sábado, 2 de julho de 2016

Seja Missionário na Comunidade Social

Ano Litúrgico 1989
05/07 a 11/07/2016 - 32ª Semana Eclesial
Diretório Litúrgico da Semana
Quadra temporal de inverno – Côr litúrgica verde

Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé cristã com com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Testemunhemos na nossa vida, os ensinamentos do Cristo no mundo, pois somos membros do seu corpo e de um dos outros na comunhão dos santos.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 05/075º Domingo Missionário – Ser missionário na dimensão da comunidade social.
Dia 06/07 – Segunda feira – João Huss, precursor da Reforma Protestante, 1415.
Dia 08/07Quarta feira - Áquila e Priscila.
Dia 11/07 - Sábado Bento de Núrsia, abade de Montecassino, 540.



5º Domingo Missionário – Ser missionário na comunidade social.
Reflexões bíblicas


A Igreja de Cristo subsiste no testemunho de todos os batizados e praticantes do evangelho de Jesus, que participam da Comunhão dos Santos como membros do Corpo Místico, que é a própria igreja. Essa igreja tem uma dimensão missionária permanente, para o que a sagrada liturgia separa um período de tempo, quando dinamiza as consciências dos cristãos nas dimensões desse nosso dever missionário.

Assim, tivemos a reflexão de nosso dever como missionário na nossa própria vida pessoal, na vida da pessoa com que dividimos nosso apoio afetivo e pessoal, na nossa vida em família, na nossa vizinhança e agora, hoje, nossa atividade missionária na dimensão da nossa comunidade social, pois nós cristãos formamos em lugares diversos, múltiplas comunidades sociais.

Como ser missionários nessa dimensão comunitária? Temos um excelente exemplo na vida dos discípulos de Cristo, ainda no período das comunidades apostólicas, conforme nos relata o livro de Atos dos Apóstolos,2: 42 – 47:

Toda a comunidade perseverava na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, pois muitos sinais e prodígios aconteciam por intermédio dos apóstolos, e todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum; vendiam suas propriedades e bens e o dinheiro apurado era aplicado para socorrer as necessidades de todos.
Eram perseverantes na frequência do templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando sempre a Deus e sendo aceito com simpatia por todo o povo. E o Senhor Jesus Cristo ressuscitado ia acrescentando, dia a dia, os novos convertidos que iam sendo salvos.
(versão livre de Giulini)

Amados irmãos e irmãs! Essa atitude dos primeiros cristãos da Era Apostólica, antes de serem expulsos das sinagogas, constitui uma excelente atitude missionária para nós nos dias atuais, enquanto comunidade cristã. Será que nos comportamos assim? ou somos tomadores de conta da vida de nossos irmãos? às vezes, até fofoqueiros? O bom exemplo esta aí, nos resta pô-los em prática em nossas comunidades.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.

Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário