sábado, 30 de novembro de 2013

Credo Social do Catolicismo Apostólico Salomonita

01/12/2013 - Comemoração de Santo André Apóstolo - Dia Nacional da Profissão de Fé e Renovação de Compromissos do Catolicismo Apostólico Salomonita no Brasil.

Ano Eclesial 1987 (2013/2014)

Tempo do Advento - I Domingo - Criação do Planeta Terra para Cenário da Evolução Criativa dos Humanos e Formação da Ordem de Melquisedeque para exercer a Preceptoria a favor da Humanidade Terrena.



******

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
1 - Azul Celeste (Estação Primavera - Festa das Flores) -
A cor litúrgica azul celeste simboliza a alegria pelos nossos propósitos formulados diante de Deus, conjugados com o dinamismo da natureza que faz florescer os vegetais na garantia da frutificação e sementes continuadoras da vida, dom sublime do Deus Vivo e Verdadeiro.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

I Movimento Litúrgico - Teoantropeia - Deus atua no mundo da matéria para ajudar as suas criaturas e envia o Cristo, seu Filho Unigênito ao mundo, para tornar-se uma pessoa humana em Jesus de Nazaré.


Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais


Estamos hoje, em 01/12/2013, comemorando a agradável memória de Santo André junto à Comunhão dos Santos incorporados ao Corpo Místico de Cristo; trata-se de um culto cívico, memorial, de gratidão e alegria pelos exemplos deixados por este digno discípulo de Cristo.

Desde 1917, quando foi formalizado o Ritual Brasiliense, o Catolicismo Apostólico Salomonita realiza neste dia a Solene Profissão de Fé e Renovação de Compromissos de seus clérigos, Religiosos e Crentes Fieis. Em todas as comunidades, paróquias, casas de formação, seminários, faculdades teológicas e outros grupos e células, suas respectivas congregações, diante de seus superiores, fazem a profissão de fé e a renovação de compromissos. Trata-se do Credo Social do Catolicismo Apostólico Salomonita no Brasil.

No inicio de nosso movimento no Brasil, este compromisso era renovado durante a Santa Comunhão do Primeiro Domingo de cada mês; no ministério pastoral de Dom Manoel Ceia Laranjeira, enquanto patriarca, ele aprovou a data oficial de Santo André Apóstolo para esta Tomada de Posição da Igreja no Brasil, por ser Santo André Patrono do Catolicismo Salomonita no Brasil e por se tratar do Credo Social da Igreja no Brasil.

Formulo votos de que todas as nossas comunidades, paróquias e outros grupos espalhados pelo país, assumam solenemente esta postura de cidadãos da fé cristã, cidadãos do Brasil, construtores da Ordem e Progresso da nossa Bandeira Brasileira, e abandonem a posição de parasitas sociais, exploradores da credulidade popular, em busca de prestígio social e "louros" humanos. Os clérigos devem sempre ser uma classe de servidores da humanidade, do culto cristão e dos irmãos membros das congregações eclesiais. Lembrem-se que surgimos para acabar com o espírito de "casta clerical" privilegiada.


*****


Durante esta semana também, estaremos refletindo e vivenciando a I Semana do Advento, o Tempo de Preparação dos Humanos para Receber o Cristo de Deus em Suas Vidas. Há um reinicio de todo o ciclo litúrgico e pastoral, para que os cristãos, membros da Igreja de Cristo, possam exercitar-se durante todo o ano na atualização dos Mistérios do Cristo na Salvação da Humanidade.

Neste I Domingo do Advento, estamos comemorando a Criação do Planeta Terra para Cenário da Evolução Criativa dos Humanos e Formação da Ordem de Melquisedeque para exercer a Preceptoria a favor da Humanidade Terrena. Encontramos em Gênesis 1: 1 - 5 o relato da criação do planeta terra, logo na primeira fase do processo de criação de Deus; todo um sistema ordenado é criado e colocado sob o mordomado dos seres humanos. É claro que esses humanos na fase inicial de formação da humanidade, não tinham boas condições para o gerenciamento de tudo isto, razão pela qual foi criada nas regiões celestiais a Ordem de Melquisedeque, sendo este um agênere de elevada hierarquia espiritual, capaz para fazer a preceptoria, junto com os anjos da sua equipe, a favor da humanidade terrena. Era necessário que a humanidade terrena alcançasse a condição de seres morais, capazes de fazer escolhas conscientes entre o bem e o mal, quando então, o Cristo viria encarnar-se como um ser humano. Graças a Deus isto aconteceu na plenitude dos tempos, e Jesus de Nazaré manifestou-se como o Cristo, Filho Unigênito do Pai. Aconteceu no ano menos seis da nossa Era Cristã.

Quanto ao sacerdócio de Melquisedeque, não é um sacerdócio levítico, tendo inclusive Abraão dado dízimo a Mequisedeque e este recebido o seu dízimo, como é relatado em Gênesis 14: 18; é como o sacerdócio de Cristo. Paulo em Hebreus 5: 10: 6: 20; e 17: 1-17, fala desse ministério e apresenta uma relação entre Cristo e Melquisedeque, como uma relação de tipo e anti-tipo, um como figura comunicacional do outro.

Melquisedeque é uma figura misteriosa, do qual não se conhece, nem os princípios, nem o fim dos seus dias, sendo por isso ele considerado um ser agênere, fenômeno bem presente naqueles dias bíblicos, de vários agêneres, anjos de Deus que vinham exercer algum ministério a favor dos humanos de boa vontade.

Meus irmãos e minhas irmãs! Desejo a cada um de vocês um "Feliz Ano Novo Eclesial 1987"! Que durante este novo ciclo de reflexões e vivências litúrgicas e pastorais, que os membros das comunidades e aqueles que apenas são leitores das mensagens, se tiverem dúvidas, façam e-mail para mim, pontuando suas dúvidas e eu prometo responder a todos, na medida que for possível.

É gratificante diante de Deus, saber que esta minha página está sendo lida e visitada por irmãos de várias partes do mundo, na África,`Ásia, Américas, Europa e provavelmente em outras regiões. Eu louvo a Deus por isso e peço orações a estes irmãos. Será prazeroso receber comunicações desses irmãos também. Me comunico bem em português, em espanhol e esperanto; me comunico mais ou menos em italiano, latim e grego. A preferência são as três primeiras línguas. O endereço do e-mail, está no fim do texto.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com




quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Te Deum laudamus: te Dominum confitemur

A Vós, ó Deus, louvamos e por Senhor nosso Vos confessamos


Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz do Brasil
Catolicismo Apostólico Salomonita


Feliz  “Dia Nacional de Ação de Graças”   a todos os brasileiros e aos que vivem no brasil !


Estamos na quarta quinta-feira de novembro (28/11/2013), e portanto, no Dia Nacional de Ação de Graças.
Nossos Padres, Presbíteros e Pastores de nossas diversas Igrejas Cristãs existentes no Brastl, parecem que não ligam muito para este dia; entretanto, ele é aqui em nossa Pátria, instituído por legislação federal.
Em 17/08/1949, o Presidente Eurico Gaspar Dutra, pela Lei 781 instituiu o  “Dia Nacional de Ação de Graças”;
 em 19/11/1965, os Presidentes Castelo Branco, Arthur da Costa e Silva e Eduardo Gomes, pelo Decreto 57.298, Regulamentou as comemorações do Dia Nacional de Ação de Graças;
e em 22/11/1966, o Presidente Castelo Branco, pela Lei 5.110, modificou a redação do artigo único da Lei 781/49, que passou a definir a quarta quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.
No Brasil, parece que as pessoas se esforçam por “não cumprirem a lei vigente”. As Leis estão aí. Que os clérigos e religiosos a cumpram!



Hino de Ação de Graças



A Vós, ó Deus, louvamos e por Senhor nosso Vos confessamos.
A Vós, ó Eterno Pai, reverencia e adora toda a Terra.
A Vós, todos os Anjos, a Vós, os Céus e todas as Potestades;
A Vós, os Querubins e Serafins com incessantes vozes proclamam:
Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos Exércitos!
Os Céus e a Terra estão cheios da vossa glória e majestade.

A Vós, o glorioso coro dos Apóstolos,
A Vós, a respeitável assembleia dos Profetas,
A Vós, o brilhante exército dos mártires engrandece com louvores!
A Vós, Eterno Pai, Deus de imensa majestade,

Ao Vosso verdadeiro e único Filho, digno objecto das nossas adorações,
Do mesmo modo ao Espírito Santo, nosso consolador e advogado.

Vós sois o Rei da Glória, ó meu Senhor Jesus Cristo!
Vós sois Filho sempiterno do vosso Pai Omnipotente!
Vós, para vos unirdes ao homem e o resgatardes
não tivestes horror de entrar no casto seio duma Virgem!

Vós, vencedor do estímulo da morte,
abristes aos fiéis o Reino dos Céus,
Vós estais sentado à direita de Deus,
no glorioso trono do vosso Pai!

Nós cremos e confessamos firmemente
que de lá haveis de vir a julgar no fim do mundo.
A Vós portanto rogamos que socorrais os vossos servos
a quem remistes com o vosso preciosíssimo Sangue.
Fazei que sejamos contados na eterna glória,
entre o número dos vossos Santos.

Salvai, Senhor, o vosso povo e abençoai a vossa herança,
E regei-os e exaltai-os eternamente para maior glória vossa.
Todos os dias Vos bendizemos
E esperamos glorificar o vosso nome agora e por todos os séculos.

Dignai-Vos, Senhor, conservar-nos neste dia e sempre sem pecado.
Tende compaixão de nós, Senhor,
compadecei-Vos de nós, miseráveis.

Derramai sobre nós, Senhor, a vossa misericórdia,
pois em Vós colocamos toda a nossa esperança.
Em Vós, Senhor, esperei, não serei confundido.


Uma homenagem ao Presbítero:

Obrigado, Senhor
(Presb. Aristides Ferreira Netto)

Graças te dou, ó meu Deus, pelo ar que eu respiro,
Pela linda natureza que, extasiado, admiro;
Graças te dou pelas vestes, pelo pão de cada dia,
Que como Pai cuidadoso, a teus filhos propicia.

Graças te dou pelas mãos, que me deste ao me criar;
Elas são meus instrumentos, para os outros ajudar.
Graças, ó Deus, pelos pés; eu os trato com carinho,
Pois me levam em segurança, sempre pelo bom caminho.

Graças te dou, ó Senhor, pelos olhos que me deste
Para ver tanta beleza, sob a abóbada celeste:
São os rios e os mares, os lagos e a floresta,
São as plantas multicolores - Uma verdadeira festa!

Obrigado pela voz, com ela eu vou proclamar
Que tu és um Deus de amor, sempre pronto a perdoar;
E que és o Rei dos reis e o único Senhor,
Que é digno de toda a glória, de toda honra e louvor.

Eu te agradeço, meu Deus, pelos meus cinco sentidos,
dentre os quais estão inclusos, ambos os meus ouvidos;
Eu ouço o cantar dos pássaros e o ruído do trovão,
Ouço também tua voz, quando estou em oração.

Graças te dou pelo lar , pela família querida
Que prepara as gerações para enfrentar a vida;
"Educa bem a criança", disse o sábio Salomão,
Para que, em sua vida, não tenha decepção.

Por tudo o que me deste, eu te agradeço, Senhor,
Mas, de um modo especial, sou grato por teu amor;
Aquele amor sem limite, demonstrado numa cruz,
Onde, para me salvar, morreu teu filho Jesus!


 





sábado, 23 de novembro de 2013

O Cristo de Deus é o Rei do Universo - Isoforia Cristã

Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Azul Celeste (Estação Primavera - Festa das Flores) -
A cor litúrgica azul celeste simboliza a alegria pelos nossos propósitos formulados diante de Deus, conjugados com o dinamismo da natureza que faz florescer os vegetais na garantia da frutificação e sementes continuadoras da vida, dom sublime do Deus Vivo e Verdadeiro.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.




Espiritualidade Litúrgica

III Tempo - Dinâmica da Martiría Eclesial Cristã -
Período da Compaixão por todas as Criaturas de Deus.

- 52ª Semana do Ano Eclesial 1986 -
- 24/11/2013 - Domingo da Isoforia Cristã - O Cristo de Deus é o Rei do Universo.

===> Os cristão devem refletir em prestação de contas ao Cristo Rei do Universo, sobre o que fizeram durante o ano que findou, para a implantação do Reino de Deus na Terra; e conscientemente planejarem o compromisso para o novo Ano Eclesial que se iniciará em 01/12/2013.

===> Tarefas das comunidades do Povo de Deus em Cristo na Terra.

===> Jesus Cristo afirma que nós, enquanto seus discípulos, somos o sal da terra se praticarmos as virtudes cristãs, e somos a luz do mundo se vivenciarmos e anunciarmos as verdades do seu evangelho.

===> Nós cristãos formamos o Verdadeiro Corpo Místico de Cristo, a Comunhão de todos os Santos no passado, no presente e no futuro, unidos no amor de Cristo, praticando as virtudes cristãs e vivenciando as verdades ensinadas em seu Evangelho Libertador.

* * * * *



Estamos na última semana do Ano Eclesial 1986 (24/11/2013), o Domingo da Isoforia Cristã, quando o Hemerológio Cristão nos propõe como tarefa para as reflexões e vivências litúrgicas e pastorais que os cristão devem fazer prestação de contas ao Cristo Rei do Universo, sobre o que fizeram durante o ano que findou, para a implantação do Reino de Deus na Terra; e devem também, conscientemente planejarem o compromisso para o novo Ano Eclesial que se iniciará em 01/12/2013.

Na espiritualidade do cristianismo primitivo surgiu o conceito da isoforia cristã, uma palavra da língua grega que traduz a ideia do cristão forte e robusto na fé, que pode empenhar-se na tarefa de construir o Reino de Deus na terra, assumindo as tarefas proporcionais às suas forças. Isoforia é uma daquelas palavras plenas de conteúdos espirituais, que compõem o universo da espiritualidade cristã, como metanoia, katarse, karisma, noúmeno, kairós, ágape, aleluia, maranata, entre outras.

Os cristãos da época atual, na maioria dos que frequentam os templos, não têm mais interesse nos mistérios da espiritualidade cristã de fundamentação evangélica e apostólica; a maioria procura na fé cristã uma visão parasitária, daquele que na fé e no templo só está procurando favores, mas sem oferecer o trabalho de uma reforma de sí mesmo, vivendo uma vida de acordo com os ensinamentos dos evangelhos. Tem ministros que propagam que estão evangelizando, mas na realidade só estão envolvidos em propaganda do que faz em seus templos, transformando Jesus em mercadoria, a fé em mercadoria, a crença em mercadoria, a devoção em mercadoria; pois só estão interessados em milagres, vantagens, quando não em dinheiro, buscam vantagens sociais, de ser considerado influente, importante, ou coisa do gênero. O ensino do evangelho é claro, "quem comigo não ajunta, é porque espalha".

Jesus Cristo consumou o seu projeto de redenção da humanidade, quando expirou enquanto homem nos braços da cruz e nos deixou a tarefa de ir pelo mundo anunciando o seu evangelho a toda a criatura, batizando-as e ensinando-as a fazerem todas as coisas que ele deixou nos seus evangelhos transmitido por seus apóstolos. O Hemerológio Cristão quando foi elaborado, lá nos tempos iniciais do cristianismo, teve a preocupação de estabelecer uma programação que desenvolvesse ao longo dos dias do ano, os mistérios da anamnese do Cristo de Deus, para que através dela, encontrasse o modelo que os cristãos devem seguir, ou se esforçar para seguir durante toda a sua vida.

Jesus Cristo é honrado como Rei do Universo na última semana do Ano Eclesial; nesse dia refletimos sobre o que conseguimos fazer em prol do seu Reino aqui na Terra; ao mesmo tempo nós vivenciamos a Isoforia Cristã, planejando o que podemos fazer de acordo com o nosso potencial, de acordo com as nossas possibilidades, de acordo com as nossas forças, pois teremos que prestar contas ao Supremo Rei do Universo, ao soar da Sétima Trombeta, como diz no Apocalipse:

"O Reino do Mundo se tornou de Nosso Senhor e do seu Cristo,
e Ele reinará pelos séculos dos séculos".

Esta semana, mais especificamente na quinta-feira,
será comemorado como
Dia Nacional de Ação de Graças:
A ti, Senhor louvamos, por tuas infinitas dádivas concedidas
e por tudo o que fizemos em prol do teu Reino aqui no Planeta Terra!

Solene "TE DEUM" nas Igrejas Locais, nas Congregações, nos Seminários e Casas de Formação.

Até o Novo Ano Eclesial 1987,
no domingo próximo,
01/12/2013.

Que o Deus Tri-uno abençoe a todos, em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com