sábado, 6 de abril de 2013

Jesus Ressuscitado Está Entre Nós. Aleluia!


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo (Estação Outono - Festa dos Frutos) - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Espiritualidade Litúrgica

II Tempo - Inicio da Parusia do Cristo Ressuscitado - Durante quarenta dias Jesus Ressuscitado se encontra com os apóstolos, transmitindo-lhes segurança e instruções.

19ª Semana do Ano Eclesial - 07/04/2013 - 1º Domingo da Páscoa - Alfaias nas Cores Branca ou Amarela

===> Jesus Cristo Ressuscitado está entre seus discípulos vivenciando a segunda parusia.
===> Maria Madalena e a outra Maria vão ao túmulo e se tornam anunciadoras da ressurreição para seus discípulos.
===> Verdadeiramente ele Ressuscitou! Alegremo-nos! Aleluia! Nós que participamos do seu sofrimento, paixão e morte, participemos também da sua ressurreição. Aleluia!


Estamos no período da Páscoa Cristã, quando celebramos a segunda fase da parusia, a do Cristo Ressuscitado, ou seja, a presença reconhecida do Filho de Deus junto a nós, de modo compartilhado.

O Hemerológio Cristão, através da sagrada liturgia, propõe para as nossas reflexões, nossas celebrações e vivências espirituais, esta consoladora realidade de Jesus Cristo ter vencido o mundo, a carne, o pecado e a morte, e ter ressuscitado verdadeiramente, estando conosco todos os dias até a consumação do século.

Durante estes quarenta dias após a ressurreição, estaremos celebrando a páscoa e desfrutando deste consolador episódio da vida de Jesus Cristo: ter Ele deixado o seu sepúlcro vazio (em kenosis), vencendo a morte e ressuscitado verdadeiramente, conforme foi testemunhado por todos os apóstolos e discípulos do passado, e afirmado atualmente por todos nós cristãos, através de nossas crenças, através de nossas idiodoxias.

Neste interregno temporal, estaremos refletindo nas diversas aparições do Cristo Ressuscitado, aos seus diversos discípulos; estaremos também reafirmando a nossa crença na presença do Cristo de Deus junto a nós todos os dias até a consumação do século, quando dois ou três de nós nos encontrarmos, nos reunindo em seu nome para celebrar o seu amor, vivenciar os seus ensinamentos e buscar o consenso sobre as coisas espirituais praticadas nas congregações do povo de Deus.

Neste primeiro domingo devemos refletir sobre o papel da mulher na Igreja de Cristo, no ministério cristão. Jesus Ressuscitado consagrou dois instrumentos importantes para comunicar a sua ressurreição: os anjos e as mulheres. O evangelho de Mateus 28: 5-10, ao relatar a visita de Maria Madalena e a outra Maria ao túmulo de Jesus, registra a seguinte mensagem:
"Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui; ressuscitou, como havia dito. Vinde ver onde ele jazia.
Ide, pois, depressa e dizei a seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. É como vos digo.
E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-los aos discípulos.
E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.
Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão".

Somos todos nós muito felizes, porque temos o ministério dos anjos a nosso favor. Não temos necessidade de recorrermos aos amuletos, aos escapulários, aos bentinhos, as fitas, as cruzes, medalhas e outros apetrechos, como mecanismos de proteção espiritual, pois temos o ministério dos anjos de Deus constituídos a nosso favor; não temos que nos apegar aos santos, aos guias, aos orixás, aos mentores, aos instrutores, aos mestres, ou coisas semelhantes, pois temos os anjos de Deus constituídos a nosso favor. Deus Pai em sua misericórdia, Jesus Cristo com sua graça e o Espírito Santo com seu direcionamento, nos envia os seus anjos, os anjos de luz, os anjos do bem, para nos assistir em nossa vida de militância aqui na terra, para dinamizar oportunamente os dons divinos que carecemos.

Somos contemplados com o ministério da anunciação da ressurreição de Cristo, com a indicação do lugar onde Cristo Ressuscitado nos quer encontrar, e isto através do ministério das mulheres, através do anúncio de Maria Madalena e a outra Maria. Sublime papel das mulheres! Mas elas estão relegadas a papéis secundários nas igrejas institucionais que fazem parte da Igreja de Cristo.

Sabe-se que a Igreja de Cristo surgiu em meio a cultura do patriarcalismo, quando as mulheres podiam muito pouco no ordenamento sociocultural e jurídico das nações; mas o mundo mudou, sendo evidente nos dias atuais, a importância das mulheres no desempenho de diferentes papéis no funcionamento na sociedade dos nossos dias. Por que não conferir às mulheres, na Igreja de Cristo, outros papéis pastorais, que vá além da simples função de diaconisas?

À Luz dos ensinamentos de Jesus Cristo, como se encontram nos quatro evangelhos, não percebo o porque da manutenção das igrejas, apenas com uma estrutura funcional machista, patriarcalista. O mundo necessita do equilíbrio das polaridades, positivo e negativo, macho e fêmea, homem e mulher, sendo todos dignos das funções ministeriais na Igreja Cristã, sendo de importância a sua adesão à causa do evangelho, com fé autêntica, vida virtuosa e de testemunho; e que venham as ministras cristãs, as diaconisas cristãs, as presbiterisas cristãs, e por que não? Que venham também as episcopisas cristãs. A Igreja Cristã na terra ficará mais enriquecida. Que venham, em nome de Deus, as Marias Madalenas e as outras Marias.
Cristo ressuscitou! Verdadeiramente Ele ressuscitou! Aleluia!

Oremos ao Bom Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que nos perdoe e nos abençoe hoje e sempre.
          Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
          Visite nosso site: www.icai-ts.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário