quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cristãos! Quem Somos Nós! (2)


No nosso artigo anterior (Cristãos! Quem Somos Nós! 1 ), pelos relatos dos Atos dos Apóstolos, observamos que o I Canôn Conciliar, ainda na Igreja Apóstólica, foi promulgado na Igreja de Jerusalém pelo Apóstolo Tiago e levado até a Igreja da Antióquia (onde os seguidores de Jesus Cristo receberam pela primeira vez o honroso nome de CRISTÃOS), expresso na forma que segue:

             “Os cristãos se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne dos animais sufocados e do sangue”, conf. Atos 15: 22-35.


Muitos cristãos de hoje ainda respeitam esta norma do Concílio Apostólico de Jerusalém.
                

    Os doze apóstolos e os discípulos de Cristo se dispersaram pelas regiões do mundo na pregação do Evangelho de Jesus Cristo, convertendo almas, batizando-as em nome da Trindade Santíssima, constituindo Igrejas Locais e organizando-as para o pastoreio dessas almas, testemunhando o Cristo Ressuscitado e sua obra libertadora. As Igreja Locais  tradicionalmente tinham seus Bispos na presidência das comunidades auxiliados pelos Presbíteros,  e seu corpo de Diáconos e Diaconisas dedicados a assistirem as comunidades em suas necessidades. Assim  a Igreja Cristã se espalhou por diversas partes da terra.
 No período Pós Apostólico essas comunidades se  ajustaram de forma consensual, resultando  as Igreja Patriarcais. Patriarca é o nome que se dá ao Bispo, que nos dias de hoje, ainda ocupa a mesma sede da Igreja   iniciada por um Apóstolo.  Existem cinco Patriarcados reconhecidamente de origem apostólica até os dias de hoje, o Patriarcado de Jerusalém, o Patriarcado de Alexandria, o Patriarcado de Antióquia, o Patriarcado de Constantinopla e o Patriarcado de Roma.  Dentre esses patriarcados apenas o Patriarcado de Roma envolveu-se  com a política dos Imperadores de Roma e modificou o perfil da sua Igreja. Os outros quatro  patriarcados históricos permaneceram mais fiéis às tradições eclesiáis, mantendo sua unidade na ortodoxia. Assim, os cristãos ortodoxos são genuinos e autenticamente católicos e apostólicos, pela natureza das suas origens, suas doutrinas, suas disciplinas e suas liturgias.
 O patriarcado de Roma se separou da comunhão ortodoxa no ano 1054, sendo seu titular mais conhecido como Papa, que tem a pretensão de ser o único legítimo, embora tenha se afastado das normas básicas que tradicionalmente orientam as Igreja Patriarcais desde as suas origens.
O  Patriarcado de Constantinopla, criado nos Concílios de Constantinopla I e II no ano 381 e no IV Concílio de Calcedônia, no ano 451,  é reconhecido pelas Igrejas Patriarcais como o Patriarca Ecumênico, mantendo uma respeitosa liderança entre as demais comunidades ortodoxas no mundo.
 Existem no universo dos cristãos ortodoxos mais quatro Patriarcados de origem mais recente, o Patriarcado de Moscou, Patriarcado da Iuguslávia, Patriarcado da Romênia e Patriarcado da Bulgária
 Além desses nove Patriarcados (incluindo o de Roma), existem onze Igrejas Ortodoxas  Autocéfalas, na  Geórgia, na Grécia, no Chipre, na Albânia, na Polônia, na Tcheco-Eslováquia, no Monte Sinai, na Finlândia, no Japão, na China e na Hungria.
 Somam-se a esses nove Patriarcados Ortodoxos e às onze Igrejas Autocéfalas Ortodoxas, mais as Igrejas Ortodoxas em formação, na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), na América do Sul, na Austrália, na  Coréia, na Uganda e  na África do Sul.
 Todas estas Igrejas fazem parte da Comunhão Ecumênica  Ortodoxa, tendo seus ritos próprios, disciplinas e carismas diversos, mas unidas na autêntica doutrina dos Apóstolos e Pais da Igreja, conforme as Sagradas Escrituras e Tradição Apostólica.
Para essas Igrejas de Tradição Ortodoxa o único Chefe  da Igreja é Jesus Cristo. Não crêm na infalibilidade nem do Papa, nem de nenhum outro Patriarca, ou Bispo, mas sim do Consenso Conciliar Ecumênico. Reconhecem como legítimamente ecumênico, o Concílio que dá voz e voto  aos representantes de todas as Igrejas Cristãs legítimas.
Além dessas Igrejas Ortodoxas referidas de origens históricas, existem outras Igrejas  que se afirmam Ortodoxas, de origens mais recentes espalhadas por várias regiões do mundo, inclusive no Brasil,  mas que não guardam comunhão oficial com as Igrejas Ortodoxas Tradicionais e nem sempre  sustentam consciência da legítima espiritualidade ortodoxa cristã e das disciplinas ortodoxas tradicionais.
   
                      Que Deus nos abençôe  a todos!

                             Dom Felismar  Manoel
                  Catolicismo  Evangélico  Salomonita
               Visite a página http://www.icai-ts.org.br/

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