domingo, 18 de abril de 2021

- 3ª SEMANA DA PÁSCOA DE JESUS CRISTO – TEMPO DA PARUSIA DO CRISTO RESSUSCITADO -

 

Em 18/04/2021


“ … Na tarde do primeiro dia da semana, estando as portas fechadas do lugar onde estavam os discípulos por medo dos judeus, chegou Jesus, e pondo-se no meio deles, disse: A paz seja com vocês.

Havendo dito isto, mostrou-lhes suas mãos e as costas, e os discípulos se regojizaram ao ver Nosso Senhor.

Então Jesus lhes disse outra vez: A paz seja com vocês. Tal como me enviou meu Pai, também eu o envio a vocês.

E havendo dito isto, soprou sobre eles e lhes disse: Recebam o Espírito Santo. Se perdoam os pecados a alguém, lhes serão perdoados, e se a alguém os retém, lhes serão retidos. … ”

- João 20: 19 – 23

(também Mateus 28:16-20;

Marcos 16: 14-18; Lucas 24: 46-49) -



Pontos para reflexões vivenciais litúrgicas e afetivas:


1 – Os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar, com as portas fechadas, por medo das perseguições movidas pelos partidários do Sinédrio Judaico;

2 – Jesus Ressuscitado, embora em forma física, se fez presente no ambiente, sem necessidade de abrir-lhe as portas;

3 – Jesus Ressuscitado mostrou-lhes as marcas dos açoites corporais e da crucificação recebida;

4 – Jesus solenizou com assopro sobre os discípulos, a outorga do poder comissário na comunhão do Espírito Santo, para perdoar os pecados aos arrependidos compungidos e convertidos, na busca de nova vida.



Caros Irmãos e irmãs em Cristo!

Amados irmãos e irmãs, filhos do mesmo Ser Eterno, nosso Deus Pai na ordem da sua divina criação!



Jesus Cristo ressuscitado ativou a sua parusia com seus discípulos, aparecendo-lhes quando reunidos, temerosos com as perseguições, e com certa prudência mantendo as portas das habitações fechadas, pois havia perseguições institucionais sinédrio-romana-imperial contra Jesus de Nazaré e seus discípulos.



Durante a parusia de Cristo com seus discípulos, por mais vezes, Jesus juntou-se a eles de maneira maravilhosa, mesmo com as portas fechadas; parece que a natureza corporal dos seres ressuscitados, apresenta outra ordem ponderal, mais para a sintonicidade com realidades superiores da transcendência e de egrégoras das Hierarquias Espirituais Celestes.



As asceses espirituais requerem de nós humanos, esforços sustentados por nossas vontades, às vezes com sofrimento impostos à nossa natural humanidade, claro que não se igualando aos sofrimentos que Jesus de Nazaré passou em sua paixão e morte, mas não devemos nos esquecer dessa necessidade de superar os incômodos dos sofrimentos corporais, e focados na nossa intencionalidade decidida, tal como Jesus Ressuscitado exibiu aos discípulos suas chagas e marcas de sofrimentos e esforços, para sintonizar em diásteses psico-anímicas, o abrigo e alojamento corporal de energias incriadas de Deus, sustentadas pelo Espírito Santo Paracleto, a operar em nós a Hágia Theosis.



Foi neste contexto de realidades místicas trancendentes, que o Cristo Ressuscitado conferiu aos discípulos a Ordem de Perdoar Pecados aos Arrependidos, aos Compungidos, aos Contritos, aos Dispostos a iniciar nova caminhada à luz das Boas Novas do Reino.



Ponderemos! Em espírito de oração, meditação, adoração, busca e descanso no perene Esforço de Comunhão com Deus, nas Pessoas do Pai Eterno, do Filho Amado Jesus Cristo e do Espírito Santo nosso Assistidor, irmanados com Todos os Santos e santas de Deus, de todas as épocas, ajudados pelos Seres Espirituais das Sagradas Hierarquias.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

Abuna Philoseleos



======================== *** === *** === *** ============================


- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA (*) -

- EREMITÉRIO COMPAIXÃO SAGRADA (**) -


(*) Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ / (**) Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis, Duque de Caxias, RJ


2º - Tempo da Celebração - Parusia do Cristo Ressuscitado -

Durante 40 dias Ele se encontra com os apóstolos e discípulos e lhes transmitem ensinamentos.


18/04/2021 - 21ª semana - 3º Domingo da Páscoa - Mistério Litúrgico – Os discípulos de Cristo se encontram com o seu Senhor que lhes outorga o poder de perdoar pecados.



1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



* - Estação Outonode 21/03/20 a 20/06/21 - Festival dos Frutos - Cor Litúrgica ´para o período: AMARELA - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.



2 * - Aspectos da leitura dos céus na faixa zodiacal:



Signo de Touro – 21/04/2021 a 20/05/2021

Lua Nova em 11/05/2021 –

Lua crescente em 19/05/2021-

Luas cheias em 26/05/2021 -

Lua minguante em 02/06/2021 -



3 * - Efemérides Semanais



- ===> Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.

    ======================================

*** --- + --- ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário