sábado, 28 de julho de 2012

Ordena Jesus: Fazei Discípulos de Todas as Nações


II Movimento (Ciclo) - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial.
Período Missionário ===> Os cristãos manifestam no mundo a sua igreja interna, a igreja da alma.
36ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa.
29/07/2012 ===> Ser missionário na dimensão da vida nacional.
Cores Litúrgicas: Verde (estação inverno) - celebrativo do Recolhimento e da Esperança em um mundo melhor, pelo dinamismo da natureza criada por Deus e que deve ser protegida por nós;
Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
Branco - Substitui todas as cores e simboliza a Neutralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.


Estamos na sétima semana do período missionário (29/07/2012), quando o Hemerológio Cristão nos recomenda sermos missionários na dimensão da vida nacional.
Em nossas famílias, nas comunidades e na maioria das pessoas que compõem a nossa sociedade, há uma certa dificuldade em compreender no detalhamento dessa ordenança de Jesus Cristo. Isto porque se confunde a Pátria, enquanto Estado Político Jurídico, com a Nação identitária dos valores socioculturais e étnicos, como se formassem a mesma realidade.
É fácil de compreender tal dificuldade, pois em algumas situações elas podem ser sobrepostas, uma Nação formando um Estado; por outras vezes certas Nações são ignoradas, discriminadas, excluídas, dentro de um Estado, de uma Pátria. Temos o caso do Brasil, por exemplo, onde temos diversas Nações Étnicas Indígenas, formando a Pátria organizada em um Estado Soberano, como uma República Federativa.
Se atentarmos para o Comissionamento feito por Jesus Cristo a seus apóstolos, e a nós seus discípulos antigos e atuais, cientificaremos que o Filho de Deus está nos ordenando no discipulado de todas as nações da terra.
Os evangelistas Meteus 28: 18 - 20; Marcos 16: 15 - 18; Lucas 24: 44 - 49, relatam a ordenança de Cristo para fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Triuno Deus. É interessante notar que quando se batiza, se organiza em comunidade, para que de modo congregacional, comunitário, se trabalhe o discipulado cristão com os crentes fiéis.
Jesus Cristo, no evangelho de João 8: 31 - 32, deixa claro que, para ser seu discípulo, é necessário viver na sua palavra, sendo essa verdade da palavra de Deus, quando conhecida e posta em prática no viver de cada dia, o instrumento que o Filho de Deus utiliza para nos libertar do pecado na vida individual, pessoal e coletiva. É por isso que afirmamos que o Evangelho de Cristo é Libertário, é Alforriador.
Esta prática de um viver em conformidade com os ensinamentos evangélicos, nos garante a possibilidade da vida de santidade, na comunhão com Deus e com os irmãos reunidos no amor de Jesus Cristo, seu Filho amado, sendo um dos carismas especiais da igreja congregacional.
Algumas igrejas, alguns clérigos perderam a noção do discipulado cristão, e se preocupam apenas com o ritualismo devocional, com as celebrações sacramentais, com as rezas, às vezes nem sabendo fazer uma oração expontânea, que parta do coração do ser humano, para a soberania do Poder de Deus.
O discipulado exige uma performance pedagógica, didática, por parte do ministro, ou de quem desempenha esse múnus missionário junto aos aspectos nacionais de um povo que está sendo discipulado; por isto, para fazer discípulos a nível da nação, exige uma inculturação nos valores, nos símbolos, nos referenciais significativos do patrimônio étnico de tal nação. 
Ser missionário na dimensão nacional é tarefa de todos nós que fomos batizados, que fomos confirmados na Igreja Cristã e que nos tornamos participantes do sacerdócio universal de Jesus Cristo, posto que somos membros do seu Corpo Místico, tendo o privilégio de participarmos da Comunhão de Todos os Santos, no passado, no presente e no futuro.
Aos clérigos, diáconos, diaconisas, padres, madres, bispos, abunas, pastores, todos os ministros cristãos enfim, esforcemo-nos para nos alinhar às ordenanças cristãs, desçamos do nosso pedestal de aparência de "sujeito suposto saber" em matéria eclesial, e busquemos sinceramente nos preparar melhor para o exercício do discipulado cristão em nossas comunidades, pois com certeza, o Filho de Deus exigirá de cada um de nós, a prestação de contas daquelas vidas que não se aperfeiçoaram na vivência do discipulado cristão, porque seus pastores negligenciaram nas suas tarefas e descumpriram os compromissos assumidos para o Ministério Cristão, que juraram quando foram ungidos.
Oremos pelas missões cristãs no Brasil e em especial, oremos pelas missões do Catolicismo Apostólico Salomonita, para que formemos uma corrente de oração junto ao trono do poder de Cristo, a favor dos clérigos de nossa ICAI-TS.
Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
         Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
          Catolicismo Apostólico Salomonita
            Visite o site: www.icai-ts.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário