sábado, 16 de junho de 2012

Ser Cristão é ser Cristificado



II Movimento - Antropotéia - 3º Tempo - Martiria Eclesial - Ciclo Missionário ===> Os cristãos manifestam no mundo a sua igreja interna, a igreja da alma.
30ª Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo, o sal da terra e o fermento na massa. - 17/06/2012 ===> Ser missionário na dimensão da vida pessoal.

Estamos nesta semana (17/06/2012), iniciando o Ciclo Missionário das Igrejas Locais (12 semanas), compondo o Tempo da Martiria Eclesial, quando nós cristãos manifestamos no mundo a igreja real que temos em nossa alma, a igreja que o próprio Cristo construiu em nós, quando sincera , verdadeira e perenemente o confessamos como o Filho de Deus.
Nesta semana, ao iniciarmos este ciclo testemunhal, nós devemos nos voltarmos para nós mesmos, como missionários em nossa vida pessoal, para verificarmos como tem sido o nosso testemunho neste campo, como temos exercido o nosso discipulado cristão: se temos dado ouvidos para as palavras de Jesus Cristo em seu evangelho? ou se temos cedido às nossas inclinações animais? aos nossos anseios mais ocultos? ... de poder, de fama, de prestígio, de prazeres desenfreiados, de riqueza a qualquer custo, ou qualquer outra pulsão que nos afirme como membro deste mundo e não como um discípulo de Cristo que está neste mundo, mas que não é deste mundo. ? !
Jesus Cristo apresentou-se-nos como o caminho, a verdade e a vida; logo Ele é o caminho que devemos seguir (o modelo que devemos imitar), a verdade que devemos crer e praticar (o evangelho nos diz e orienta), a vida que devemos viver (os mistérios da sua igreja - sacramentos, orações, estudo da palavra, virtudes praticadas, obras piedosas e benemerentes e outros atributos). Todos nos ajudam a nos tornarmos novas criaturas, como diziam os apóstolos de Jesus: se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas antigas já passaram. São Paulo chegou a dizer: já não sou eu quem vive, mas é o Cristo que vive em mim.
Por ocasião do batismo de Jesus, narrados por Mateus 4: 1-11; Marcos 1: 12-13; Lucas 4: 1-13, consta que após o seu batismo,  antes de dar inicio ao seu ministério público, Jesus foi levado ao deserto, para passar pelas tentações. Nenhum de nós cristãos estamos livres das tentações e temos o dever de procurar as estratégias para vencê-las.
Consta que lá no deserto Jesus orou e jejuou por quarenta dias e então surgiu o tentador, sugestionando que ele sendo o Filho de Deus poderia transformar as pedras em pães, para saciar sua fome. Jesus o refutou usando as próprias palavras das Sagradas Escrituras, afirmando que não só de pão viverá os humanos, mas sim de toda a palavra que procede da boca de Deus.
Diante da estratégia de resistência de Jesus, o diabo como realidade opositora ao progresso e salvação espiritual pessoal, que é, levou Jesus ao pináculo do templo, na Cidade Santa de Jerusalém, e lhe disse: se és o Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos teus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus usando a palavra de Deus: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
O diabo não desistiu e o transportou para um alto monte e mostrou-lhe todos os reinos do mundo com suas glórias mundanas e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostado me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retíra-te, satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto o o diabo o deixou, e eis que vieram os anjos e o serviram.
Percebam meus irmãos, que tentadores nós os temos até dentro de nós mesmos, pelas nossas pulsões mal-sãs, pulsões animais descontroladas, pulsões de mau-caráter e de mal-caráter, pulsões mundanas e todas essas pulsões podem se associar, por meio de sintonias vibratórias com os agentes de satanás, e então desviar-nos dos caminhos verdadeiros apontados por Jesus Cristo em seu evangelho.
Existem vários "mecanismos de defesa" de nosso inconsciente, pré consciente e mesmo consciente, que podem nos afastar da salvação eterna, enquanto partilha e comunhão com Deus, na vida plena que há em Cristo, o Filho de Deus. Estas forças opositoras são capazes de tentar qualquer um, e de usar a própria palavra de Deus para nos desviar do caminho traçado por Jesus Cristo.
Estejamos atentos, meus irmãos, pois temos um compromisso com Deus por meio de Jesus Cristo.
O nosso compromisso de batismo nos traz certas responsabilidades, pois nos coloca a todos, homens e mulheres, como participantes do Sacerdócio Universal de Cristo, como sacerdotes e sacerdotisas, com a missão especial de apresentá-lo no mundo como o Único e Suficiente Mediador entre Deus e os humanos, como Único e Suficiente Salvador.
Jesus Cristo é o Único Salvador porque Ele possibilitou-nos a todos nós de boa vontade, desenvolver em nós a cristicidade viável pela conversão e busca da regeneração que o Santo Paracleto, o Espírito Santo de Deus opera em nossas almas pela prática da vida evangélica.
Tenhamos cuidado meus irmãos! Sejamos vigilantes e em espírito de oração e obediência, estudemos a Palavra de Deus: a Lei, os Profetas, os Salmos, o Atos, as Epístolas Apostólicas, mas tudo contextualizados com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme nos apresentam os quatro evangelhos canônicos. 
Sondemos a nós mesmos, se estamos trilhando por esses caminhos do evangelho. Se a resposta for positiva, renovemos os nossos compromissos de consagração e busca da santidade pessoal em Cristo; se a resposta for negativa, não nos desesperemos. Renovemos o nosso processo de conversão e busquemos a misericordiosa acolhida que Jesus Cristo nos oferece com o seu perdão de pecados, com o seu vinde a mim vós todos que andais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei; ! Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas ! Quem quizer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia e vem e segue-me pelo estreito caminho que conduz à vida verdadeira, fugindo do largo e espaçoso caminho que conduz à perdição !
Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário