uma Igreja livre no Brasil, com autonomia, independente, como as igrejas do Novo Testamento, ignorando os arroubos de hegemonia de algumas instituições cristãs sobre outras.
 i) - Que assumamos o caminho por onde a fé nos leva, o caminho que do alto o Cruzeiro nos indica – o caminho de Deus, o caminho da vida e da paz, o caminho da Pátria renovada.

1.3 - Para consolidar essa união em torno de Cristo no seio de nossa Instituição Eclesial, sustentando os distintivos acima expostos, a Câmara Eclesial Uniata Cristã da ICAI-TS, para a promoção do Ecumenismo Cristão Intra-Eclesial, organiza  os seguintes Diretórios de Espiritualidades já existentes, sem prejuízo de outras que possam surgir:
     ==è Em outras oportunidades, divulgarei os Diretórios das
              Letras a), b) e d)

c) Diretório de Espiritualidade Cristã Ascética e Mística - DECAM, como núcleo acolhedor das comunidades de experiências espirituais das Ordens Religiosas e Institutos que abrigam disciplinas de mistagogia e ascese cristãs. Que sejam harmonizadas com os seguintes princípios:
1 - As ordens, confrarias, institutos, filadelfias, congregações, irmandades, ou outras formas de organização de comunidades que adotem em suas práticas os exercícios de ascese para progresso pessoal do membro irmanado e aquisição de algumas virtudes cristãs ou dons espirituais, devem fazê-lo centradas no foco da fé em um só Deus manifesto nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2 -  Quando adotarem em suas práticas os sistemas de  iniciações, suas mistagogias devem valer-se de cerimonial simbólico e pedagógico, visando a espiritualização centrada em Cristo, seus dons, bençãos e mistérios sacramentais.
3 - As práticas das misericórdias do Cristo devem ser disponibilizadas para os carentes delas, como um dom de Deus através dos discípulos de Cristo e não como um predicado mágico, ou um privilégio do irmão que a administra; deve ser dada com liberalidade, humildade e caridade, não discernindo a mão esquerda o que a direita faz.
4 - O treinamento dos dons, virtudes, bençãos e habilidades pessoais dos membros irmanados, não podem transformar-se em sessões de magias, futurismos, ou dotes psico-anímicos.
5 - O culto aos patronos, amigos espirituais falecidos, anjos, ou santos falecidos, não devem assumir a forma intercessória, centrando-se no culto cívico e memorial, firmados nos encorajadores exemplos deixados por suas vidas, lições e exemplos.
6 - As formas de ícones, estátuas, fotos, filmes, ou outras porventura existentes, devem manifestar a beleza da arte e a sua utilização para a ilustração pedagógica e divulgação memorial dos fatos históricos, sem se cultivar o valor fetichista, que é uma porta aberta para a alienação do processo salvacional.
7 - O culto devocional,  de  respeito, amor e adoração deve ser dado somente a Deus, nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, de modo racional, em espírito e verdade, sem envolver oferendas materiais de qualquer espécie.
8 - O cerne para estudos e reflexões em busca de aprendizado e correção de vida, deve ser sempre os evangelhos de Jesus  Cristo.
9 - A experiência da ascese e mística centrada nos ensinamentos cristãos, nas tradições apostólicas e no ensinos dos Santos Pais da Igreja, podem revelar  ricas fontes de virtudes, quando harmonizadas com os claros ensinamentos de Jesus Cristo em seus evangelhos.

III - Regras Básicas Orientadoras

O Conselho Eclesial Superior - CES da ICAI-TS,  visa através destas Regras Básicas, fornecer subsídios reguladores dos nossos diversos movimentos de espiritualidades existentes no seio de nossa Igreja, principalmente para consolidar o perfil  já existente de diferentes comunidades e permitir uma orientação mais segura para seus Bispos e Reitores Paroquiais.
Uma das caraterísticas fundamentais do unionismo cristão no movimento salomonita pré-romano, foi manter irmanados na mesma igreja comunidades com tradições e costumes espirituais diversos, posto que todos se inspiram no evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Além deste ecumenismo intra-eclesial, após a malograda experiência ecumênica com a igreja de Roma, a icai-ts reorientou também as regras para as suas relações de ecumenismo inter-eclesial.
Dom Felismar  Manoel
Dom Roberto Garrido Padin
Dom Raimundo Augusto de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário