domingo, 3 de abril de 2022

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

03/04/2022 – 19ª Semana do Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos



03/04/2022 – 19ª Semana 5º Domingo Penitencial ou das Cinzas - Epistrofia = Conversão - Quaresma - Mistério LitúrgicoJesus de Nazaré ensina o povo, usando a didascália, a martiria e a querigmática - DIA DO ENVIO.




Irmãos e irmãs! Em paz e boa vontade interior na alma e no coração, reflitamos no texto do evangelho e estejamos atentos! Atenção! Com Sabedoria!


Jesus de Nazaré, o Mestre dos mestres batizado pelo Profeta João Batizador lá nas águas do Rio Jordão, inaugura a implantação do Reino de Deus nas almas e corações das gentes, realizando eloquentes portentos (thaumatos e terastes), anunciando a Boa Nova, perdoando pecados, libertando cativos, curando doentes, fortalecendo a vida de fé, alimentando a esperança nas promessas divinas e praticando as obras de amor e misericórdia, confirmando a vida plena e a corporeidade das energias incriadas do Ser Eterno. Durante cerca de três anos ele esteve com seus apóstolos e discípulos, disseminando as teorias e as práticas de seu Reino Espiritual de modo andarilho (peripatético), junto aos pobres e oprimidos do seu tempo na terra, no verdadeiro “aprender fazendo”.


Nos tempos antigos era costumeiro que um Mestre não escrevesse as teorias dos seus fazeres, mas preparasse seus Epígonos (discípulos que divulga as obras do seu Mestre) para que cuidassem de estender ao mundo as suas propostas; Jesus de Nazaré também agiu assim:

===> “ Chamando Jesus a seus doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos espíritos malignos, e para curar enfermidades, e os mandou proclamar o Reino de Deus e curar aos enfermos.” (*)

===> Mas além desses doze epígonos, “ Jesus de entre seus múltiplos discípulos e discípulas, enviou a outros setenta (ou setenta e dois), de dois em dois, adiante dele, em cada lugar e em cada cidade onde ele iria estar.” (*)


Apesar de Jesus ter afirmado que “o Reino dEle não é deste mundo”, temos, entretanto, da parte de Jesus de Nazaré, um zeloso cuidado com a implantação do Reino de Deus que aqui Ele inaugurou consumando as suas obras nos braços da cruz, como mesmo Ele lá, elevado no madeiro se pronunciou.


Irmãos e irmãs da comunidade mística cristã apostólica, consideremos de modo refletido e responsável, este zelo do nosso Mestre e Senhor quando esteve entre nós na sagrada sarkosis, e nos situemos enquanto discípulos ou discípulas dos dias atuais, enviados e enviadas a preparar as almas e os corações das pessoas, para que aí possa estar Jesus Cristo, o Filho de Deus Salvador. (*) Biblia Peshitta – Holman

Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(1) - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022


II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade


Ideia Central:


1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico.


2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta - Theosis.

-----------------------------------------------------------------------------------------


(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.


17, 18 e 19/03/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica ´para o período: Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.


(3) - Mês Lunar em abril

01/04/2022 – Lua Nova às 03,24h

09/04/2022 – Lua Quarto Crescente às 03,47h

16/04/2022 – Lua Cheia às 15,55h

23/04/2022 – Lua Quarto Minguante às 08,56h

30/04/2022 - Lua Nova às 17,28h


(4) - Estação Zodiacal

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Aries de 21/03 a 20/04



(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de abril de 2022 - - - - - - - - - - - - -

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário