sábado, 8 de dezembro de 2012

A Precepção Angélica no Desenvolvimento da Humanidade




Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)

Cores Litúrgicas:
Azul Celeste (Estação Primavera) - Celebrativo da alegria dos nossos propósitos diante de Deus.
Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Neutralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
I Movimento - Arco descendente - Teoantropéia -
O Cristo, Filho Unigênito de Deus, se manifesta no Planeta Terra tornando-se Pessoa Humana em Jesus de Nazaré.
1 - Tempo (Advento) - Espectação pela Vinda do Cristo - Preparação dos seres humanos para receberem o Cristo de Deus em suas vidas.


2ª Semana Litúrgica - 09/12/2012 - Vivências e Reflexões Litúrgicas baseadas nas Sagradas Escrituras, sobre a formação da equipe de anjos de Deus, que ajudam os humanos no seu desenvolvimento moral e crescimento espiritual, como membros do Corpo Místico de Cristo.

Espiritualidade Litúrgica da Semana

O Hemerológio Cristão propõe para nossa espiritualidade litúrgica, nesta segunda semana (09/12/2012), refletirmos e vivenciarmos a ministração dos anjos de Deus, como verdadeiros preceptores dos eleitos da salvação cristã, portanto nossos ajudadores enquanto nos enquadrarmos como Povo de Deus em Cristo.

O apóstolo Paulo, escrevendo aos hebreus (Heb. 1: 5-14), nos apresenta Jesus de Nazaré como o Cristo Filho de Deus e os anjos como ministros de Deus, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação.
O profeta Daniel em uma de suas visões (Dan. 7: 14), diz a respeito do Reino de Cristo:
Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.
Também o salmista canta da segurança daqueles que vivem em comunhão com o Cristo de Deus, daqueles que no mundo se comportam enquanto membros do Corpo Místico de Cristo, fazendo-O presente no mundo (Salmo 91: 1-16), principalmente nos versículos de 9 a 16, onde explicita esse ministério angelical a favor dos seguidores de Cristo:
O Senhor é o meu refúgio.
Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas saus mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei à salvo, porque conhece o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei.
Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.

Assim meus irmãos e irmãs, reflitamos nessas palavras e vivenciemos os inúmeros episódios narrados nas Sagradas Escrituras, quando os anjos de Deus ministraram a favor dos seus servos, e agora com Cristo, perfilados que fomos como filhos, por adoção e graça.
Lemos na Bíblia Sagrada o registro do ministério dos anjos na vida de vários irmãos no passado, com Agar, Abraão, Ló, Jacó, Moisés, os israelitas, Balaão, Josué, Gideão, Manoá, Davi, Elias, Ezequiel, Daniel, Sadráque, Mesaque, Abede-Nego, Zacarias, José, os pastores, Cristo Jesus, os enfermos no Tanque de Betesda, as mulheres no sepulcro, os discípulos de Cristo na ascensão, Pedro e João, Felipe, Pedro, Cornélio, Paulo, João. É claro que o ministério dos anjos continua a nosso favor nos dias atuais, na vida dos crentes fiéis que realmente testemunham a Jesus Cristo no mundo.

É lamentável meus irmãos e irmãs, que muitas pessoas que se dizem cristãs, preferem trocar esse ministério ajudador dos anjos, provado na vida do povo de Deus, e substituí-lo pelas falsas promessas dos ídolos diversos dos nossos dias, desde as visitas aos lugares famosos em busca de indulgências e favores, como Aparecida, Círios de Nazaré, Juazeiro do Norte, passando pelos religiosos influentes na mídia, sejam padres, madres, pastores e pastoras;
preferem trocar o ministério ajudador dos anjos de Deus pelos compromissos com promessas e votos aos chamados santos ou santas, em flagrante abandono dos ensinamentos de Jesus Cristo em seu evangelho;
preferem trocar o ministério ajudador dos anjos de Deus pelas novenas, terços e ladainhas diante de ícones e estátuas de pessoas, que por mais respeitáveis e sagradas que tenham sido, não transferem tais virtudes para as suas reproduções, estando portanto, desviada dos ensinamento de Jesus Cristo conforme seu evangelho;
preferem trocar o ministério ajudador dos anjos de Deus, substituindo-o pela proteção de mestres ascensionados, instrutores, mentores, guias e orixás, em flagrante abandono dos ensinamentos de Jesus Cristo em seu evangelho;
preferem trocar o ministério ajudador dos anjos de Deus, substituindo-o pelos seguros e seguranças pessoais, baseadas em estratégicas bélicas, de status social e financeiro.

São claras as admoestações e ensinamentos de Jesus Cristo em seu evangelho, aliás é o livro que deve estar nas mãos de todos os cristãos; não se entende que alguém se diga cristão, se nem mesmo sabe o que Jesus Cristo ensinou; não se entende que alguém se diga cristão, se ele mesmo não examina o livro do evangelho para conferir o que ensinou o Filho de Deus, quando aqui na terra esteve encarnado como homem.

Diz o Salmo 34: 4-7:
Busquei o Senhor, e ele me acolheu;
livrou-me de todos os meus temores.
Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.
Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.
O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.

Assim, meus irmãos e irmãs, afastai dos ídolos e falsos focos de devoção e buscai a Deus com amor e reverência (temor), com sinceridade no amor de Cristo, e os anjos de Deus se manifestarão através do seu ministério ajudador.

Que a benção do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, desça sobre todos nós e permaneça para sempre!
        Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
         Catolicismo Apostólico Salomonita
           Visite o site: www.icai-ts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário