domingo, 10 de abril de 2022

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

Diretório Litúrgico para o Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos



10/04/202220ª Semana Anual – Domingo das Hosanas ou da Benção dos Ramos - Semana Santa - Mistério LitúrgicoReconhecimento da “Senhoridade” do Cristo enviado de Deus em nossas vidas.


Benção dos Ramos


Hosana ao Filho de Davi! Bendito seja o que vem em nome do Senhor! Rei do Povo de Deus, Hosana nas alturas!


Que o Ser Eterno, Único Senhor esteja na vida de todos nós, agora e para sempre!.

Digna-te, Senhor, abençoar estes ramos que o teu povo trouxe para o teu louvor e a tua homenagem, como sinal de submissão ao Senhorio de Jesus Cristo em suas vidas pessoais; dá-nos vencer os inimigos da vida de consagração eficaz e ajuda-nos a abraçar com entusiasmo o testemunho do teu Reino na Terra. Por Jesus Cristo Nosso Senhor e Mestre. Amém



Irmãos e irmãs! Em paz e boa vontade interior na alma e no coração, reflitamos no texto do evangelho e estejamos atentos! Atenção! Com Sabedoria!



Ao aproximar-se de Jerusalém, chegou a Bettfagé, próximo ao Monte das Oliveiras, e enviou Jesus de Nazaré a dois de seus discípulos, dizendo-lhes:

Vão a essa aldeia que está à frente de vocês, e encontrarão a seguir uma jumenta com seu jumentinho junto a ela; solte-os e os traga a mim, mas se alguém lhes falar algo, diga-lhe: Nosso Senhor necessita deles, e prontamente os entregarão para trazê-los a mim. Tudo isto sucedeu para que tivesse cumprimento o que foi dito pelo profeta:

Digam à filha de Sião: Eis aqui que teu Rei vem a ti, humilde e montado sobre um jumento, sobre um jumentinho filho de jumenta.

Assim pois, os discípulos foram e fizeram tal como Jesus de Nazaré lhes havia ordenado; trouxeram a jumenta e o jumentinho e colocaram sobre ele os seus mantos, e então Jesus de Nazaré o montou. E um grande número da multidão estendia seus mantos no caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho. Tanto a multidão que iam à sua frente como as que iam atrás, aclamavam dizendo:

Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome de Deus, o Ser Eterno! Hosana nas alturas! -

Mateus 21: 1 a 9 - Biblia Peshitta – Holman



- Jesus Cristo Filho de Deus, Nosso Senhor, Salvador e Rei do Povo de Deus; em tua honra cantamos e oramos com os ramos nas mãos; faças descer a graça da tua benção por toda a parte onde estes ramos chegarem, e que, como sinal em nossas casas, nos lembre do teu Senhorio Eterno em nossas vidas e nos livre das aflições da existência. Tu que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, para sempre. Amém.



===> Estes ramos que trouxemos hoje para saudar Jesus Cristo Filho de Deus, constituem um marco de que fizemos a sua entronização em nossas vidas, como único Senhor a quem devemos vassalagem espiritual enquanto vivermos existencialmente aqui na terra. Eles serão guardados em nossas portas residenciais, junto ao Mezuzá Sagrado, e tomaremos deles para em oração a Deus, queimá-los em testemunho de fé e confiança, pedindo que sejamos libertos de grandes pragas e tempestades. Deus tem nos socorrido através da história. Louvado seja o Senhor!

Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(1) - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022


II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade


Ideia Central:


1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico.


2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta - Theosis.

-----------------------------------------------------------------------------------------


(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.


17, 18 e 19/03/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica ´para o período: Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.


(3) - Mês Lunar em abril

01/04/2022 – Lua Nova às 03,24h

09/04/2022 – Lua Quarto Crescente às 03,47h

16/04/2022 – Lua Cheia às 15,55h

23/04/2022 – Lua Quarto Minguante às 08,56h

30/04/2022 - Lua Nova às 17,28h


(4) - Estação Zodiacal (Mês Astrológico)

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Aries de 21/03 a 20/04



(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de abril de 2022 - - - - - - - - - - - - -

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário