sábado, 21 de julho de 2012

Diz Maria: Fazei Tudo Que Jesus Mandar




II Movimento (Ciclo) - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial - Período Missionário ===> Os cristãos manifestam no mundo a sua igreja interna, a igreja da alma.
35ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa - 22/07/2012 ===> Ser missionário na dimensão da Sociedade.


Estamos na sexta semana missionária (22/07/2012), quando o Hemerológio Cristão nos propõe sermos missionários na dimensão da nossa sociedade.
Talvez seja esta uma das tarefas mais difíceis deste período, para seguirmos as orientações do apóstolo Paulo, e de um modo geral, concordando com ele os demais apóstolos, pelo menos tem sido esse o entendimento da Tradição Apostólica Neotestamentária.
Conforme afirmei na mensagem da semana que passou, as sociedades são formadas de diferentes cumunidades e neste mundo globalizado que vivemos nos dias atuais, além das diferentes comunidades, as sociedades abrigam também diversas culturas diferenciadas entre sí, às vezes com valores conflitantes e nem sempre harmonizados com o Evangelho de Jesus Cristo.
O apóstolo Paulo em sua Segunda Carta aos Coríntios, no capítulo 6, versículo 14 - 18, diz textualmente:
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
Que harmonia, entre Cristo e o Malígno? Ou que união, do crente fiel com o incrédulo?
Que ligação há entre o Santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuários do Deus vivente, como ele próprio disse:
- Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (Lev. 26: 12; Ez. 37: 27).
Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei (Is 52: 11), serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todopoderoso (2 Sm.7: 14; 1 Cr. 17: 13). -
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, diz Paulo, PURIFIQUEMO-NOS DE TODA A IMPUREZA, TANTO DA CARNE COMO DO ESPÍRITO, APERFEIÇOANDO A NOSSA SANTIDADE NO TEMOR DE DEUS".
A sociedade do nossos dias não está muito diferente da de Corinto daquela época; aliás uma característica das sociedades político-jurídicas de nossa época é a pactuação com quaisquer grupos que lhes rendam vantagens. Parece que, os que dirigem os rumos das sociedades organizadas, perderam a noção de que qualquer governo de poder tem origem no Alto, e esta visão distorcida tem grande poder de sedução, desviando mesmo os santos que partilham da esfera do poder. Não há um ministério da governança em Deus, visando o bem estar geral da maioria das pessoas que compõe a sociedade. Há uma ardilosa confecção de discursos bonitos que iludem as pessoas, mas que não cumprem nenhum compromisso assumido, pensando a humanidade como Povo de Deus.
A sociedade atual pactua com os jogos de interesses pessoais e de grupos, patrocinando toda sorte de exageros víciosos em nome da cultura, sacrificando pessoas, animais, vegetais, o solo, a atmosfera, comprometendo a continuidade da vida, a zoês anunciada por Cristo no planeta, a vida em abundância como ele prometeu com sua vinda à terra.
Ser missionário da dimensão da sociedade hoje, para os crentes fiéis, a meu ver, é seguir no dizer de São Paulo: Precisamos viver em santidade, no sentido de separarmos da mundanidade, não pactuando, ou cooptando com as desobediências evangélicos do mundo, ao contrário, nos purificando das impurezas carnais e espirituais, nos reeducando em uma vida de conversão verdadeira, buscando vivenciar uma autêntica vida de temor de Deus, conforme nos propôs Jesus Cristo nos Evangelhos, ouvindo o conselho de Santa Maria sua mãe: Fazei tudo que Jesus mandar. Este é o caminho, não vejo outro. Sigamo-lo!
Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
    Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
    Catolicismo Apostólico Salomonita
       Visite o site: www.icai-ts.org.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário