quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Igreja de Cristo como Mistério Divino:uma ação atual de Jesus Cristo na história dos homens e das mulheres nos dias de hoje

Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e
 quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.”
                                                                                                                              
 Isaías 28: 16; I Pedro 2: 6; Romanos 9: 33 (Almeida)

     Jesus Cristo é a pedra angular sobre a qual sua Igreja foi estruturada. A Igreja Cristã é o sacramento da presença viva de Jesus Cristo conosco todos os dias, até a consumação dos séculos vindouros, oferecendo a salvação para os pecadores que o confessam como o Filho de Deus.
      A primeira condição para a pertença à Igreja de Cristo é a firme confissão de que Cristo é o Filho de Deus. Esta confissão faz da pessoa outra pedra viva na qual o próprio Cristo vai edificar a sua Igreja naquela alma espiritual. Nisto ela é feita membro do Corpo Místico de Cristo, herdeira do céu e da vida eterna. Esta é uma condição atual, pois Cristo continua construindo a sua Igreja nas almas espirituais, sob essa condição de reconhecê-lo como Filho de Deus, crer no seu Evangelho e aceitar o seu plano de salvação.
      A segunda condição é atender o chamado divino, para estar reunidos com os outros irmãos, celebrando a comunhão com Deus e os irmãos, unidos no amor de Cristo. Essa dimensão faz da Igreja de Cristo também “O Povo de Deus que Caminha”, solidário, fraterno, virtuoso  pois que composto por novas criaturas em Cristo, co-construtoras do Reino de Deus na terra.
      A terceira condição envolve o concurso das diferentes culturas dos homens espalhadas pelas diversas  regiões do planeta terra, onde vivemos. Sem exclusão das outras, esta condição depende muito da fidelidade das pessoas ao sopro do Espírito Santo, pois é necessário que coloque os interesses do Reino de Deus na terra em primeiro lugar. Fala-se aqui da Igreja enquanto Instituição Humana.
     A Igreja Institucional teve origem nos dias apostólicos, mais ou menos há 1983 anos atrás, quando ocorreu o cumprimento da promessa de Jesus Cristo, com o envio do santo Paracleto no evento do Pentecoste Cristão, quando o Espírito Santo de Deus foi derramado sobre  homens e mulheres reunidos em uma casa em Jerusalém.
     A Igreja de Cristo, enquanto instituição, tem origem apostólica com certeza e, desde aqueles dias, tem se espalhado pelo mundo, ora cumprindo os santos propósitos de sua criação por Cristo, ora se desviando deles para atender a  interesses humanos, nem sempre muito dignos. Nem sempre Jesus Cristo tem sido de fato, considerado como a  PEDRA ANGULAR da sua Igreja. Interesses mesquinhos podem afastar da Igreja Institucional, o lugar de Cristo como Chefe da Mesma e, em seu lugar, constituir outros chefes, com outros interesses, que dificultam o papel da Igreja no mundo.
     A proposta deste trabalho não é discorrer sobre os erros humanos na Igreja de Cristo, e sim, refletir sobre a Santa Igreja Cristã, Católica Apostólica, a partir de uma perspectiva dos cristãos  pertencentes ao Catolicismo Evangélico Salomonita, que valorizam o estado de alforria cristã conferida ao pecador por Cristo, o Filho de Deus, pela libertação  advinda  do  conhecimento, aceitação  e vivência do seu Santo Evangelho.
     Desde a época do ministério público de Jesus até os dias atuais, algumas pessoas tem diferentes opiniões a respeito de quem é Jesus Cristo. Por isso Jesus perguntou a seus apóstolos, o que eles achavam a respeito da sua origem e quem ele era verdadeiramente. Na versão do evangelho escrito  por Mateus, no capítulo 16 e versículos 15 a 19, registra o diálogo de Jesus com seus apóstolos, onde Simão responde sem contestação dos demais apóstolos presentes, que  JESUS É O CRISTO,  O FILHO DO DEUS VIVO. Mediante essa confissão dos apóstolos na pessoa de Simão, Jesus o saúda como bem aventurado, usando um jogo de palavras  “tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Nesse jogo de palavras na língua grega, “ petros “ significa pedrinha, enquanto  petra “ significa rocha. Se voltarmos atrás, quando Jesus encontrou Simão pela primeira vez, levado por seu irmão André, conforme relatado na versão do evangelho segundo João, no capítulo 1, versículos 40 a 41, vamos encontrar Jesus dizendo a Simão que ele seria chamado  Cefas “, usando nesse caso uma palavra do aramaico, língua que não possibilita usar o jogo de palavras e cujo significado é pedra, podendo ser pedrinha ou rocha. Se adiantarmos a nossa consulta aos escritos do próprio apóstolo Pedro, em sua primeira carta dirigida aos cristãos, no capítulo 2, versículos 4 e 5,  encontramos o apóstolo Pedro apresentando  o  Cristo como a Pedra Viva Angular da Igreja e  os cristãos como outras pedras vivas, edificados casa espiritual para um sacerdócio santo. Também  nesse texto,  Pedro usa as palavras gregas “ lithon zonta “, referindo-se a Cristo como Pedra Viva e  lithoi zontes “, referindo-se aos cristãos  como  outras  pedras vivas , que devem edificar o templo espiritual para exercer o Santo  Sacerdócio Universal em Cristo.
       A primeira dimensão da Igreja de Cristo é a dimensão do Mistério Divino. Trata-se  do mistério do amor divino que acolhe o pecador e o transforma em filho ou filha de Deus. O evangelho segundo João, em seu capítulo 3, versículo 16, afirma  que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
     A Igreja de Cristo  é a realização desse mistério de amor que possibilita aos homens e as mulheres se tornarem filhos e filhas de Deus, conforme atesta o evangelho de João em seu capítulo 1, versículo 12, onde diz que todos quantos receberam a Jesus Cristo e creram no seu nome,  foi-lhes dado  o poder de se tornarem filhos de Deus.
     Os filhos e filhas de Deus amam a Jesus Cristo e se orientam pelos seus ensinamentos. Jesus afirmou que se alguém o ama, guardará as suas palavras, que será amado pelo Pai e que Ele e o Pai virão e nele farão morada, conforme relata João no capítulo 14, versículo 23. Também Paulo em sua Carta aos Efésios, no capítulo 2, versículos 18 a 22, diz que somos parte da família de Deus e sua habitação no Espírito Santo.
     A  Igreja de Cristo  torna o Cristo presente conosco todos os dias, pois que somos enxertados nEle como membros do seu corpo. Paulo em sua primeira carta aos coríntios, no capítulo 12, versículo  27, diz que somos o Corpo de Cristo e individualmente membros desse Corpo. Nisto Cristo cumpre sua promessa de estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos, conforme expressa o texto de  Mateus, no capítulo 28, versículo 20. Cristo está presente no mundo, em nossos dias, através da ação dos membros do seu corpo que somos nós. É preciso que operemos sob a ação do Espírito Santo de Deus,  as obras de Cristo, nós que temos a ventura de ter a Igreja de Cristo edificada por Ele mesmo em nós, em nosso ser. Somos o Cristo no mundo, pois que membros do seu Corpo Místico. Por isso o nosso dever de ser o sal da terra  e a luz do mundo, conforme ensina o próprio Jesus Cristo nos relatos de Mateus, capítulo 5, versículos 13 a 16 (e também Marcos 9: 49-50; Lucas 14: 34-35).
  
                                         Que Deus nos abençôe  a  todos!

                                                 Dom Felismar  Manoel
                                    Catolicismo  Evangélico  Salomonita
                                        Visite o site: www.icai-ts.org.br
         



Nenhum comentário:

Postar um comentário