sábado, 7 de julho de 2012

Vizinho Perto Vale Mais Que Irmão Longe



II Movimento - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial - Ciclo Missionário ===> Os cristãos manifestam no mundo a sua igreja interna, a igreja da alma.
33ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa. - 08/07/2012 ===> Ser missionário na dimensão da vizinhança.

Afirma as Sagradas Escrituras, no Livro de Provérbios 27: 10, "Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe". Também em Lucas 15: 6, registra que o homem que encontra sua ovelha perdida, a põe nos ombros e a leva para casa, reune os seus amigos e vizinhos para participar do seu júbilo, da sua alegria.
Nesta quarta semana missionária das Igrejas Locais (08/07/2012), o Hemerológio Cristão nos propõe a partilha das alegrias da comunhão com Deus e os irmãos em Cristo, na dimensão da vida em vizinhança.
Como bem afirma a sabedoria de Provérbios, a prestimosidade dos vizinhos que estão pertos de nós, vale mais em nossos momentos difíceis, do que a parentalidade dos nossos irmãos consanguíneos que estão distantes. Além disso partilhamos certos vínculos afetivos com os companheiros de visão de mundo, tendo todos nós relação de pertinência com a "hethoidade" (como diriam os gregos) da nossa localidade de moradia.
Com a vizinhança partilhamos as nossas alegrias e as nossas dores, nos apoiamos e socorremos recíprocamente, em uma atitude bem apropriada às diretrizes dos mandamentos cristãos.
Algumas culturas terrenas em diferentes regiões do planeta, tem todo um ritual de acolhimento quando chega alguma pessoa para morar na sua localidade, indo desde o simples gesto de saudação de boas vindas, passando pelas visitas e gestos de solidariedade, até os pratos de iguarias ofertadas para caracterizar sua generosidade na acolhida.
Não podemos, entretanto, ignorar que é na dimensão da vizinhança que ocorre a "tomada de contas da vida alheia", as fofocas, os "disse-e-me-disse", os rótulos preconceituosos, e tantas outras atitudes que podem trazer danos à vida dos outros, como os escândalos, a amoralidade, a antiéticidade, a difamação.
O discípulo de Cristo é "chamado" a conduzir sua vida pelas diretrizes apontadas em seu evangelho, e este discípulo quando cristificado, lhe é "cobrado" o seu testemunho (martiria) diante de todas as circuntâncias da vida, como se fora a atitude do próprio Cristo, do qual ele se constitui membro corporal da presença mística de Cristo no mundo, até os fins dos tempos como Ele prometeu.
Devem os eclesianos, encarnando a dimensão missionária da igreja de Cristo, partilhar com sua vizinhança da felicidade de momentos de comunhão com Deus e os irmãos em Cristo, nas orações, nas reflexões da Palavra de Deus, sem cunho de proselitismo, nem divisionismo, nem preconceito, aceitando o outro como diferente, respeitando o seu subjetivismo, com verdadeira alteridade cristã.
Esforcemo-nos meus irmãos! Sejamos missionários na dimensão da nossa vizinhança, apresentando em nossas atitudes e comportamentos a comunhão com todas as criaturas de Deus, desde os minerais, passando pelos vegetais, pelos animais e entre os hominais, pois todos tivemos nossa origem no mesmo Deus, Eterno Princípio Principiante existento em todo lugar.
Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário