sábado, 15 de outubro de 2016

Ter Compaixão pelo Sistema Solar

Ano Litúrgico 1989
16/10 a 22/10/2016 - 47ª Semana Eclesial

Período da Compaixão por todas as criaturas de Deus
Unamos aos Ministérios das Hierarquias Sagradas dos Mensageiros de Deus

Quadra temporal da Primavera – Cor litúrgica: azul do céu.
Simboliza a alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

- Mistério Litúrgico –
Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Tenhamos misericórdia e compaixão por todas as criaturas de Deus, pois somos todos irmãos de origem.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 16/10 – 8º Domingo da Compaixão – Ter compaixão pelo sistema solar - Ministério de Ofanim e Orofiel da Ordem dos Elohim de Deus.

Dia 16/10 – Domingo –
Hugh Latimer e Nicolas Ridley, bispos e mártires, 1555.
Dia 17/10 – Segunda feira –
Inácio, bispo de Antioquia e mártir, 107.
Ministério de Frei Fabiano de Cristo, Rio de Janeiro.
Dia 18/10 – Terça feira –
Lucas, evangelista.



8º Domingo da Compaixão – Ter compaixão pelo sistema solar.
Comunhão com o Ministério de Ofanim e Orofiel da Ordem dos Serafins de Deus.

Reflexões bíblicas

O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.

Salmo 84: 11.

Neste tempo da pastoral litúrgica ecológica do catolicismo salomonita, nossas reflexões se fazem no sentido de tornar mais clara a nossa responsabilidade de cristãos, como mordomos do planeta terra; por isso é que temos o período da compaixão por todas as criaturas de Deus, incluindo também aquelas criaturas de Deus, que mesmo estando distante de nós fisicamente, tem relação de pertinência conosco, com a vida aqui no solo da terra.

O sol é uma grande estrela (tem luz própria) que envia fortes fluxos de energias para todas as direções; circulando em torno  dele, a diversas distâncias, existem vários planetas (que recebem a luz do sol), dele recebendo essas radiações, e as refletindo por sua vez, parte dessas energias recebidas, ou enviando outras energias secundárias, resultantes da ação das energias que recebeu do sol.

Esse conjunto de planetas em torno do sol, cada qual com suas órbitas próprias, e também orbitando em torno de seus próprios eixos, forma um sistema equilibrado, que muito tem a ver com a vida aqui na terra.

A energia que usamos na manutenção dos seres vivos na terra é proveniente do sol, captadas pelas plantas, usadas por elas para manter as suas próprias vidas e para produzir os nossos nutrientes. Por outro lado, as energias recebidas do sol pelos planetas, possibilitam que eles nos enviem parte dessas energias de modo irradiado, influenciando o movimento das moléculas de gases que nós inspiramos, produzindo em nós certos efeitos que colaboram para o nosso imaginário e a nossa saúde.

As condições antrópicas da terra, tanto as produções das pessoas simples, como as resultantes do emprego da ciência e tecnologia, tem inviabilizado a manifestação da vida na terra, de modo exitoso e idealizado. É preciso lembrarmos de que, enquanto humanidade, somos os mordomos do planeta terra e responsáveis por uma equilibrada política de sustentabilidade.

Sabemos que todo o ser criado, todo o ente criado, tem um propósito no plano da criação, devendo ser nossa tarefa conhecer a teleonomia de cada ser ou ente, para enquanto mordomo, enquanto principal morador deste lar terráqueo, agirmos de acordo, de modo pro ativo à manutenção da vida aqui no planeta terra. É esse um dos nossos deveres principais como cristãos. O Tribunal Divino nos cobrará isto. Que Deus nos ajude.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ





Nenhum comentário:

Postar um comentário