sábado, 28 de julho de 2018

SEJA MISSIONÁRIO NA PÁTRIA QUE LHE DÁ CIDADANIA


Dom Fr. Felismar Manoel
Eremitério Compaixão Sagrada
Ordem dos Irmãos Salomonitas

Paz e bem meus irmãos e minhas irmãs.
Busquemos a unidade em Cristo sem ter medo de conviver com as diversidades culturais, cultuais e devocionais nos testemunhos da fé.

Jesus Cristo disse:
Ide por todo o mundo…
Vós sereis minhas testemunhas... ”

8º Domingo Missionário
côr litúrgica: VERDE
Os Santos Evangelhos nos ensinam:

1 – Os fariseus armaram entre si uma estratégia para surpreender Jesus de Nazaré, e junto com os guardas de Herodes, lhe fizeram um pergunta:

Mestre, sabendo que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois: Que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não?

Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. Trouxeram-lhe um denário. E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam-lhe: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Ouvindo isto, se admiraram e, deixando-o, foram-se.



Conforme Mateus 22: 15– 22; Marcos 12: 13 – 17; Lucas 20: 20 - 26 .
(Adaptado por Giulini)



Meus amados irmãos e irmãs ! Nesta oitava semana de nossa ectoeclesialidade, o nosso Diretório Litúrgico nos aponta a ideia de sermos missionários na dimensão da nossa pátria.

Diferente da ideia da semana que passou, quando nós refletimos sobre nossa ectoeclesialidade na dimensão de nossa nação, enquanto uma unidade envolvendo os valores etnoculturais, agora, nesta semana, nos voltamos para a dimensão patriótica, para a unidade que nos acolhe e nos dá cidadania.

Vivemos dias difíceis na terra, onde os estados ditos soberanos, em grande escala, se distanciam do senso político da busca do bem estar geral do seu povo; suas sociedades perdem a solidariedade e generosidade na convivência com o outro, os governantes se distanciam do bem comum em benefício do bem próprio para si e para os seus familiares, os grupos ideológicos organizados se antagonizam com as boas novas das religiões e crenças universais tradicionais, os nichos organizados de amantes dos contra-valores se proliferam, predominando uma anomia social que instala o caos na vida das pessoas de bem, reinando a injustiça e o sofrimento para a maioria das pessoas filhas de Deus, que têm direitos de plena cidadania.

O que tem feito as igrejas denominacionais em grande parte, na busca do senso da prática da justiça e da caridade? O que tem feito nos cenários da vida espiritual? do discipulado cristão autêntico? na práxis das atitudes pastorais? O que tem feito visando atestar que Cristo Ressuscitado, de modo espiritual e místico, continua presente no mundo até o fim dos séculos?

As eclesialidades denominacionais de hoje, salvo raríssimas exceções, estão comprometidas apenas com suas ideologias de sobrevivência dos jogos de poder e manutenção do status de importância na sociedade; deixaram de lado os compromissos de atitudes testemunhais na manutenção das ações do Cristo no mundo.

As denominações religiosas institucionais nos dias atuais, necessitam de voltar ao evangelho de Jesus de Nazaré, manifestado como o Cristo Filho de Deus; necessitam de conversão sincera, abandonando as falsas suditagens, para que os cristãos sejam verdadeiros discípulos do Divino Mestre e Salvador, para que seus ministros sejam servos verdadeiros, de Deus, da Igreja Corpo de Cristo e dos irmãos constituídos em Povo de Deus.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Catolicismo Apostólico Salomonita
icai-ts

Espaço Mistagógico - Teologia Mística Cristã Oriental –

Da Luz Incriada de Deus que projeta do coração do Cristo Ascensionado, essa luz se desdobra em sete raios com suas diferentes vibrações, dinamizando potenciais humanos diversos, possibilitando o acertar no caminho do bem , da filantropia, da santidade, rumo a uma antropotheosis, ajudando assim a ação do Cristo Ressuscitado a toda humanidade.

Procurem Irmãos Salomonitas buscar o conhecimento dessas diversas cores, suas vibrações e suas influências na vida dos humanos.
Nas Bençãos e Luz do Coração do Cristo Ascensionado, Abuna Philoseleos






DIRETÓRIO LITÚRGICO CRISTÃO SALOMONITA

Hemerológio Cristão 1991 (de 03/12/2017 a 01/12/2018)
Ano Eclesial Cristão 1991 -
II Movimento do Tempo Litúrgico
Arco Ascendente - Antropotéia
- ANTROPOTHEOSIS – ECTOECLESIALIDADE -


Ideias Centrais:
- O ser humano se diviniza (Zeosis) na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo realizando a theosis do Divino ; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Quadrante Estacional de Inverno - Apropriação das Sementes – de 20 de junho a 20 de setembro -

Cor Litúrgica para o período : Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um undo melhor pela conjugação de nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus, da qual fazemos parte como outros entes da criação.


Honra às Memórias Veneráveis
Efemérides cristãs da Semana:

29/07/2018 – 35ª Semana eclesial 1991 –
8º Domingo Missionário – Seja missionário na sua pátria que lhe dá cidadania.

Mistério Litúrgico – A atitude testemunhal de cidadania civil e de cidadania religiosa.

Marta, Maria e Lázaro, irmãos amigos de Jesus, memorial.

Dia 30/07/2018 – Segunda feira – Pedro Crisólogo, bispo e doutor da igreja; Santa Maria de Jesus Sacramento Venegas; São Leopoldo Mandic.
Dia 31/07/2018 - Terça feira – José de Arimatéia; Inácio de Loyola, presbítero e fundador da Companhia de Jesus.
Dia 01/08/2018 - Quarta feira – Afonso de Ligório, bispo e doutor da igreja.
Dia 02/08/2018 – Quinta feira – Eusébio de Vercelas, bispo; Pedro Julião Eymard.
Dia 03/08/2018 – Sexta feira - São Nicodemos.
Dia 04/08/2018 – Sábado – João Maria Vianney, Cura D’Ars.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário