sábado, 2 de junho de 2012

O Ser Eterno Coexiste na Triuna Divindade

Ciclo da Antropotéia - Tempo da Martiria Eclesial - A Missão dos Cristãos

28 Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - O Ser Eterno se Manifesta nas Pessoas da Triuna Divindade - 03/06/2012 - A Comunidade da Trindade.

O fundamento básico do cristianismo é a crença de que o Ser Eterno que adoramos como Deus, o Princípio Principiante do qual tudo procede, a Consciência e Inteligência Supremas que perpassam e abrangem todas as coisas, o Supremo Uno que contém o Todo, o Sagrado Vivente Universal Oniciente, Onipresente e Onipotente, se manifesta nas operações das Pessoas da Trindade Santíssima, conforme nos revelou o Evangelho de Jesus Cristo e os ensinamentos dos seus apóstolos.
Nesta semana que hoje se inicia, comemoramos este fundamento básico da Igreja Cristã Apostólica, tal qual nos é ensinado por Jesus Cristo em seu evangelho e por seus apóstolos e discípulos, conforme registram os livros de atos e as epístolas apostólicas.
Em Atos 5: 29-32, está registrada a resposta dada por Pedro e os demais apóstolos ao sumo sacerdote:
"Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro.
Deus, porém, com a sua dextra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.
Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem"
Jesus Cristo em seu ministério terreno referiu-se ao Deus de Abraão, Isac e Jacó como o Deus seu Pai, se declarou seu Filho e que enviaria o Espírito Santo da parte do Pai.
Percebe-se do ensino do evangelho e da compreensão dos apóstolos, que estas três pessoas, embora distintas e com ministérios especiais, conservam reciprocidade de atributos divinos, como compondo uma unidade, embora manifestando funções trinitariamente diferenciadas. Assim, nós Igreja de Cristo, desde os apóstolos até hoje, recebemos, cremos, cofessamos e pregamos que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, iguais em poder, santidade, eternidade e todos os demais atributos que devotamos a Deus.
Podemos afirmar que Deus, o Ser Eterno, embora seja o Absoluto Imanifesto, permite-se conhecer na manifestação das Pessoas Santas da Comunidade da Trindade. Por isso, nos dirigimos a Deus em nossas orações como Triuna Divindade, cujas pessoas componentes merecem a nossa vassalagem e adoração.
Na escalada da evolução criativa dos humanos aqui na terra, percebemos o grande auxílio das equipes angélicas, nos primórdios, ajudando a humanidade a alcançar a dimensão de seres morais, capazes de fazer escolhas entre o bem e o mal, condição esta que possibilitou aos humanos alcançarem a dimensão espiritual, com capacidade para a autorreflexão e o cultivo dos sentimentos elevados e dos ideais altruistas, quando então o Cristo veio tornar-se um de nós na pessoa de Jesus de Nazaré.
Com Jesus Cristo recebemos o dom da salvação e vida eterna desde aqui e agora, readquirindo a participação no Sagrado Vivente Universal, que tínhamos perdidos pelo mergulho na vaidade adamo-evínica da volição, do querer saborear o conhecimento das coisas, indo além da propositura do Eterno Vivente Universal para a população edênica;
com Jesus Cristo somos novamente acolhidos na comunhão do Eterno Vivente Universal, pois Ele nos irmanou como Filhos Adotivos do Pai e faz-nos partilhar da Seiva Divina do Amor de Deus, pelo derramamento do Santo Paracleto, do Espírito Santo que nos assiste em todos os momentos da nossa existência. Somos por isso participantes da Comunidade da Trindade, quando nos mantemos na prática dos ensinamentos do Cristo de Deus.
Podemos nos entender como "imagem e semelhança de Deus", pois enquanto seres de dimensão espiritual, temos a faculdade volitiva, que coloca a nossa vontade na função criadora para o devir das coisas boas; enquanto seres de dimenção espiritual, temos o sentimento do zelo e do cuidado para a manutenção da ordem criada para o bem em nossas vidas; enquanto seres de dimensão espiritual, temos a vocação, as aspirações legítimas e o desejo de realizar da melhor maneira as finalidades de nossas existências.
Estes potenciais, que enquanto seres de dimensão espiritual podemos exercitar, individual e coletivamente, como Igreja de Cristo que somos presentes no mundo, encontram seus arcanos misteriosos nas funções específicas das Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo presentes em Deus, de quem podemos ser imagem e semelhança.
Meus irmãos e minhas irmãs! Aproveitemos esta semana de reflexões, de vivências, de testemunho confessional e de modo agradecido e reverente, adoremos ao Supremo e Eterno Vivente Universal, que se manifesta nas funções das pessoas divinas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Que a benção do Deus Triuno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, desça sobre todos e com todos permaneça para sempre!
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário