sábado, 23 de julho de 2016

Seja Missionário Cristão na sua Pátria

Ano Litúrgico 1989
24/07 a 30/07/2016 - 35ª Semana Eclesial
Diretório Litúrgico da Semana
Quadra temporal de inverno – Côr litúrgica verde

Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé cristã com com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Testemunhemos na nossa vida, os ensinamentos do Cristo no mundo, pois somos membros do seu corpo e de um dos outros na comunhão dos santos.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 24/07 – 8º Domingo Missionário – Ser missionário cristão na dimensão da sua pátria.

Dia 24/07 – Domingo – Thomas Kempis, presbítero, 1471
Dia 25/07 – Segunda feira – Tiago, apóstolo.
Dia 29/07 - Sexta feira - Marta, Maria e Lázaro de Betânia.
Dia 30/07 - Sábado – Pedro Crisólogo,bispo de Ravena,Italia, 450.




8º Domingo Missionário – Ser missionário cristão na sua pátria.
Reflexões bíblicas

Aspirai a uma pátria superior, isto é, celestial
Hebreus 11: 16

O apóstolo dos gentios exorta para que sejamos seus imitadores, observando os modelos demonstrados pelos apóstolos, fugindo dos falsos modelos, pois que muitos dos que andam no meio dos cristãos, se dizendo cristãos, mas são verdadeiros inimigos da cruz de Cristo. Alerta o apóstolo que o destino deles é a perdição, pois o deus deles é o ventre, e a glória deles reside nas sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.
Nossa preocupação principal, sem abandonar os interesses da pátria que nos dá cidadania, é focar na nossa Pátria Celestial, de onde aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará esses nossos corpos de humilhação para ser igual ao seu corpo de glória, visto ter ele o poder de subordinar todas as coisas.”
(Filipenses 3: 17-21 – versão livre de Giulini)

Nesse tempo, em que a Sagrada Liturgia pede de nós, o exercício da “ função missionária na dimensão da nossa pátria “, devemos refletir no fato de que “ a pátria é quem nos dá cidadania ”, sendo o lugar do qual somos mais íntimos; o apóstolo nos reporta ao seio de nossas comunidades cristãs, nos alertando que entre nós existem muitos que se dizem cristãos, implicam com os outros cristãos, interferem na vida de outros, mas que na realidade “ são verdadeiros inimigos da cruz de Cristo “, pois são pessoas que se preocupam com o ventre, se gloriando na infâmia, tendo como principal alvo as coisas da terra, o costumeiro no mundo, o que é mais elegante no convívio social. Alerta-nos o apóstolo Paulo, que só devemos ser imitadores dos apóstolos cristãos, zelando pela nossa pátria de cidadania, mas desejando uma Pátria Superior, Celestial, onde se cultiva os valores perenes do Salvador Jesus Cristo.

Precisamos ser cuidadosos na avaliação de nossas práticas cristãs, enquanto cidadãos da nossa pátria terrena, enquanto membros das comunidades cristãs; será que estamos procurando imitar os modelos que se enquadram como amigos da cruz de Cristo? Ou estamos seguindo os modelos que se posicionam como inimigos da cruz de Cristo?

Lembremos meus irmãos e minhas irmãs, que devemos ser praticantes daquelas verdades ensinadas por Jesus Cristo; devemos ser imitadores das crenças e práticas dos apóstolos de Jesus Cristo; devemos ser amigos da cruz de Cristo; não podemos esquecer, que desejamos uma Pátria Superior, uma Pátria Celestial, onde está o nosso Salvador Jesus Cristo e que virá a nós, para transformar os nossos corpos de humilhação em corpos de glória, na sua glória, pois ele é o Senhor com poderes sobre todas as coisas.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário