domingo, 4 de abril de 2021

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA (*)- - EREMITÉRIO COMPAIXÃO SAGRADA (**) -

 

(*) Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ / (**) Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis, Duque de Caxias, RJ


04/04/2021 – 19ª Semana do Ano Eclesial Litúrgico Domingo da Páscoa da RessurreiçãoANABIOSIS – Aleluia! Jesus Cristo Ressuscitou, sua sepultura está vazia – ÁGIA KENOSIS – Verdadeiramente Ele Ressuscitou. Alegremo-nos! Aleluia!

A CRUZ FICOU VAZIA!

A SEPULTURA FICOU VAZIA!

Este contexto kenótico enche de vida cada um de nós, tornando a Igreja Corpo Místico de \Cristo mais forte. Vamos à luta! Testemunhemos!


Feliz Páscoa do Cristo 2021!



===> LEIA O SANTO EVANGELHO DE JESUS conforme Marcos – Em 16 capítulos, faz um relato sintético de tudo o que ele fez. - Marcos 16: 1 – a 8 -


Síntese para reflexão e tomada de decisões com vivências atitudinais:


“ … Não tenham medo. Vocês procuram Jesus de Nazaré, o que foi crucificado. Ele Ressuscitou! Não está aqui (na sepultura). Vejam o lugar onde o puseram (está vazio)....” - Marcos 16: 6.



Caros Irmãos e irmãs em Cristo!

Amados irmãos e irmãs, filhos do mesmo Ser Eterno, nosso Deus Pai na ordem da sua divina criação!



Estamos no domingo da ressurreição de Jesus Cristo, quando constamos uma sepultura vazia após uma cruz vazia desde sexta-feira passada; esta ideia de vazio, para os primeiros discípulos de Cristo, que eram usuários da língua grega, naquela época do helenismo predominante, era denominada de KENOSIS, tendo surgido dela uma forte dinâmica da Igreja, enquanto comunidade reunida e praticante dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, plenamente manifestado como Filho de Deus.



Lembremo-nos que nós cristãos, discípulos e fiéis seguidores, somos ordenados a sermos testemunhas do Cristo no mundo. É verdade que fomos comissionados para levar adiante o trabalho iniciado por Jesus de Nazaré, na implantação do seu Reino na terra, conforme a sua Boa Nova, enquanto SERVOS DE DEUS E DOS IRMÃOS e não como possuidores de títulos de nobreza dos impérios humanos, como tradicionalmente tem se comportado a maioria dos clérigos ditos cristãos, em verdadeiras “ações afirmativas” à semelhança dos nobres dos reinos e impérios antigos e modernos; sabemos pelas palavras do próprio Jesus de Nazaré, que enquanto humano ele também não tinha onde reclinar a cabeça.



Sabemos que Jesus certa feita disse aos seus interlocutores, para “dar a Deus o que é de Deus”, e “dar à Cézar (ao Estado/Império) o que é de Cézar”. Não creio justificável as argumentações clericais e institucionais para se manter ricas indumentárias, alfaias e costumes atitudinais, mesmo litúrgicas, em nome de tradições já corrompidas pelo distanciamento da pureza evangelical, e visivelmente comprometidas com o espírito de casta que separa os irmãos e irmãs. Se justifica indumentárias, alfaias, hábitos e atitudes pessoais e litúrgicas, comprometidas com a higiene, boa saúde e vigor, alinhadas à Santa Tradição dos Santos Padres, mas contextualizadas com os Santos Evangelhos do Cristo Ressuscitado. Que a força da Ágia Kenosis de uma cruz e uma sepultura vazia, nos dê coragem para o despojamento das superficialidades seculares, para colocar nossa força e segurança no revestirmos da Persona Christi comum a todos nós batizados, que nos faz membresia da Corporeidade Eclesial Mística do Cristo. Disponhamo-nos a refletir e ousemo-nos a tomar a iniciativa. Converse com outros, forme círculos de orações e reflexões em busca de assumir o seu testemunho de manifestar para o exterior a Igreja Cristã que se é. Deus nos ajude!



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

Abuna Philoseleos



======================== *** === *** === *** ============================



Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.


18, 19 e 20/03/2021 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.


Cor Litúrgica ´para o período: AMARELA - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.



Ano Litúrgico Eclesial 1994 (2020/2021)

- O Catecumenato como Caminho de Espiritualização -

===> Atualização dos Mistérios da Vida através da Anamnese Crística - atos, fatos, comemorações, reflexões, vivências, celebrações litúrgicas.


1 – Aspectos Pastorais da Espiritualidade Mística Cristã Apostólica -



1.1 – Movimentos Litúrgicos de Transcendências Espirituais:

* A partir de 14/02/2021 - II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade - Ideia Central:


===> - Jesus de Nazaré, o Filho do Homem se revela como o Filho de Deus, anuncia o seu Evangelho Alforriador, consuma a Redenção Humana, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício e morte na cruz, edificando a Igreja como seu Corpo Místico.


===> - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta - Theosis.


===> - Tempo - Preparação de nossas vidas - Metanóia e katarsis penitencial ===> Arrependimento (metanoia), conversão e penitência (epistrofia) e disposição (diastesis) para entronizar o Cristo de Deus como Senhor (Kyrius) da história da nossa vida pessoal (Cristoforia), em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental.


2 - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



2.1 - Estação Outonode 21/03/20 a 20/06/21 - Festival dos Frutos - Cor Litúrgica ´para o período: AMARELA - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.





2.2 - Aspectos da leitura dos céus na faixa zodiacal:

Signo de Aries – 21/03/2021 a 20/04/2021

Lua Nova em 11/04/2021 –

Lua crescente em 20/04/2021-

Luas cheias em 27/04/2021 -

Lua minguante em 04/04/2021 -



3 - Efemérides Semanais –



3.1 - ===> Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.

    ======================================

*** --- + --- ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário