domingo, 17 de abril de 2022

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

Diretório Litúrgico para o Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos



17/04/202221ª Semana Anual – Domingo da Ressurreição / Anabiosis – Festa da Páscoa - Semana Santa - Mistério LitúrgicoJesus Cristo Ressuscitou, sua sepultura está vazia / Kenosis – Verdadeiramente Ele Ressuscitou! Alegremo-nos! Aleluia!


Palavras do Evangelho:


Havendo passado o dia de descanso (sábado), Maria magdalena, Maria a mãe de Jacob, e Salomé, compraram especiarias aromáticas para ir ungir o corpo de Jesus, e pela manhã do primeiro dia da semana (domingo), vieram ao sepulcro ao despontar do sol, e diziam entre sí: Quem nos removerá a pedra da entrada do sepulcro?


Quando vieram, notaram que a pedra havia sido removida, embora fosse uma grande pedra. E ao entrar no sepulcro viram um jovem sentado à direita, , vestido com uma túnica branca, e ficaram estupefatas, mas ele lhes disse: Não tenham medo. Vocês buscam a Jesus de Nazaré, o que foi crucificado. Ele Ressuscitou! Não está aqui. Vejam o local onde o puseram.


Vão e digam a seus discípulos e a Pedro: Ele vai antes de vocês à Galiléia; lá o verão, assim como lhes havia dito.

( Marcos 16: 1 a 7 – Bíblia Pechita – Holman)




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria. Atenção, com sabedoria!


Estamos terminando a semana santa e celebrando hoje a vitória de Jesus Cristo, o Deus feito homem pelo mistério da sua encarnação (sarkosis), através da qual a Deidade tocou a Humanidade e a fez novamente integrante da comunhão com a Plenitude de Vida que é Deus, cuja sintonia com o Ser Eterno haviámos perdidos, pela primeira queda evoadânica, sendo degredados para a terra árida onde cumprimos a nossa sentença, enquanto sina. Isto cessou nos braços da cruz, onde e quando Jesus de Nazaré consumou o seu projeto de nossa redenção, a ser vivido aqui, pondo em execução as diretrizes da Boa Nova do seu Reino que nos abre uma boa e agradável acolhida.


Durante esta semana que findou, vimos Jesus assumindo o nosso lugar de modo amoroso, tornando-se o nosso vigário substitutivo em colóquio sacrificial junto ao Santo Pai Eterno, levando essa esperançosa salvação mesmo ao mundo dos mortos, em corpo espiritual, enquanto o seu corpo carnal se encontrava sepultado, corpo que Ele retomou, deixando seu sepulcro vazio, celebrando a afirmação solene de sua vitória sobre a morte, sobre o pecado, sobre o mundo e sobre o reinado de satanás.


Aproveitemos este tempo que nos surge, pois por quarenta dias Jesus Ressuscitado estará em divina parusia conosco, nos instruindo e dando sustentação, no apostolado e discipulado, como operários de sua seara aqui na terra árida que habitamos, da qual somos mordomos a prestar contas e cultivadores para a nossa sobrevivência e das futuras geraçõs.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(1) - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022


II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade


Ideia Central:


1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico.


2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta - Theosis.

-----------------------------------------------------------------------------------------


(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.


17, 18 e 19/03/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica ´para o período: Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.


(3) - Mês Lunar em abril

01/04/2022 – Lua Nova às 03,24h

09/04/2022 – Lua Quarto Crescente às 03,47h

16/04/2022 – Lua Cheia às 15,55h

23/04/2022 – Lua Quarto Minguante às 08,56h

30/04/2022 - Lua Nova às 17,28h


(4) - Estação Zodiacal (Mês Astrológico)

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Aries de 21/03 a 20/04



(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de abril de 2022 - - - - - - - - - - - - -

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário