sábado, 13 de abril de 2013

Jesus Ressuscitado Encontra com Seus Discípulos



Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo (Estação Outono - Festa dos Frutos) - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropotéia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos.
O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Espiritualidade Litúrgica

II Tempo - Parusia do Cristo Ressuscitado - Durante quarenta dias Jesus Ressuscitado se encontra com os discípulos, transmitindo-lhes segurança e instruções.

19ª Semana do Ano Eclesial - 14/04/2013 - 2º Domingo da Páscoa - Alfaias nas Cores Branca ou Amarela

===> Jesus Cristo Ressuscitado está entre seus discípulos vivenciando a segunda parusia.
===> Jesus Cristo Ressuscitado se encontra com os seus discípulos reunidos.
===> Verdadeiramente ele Ressuscitou! Alegremo-nos! Aleluia! Nós que participamos do seu sofrimento, paixão e morte, participemos também da sua ressurreição. Aleluia!

Estamos celebrando o período da páscoa cristã, quando procuramos vivenciar a parusia do Cristo Ressuscitado, ou seja a presença dEle entre os humanos. Esta é a segunda etapa da parusia, na condição da humanidade transcendida, sendo que a primeira etapa, ocorreu naquela Santa Semana em que Ele entrou em Jerusalém sendo saudado pela multidão, com as Hosanas ao Filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Nessa etapa muitos reconheceram nÊle o Filho de Deus, o Messias enviado a Israel. Para esses estava acontecendo a primeira etapa da parusia, pois o Cristo de Deus estava ali, compartilhando com eles a experiência da vida, embora na condição da humanidade social. Nós cristãos ainda esperamos pela terceira etapa da santa parusia do Cristo Glorioso, que acontecerá por ocasião dos tempos finais, quando teremos a aportunidade de novamente compartilhar com Ele a vida da Vitória em Cristo. A celebração da Páscoa Cristã atualiza estes Mistérios em nossas vidas, devendo nos envolver tanto a nível individual, quanto ao nível familiar e social, pois Cristo Ressuscitou Verdadeiramente. Aleluia!

O Hemerológio Cristão propõe para nós Eclesianos Cristãos Católicos Salomonitas, através do seu Diretório Litúrgico, para esta 2ª Semana da Páscoa (14/04/2013), vivenciar o episódio dos encontros do Cristo Ressuscitado com seus discípulos reunidos.

Os evangelistas narraram uma sequência de fatos maravilhosos compartilhados com o Cristo Ressuscitado, a partir daquele anúncio feito pelas santas mulheres seguidoras de Jesus. Lucas em seu capítulo 24, discorre sobre os fatos de modo convincente, sendo compartilhados pelos outros evangelistas.

Jesus Ressuscitado apareceu a dois discípulos quando estavam a caminho de Emaús, e convidado por eles foi até a sua casa, e lá foi reconhecido estando à mesa, compartilhando o pão da ceia. Esses dois discípulos ficaram tão maravilhados com a ocorrência que voltaram à Jerusalém, onde os onze apóstolos se encontravam reunidos, para lhes narrar o fato. Consta que, enquanto ainda falavam com os onze a respeito da ocorrência, Jesus Ressuscitado apareceu junto a eles.

O Evangelho segundo Lucas 24: 36-42 narra o episódio, sendo corroborado por João 20: 19-23. Assim diz o texto de Lucas:
Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!
Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito.
Mas ele lhes disse: Porque estais perturbados? E porque sobem dúvidas ao vosso coração?
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.
E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados,, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer?
Então, lhe apresentaram um pedaço de peixe assado [ e um favo de mel ].
E ele comeu na presença deles.

Amados irmãos! Amadas irmãs! Muitas vezes a providência divina coloca diante de nós, evidências da sua misericórdia a nos socorrer em nossas fraquezas e limitações, com relação à nossa segurança na espiritualidade e participação na Vida Eterna que há em Deus, mediada pelo ministério de Jesus Cristo Ressuscitado; e nós resistimos, descartando essa benevolência divina e dando preferência para falsos salvadores, vindo de outras paragens que não é a celestial, manifestada pelo Filho de Deus, que de lá veio para tornar-se um de nós!
Muitas vezes os planos da economia da salvação eterna de Jesus Cristo, estão disponíveis a cada um de nós, pelo ministério da Igreja de Cristo; e nós os ignoramos, procurando outros recursos apresentados pelo mundo, ou pela sociedade, através de culturas exóticas, ou da aproximação com espíritos que apresentam um ensinamento diferente daquele ensinamento que Jesus nos deixou em seu evangelho!
Muitas vezes o ministério dos anjos, constituídos por Deus a nosso favor, estão apresentando evidentes sinais de sua boa vontade a vir em nosso auxílio; e nós o descartamos, preferindo os jogos duvidosos, as cartas duvidosas, as oferendas a impotentes "divindades", às promessas a "santos" sem provas de santidade, ou que apresentam ensinamentos diferentes dos ensinamentos de Cristo, como registrados em seu evangelho!

Esta é uma situação lamentável de nossos dias, onde até os santos encarnados (aqueles cristão que estão no mundo mas que seguem a Cristo e não ao mundo), às vezes se corrompem, e se voltam para a idolatria; se voltam apenas para a vida hedonista, sem nenhuma preocupação com as virtudes cívicas e espirituais; se voltam para a busca de uma espiritualidade distanciada dos dons da vida eterna na comunhão com Deus, conforme Cristo nos possibilitou pelo seu Ministério de Legítimo Sacerdote entre Deus e o povo.

Aproveitemos meus irmãos e minhas irmãs, este tempo da páscoa, este tempo da parusia do Cristo Ressuscitado convivendo conosco, e nos aproximemos dEle, de coração e de alma, vivenciando a confortadora Comunhão com Deus e os irmãos em Cristo, reunidos no seu amor.

Oremos ao Bom Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que nos perdoe e nos abençoe hoje e sempre.
              Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
               Visite nosso site: www.icai-ts.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário