sábado, 9 de junho de 2012

O Corpo de Jesus Cristo É Um Corpo de Luz


Ciclo da Antropotéia - Tempo da Martiria Eclesial - A Missão dos Cristãos
29 Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - O corpo do cristão deve ser como o corpo de Cristo, um Corpo de Luz - 10/06/2012 - Nós Cristãos de Verdade, somos a luz do mundo.

Narrativas dos evangelistas Mateus 17: 1-8; Marcos 9: 2-8; e Lucas 9: 28-36, registram que Jesus escolheu Pedro e os dois irmãos Tiago e João, e subiu com eles a um alto monte para uma oração especial.
Durante a oração o seu rosto resplandecia como sol e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. Junto a Jesus apareceu Moisés e Elias e conversavam com ele.
Os discípulos que estavam com ele, ouviu uma voz do céu, dizendo: Este é o meu Filho amado em quem eu me comprazo; a ele ouvi.
O Espírito Santo, no cãntico de Simeão, refere-se ao menino Jesus como luz para revelação aos gentios (Luc. 2: 32).
O evangelista João, disse que Jesus Cristo é a verdadeira luz que veio ao mundo para iluminar a todo ser humano (Jo. 1:9).
A luz veio ao mundo, e os seres humanos amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (Jo. 8:12).
Paulo e Barnabé diante da recusa dos judeus de seguirem os ensinamentos de Jesus Cristo, se voltam para os gentios, citando o profeta Isaias, a respeito de Jesus: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para a salvação, até os confins da terra (Atos 13: 47). Este era o pensamento dominante dos apóstolos, segundo relatam: Conforme disseram os profetas e Moisás, Cristo devia padecer e sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios (Atos 26: 23).
O próprio Jesus de Nazaré disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue, não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (Jo. 8: 12). Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo (Jo. 9:5).
Jesus disse também a seus discípulos: Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos humanos, para que vejam AS VOSSAS BOAS OBRAS e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mat. 5: 14, 16; 1 Pedro 2: 12).
São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será iluminado (Mat.6: 22).
Os cristãos, sendo verdadeiros discípulos de Cristo, são ungidos com a luz de Cristo, como Jesus de Nazaré foi ungido pela luz de Deus.
Chrestos em língua grega, tem os significados de aproveitável, proveitoso; de boa qualidade; honrado, virtuoso; nobre, principal; feliz; benígno, não perigoso; bom, abnegado, serviçal; benfeitor. Daí advém: Chrestotes como bondade de coração, simplicidade. Daí também deriva: Chrestofilia com o significado de amor aos bons. Foi daí também que surgiu o Christos, como o ungido pela luz do Pai, o nosso Cristo Filho de Deus e Christianos, para nós cristãos.
Foram dessas palavras e da língua grega usada no inicio da Igreja Cristã, que surgiu o conceito de Corpo de Cristo, ou Corpo Cristico, usado no Hemerológio Cristão, para expressar a preocupação dos cristãos, quando saiam para a sua missão de testemunhar no mundo esse atributo, afirmado por Jesus Cristo para seus discípulos, a fim de que os povos glorificassem a Deus.
Jesus Cristo afirmou que seus discípulos são o sal da terra e a luz do mundo, havendo uma preocupação dos cristãos verdadeiros de testemunhar esse atributo quando de sua missão no mundo. Foi para perenizar esta preocupação que foi criado o dia do Corpo de Cristo, ou dia do Corpo Crístico, como uma comemoração litúrgica, no terceiro domingo após a Festa da Ascensão do Senhor, logo após Pentecostes e Santa Triuna Divindade, ao se iniciar o Ciclo Missionário na Igreja de Cristo, que se renova a cada ano. 
Muito embora existam as missões permanentes, principalmente nos ambientes que ainda não conheçam o evangelho libertário de Jesus Cristo, as Igrejas Locais também renovam os seus esforços missionários nos ambientes das congregações a cada ano durante o Ciclo Missionário que dura doze semanas.
Infelizmente o catolicismo romano e os seus imitadores inconsequentes, se desviaram destes princípios espirituais e transformaram a festa do Corpo de Cristo em um ritual pagão, subvertendo seu sentido espiritual e criando uma sacrílega heresia de coisificar o Pão da Santa Ceia (desprezaram o Vinho), como se fosse ele o Corpo de Cristo.
Coisificaram o Sacramento da Eucaristia, coisificaram a presença de Cristo, materializando-a como objeto, preso a uma gaiola de ouro (ostensório), induzindo a população simples, devota e pouco conhecedora do evangelho a tal idolatria. Terão que prestar contas a Deus por esse desvarío, pois a Santa Ceia, Sagrada Eucaristia, Santa Comunhão, ou qualquer outro nome adotado, foi instituído por Jesus Cristo como um memorial, uma anamnese da sua vida, paixão, morte e gloriosa ressurreição no seu projeto salvador da humanidade de boa vontade e para celebrar a sua comunhão com Deus e o seu povo reunido em seu amor. O contrário disto é subversão, heresia, sacrilégio.
Aproveitemos meus irmãos, para nesta semana, meditar sobre estas verdades da espiritualidade cristã e buscar em nossas vidas, aqueles predicados virtuosos que desenvolvem em nós a luz que vem de Deus.
Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário