sábado, 6 de fevereiro de 2016

Jesus disse: Misericórdia eu quero, e não sacrifícios


Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual

Reflexões e ações de tomada de decisão pelo arrependimento, conversão e penitência satisfatória, reparadora, em preparação para internalizar o Cristo como Senhor da nossa vida pessoal, em nossa caminhada rumo a plena comunhão com Deus.

07/02/2016 – 11ª Semana Eclesial 1989 – 1º Domingo das Cinzas.

Mistério Litúrgico – Inicio e atualização da matanoia e catarse penitencial – Arrependimento, conversão e reforma interior.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da semana, comemorada no Mês de Fevereiro de 2016:

dia 07 – 1º domingo das cinzas, ou 1º domingo penitencial.
dia 09 – Martírio na fogueira, de John Hooper, bispo de Worcester e Glaucester, colaborador do Livro de Oração Comum, 1555.
dia 09 – Martírio por afogamento, dos reformadores franceses Jean de Bourdel, Mathieu Verneuil e Pierre de Bourdon, Baía de Guanabara, 1558.
dia 10 – Escolástica, irmã de Bento de Núrsia, 547.


Côr Litúrgica – Vermelho- Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos no exercício da prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.



Liturgia Semanal – de 07 a 13 de fevereiro de 2016:

Isaías e Jeremias profetizaram a respeito do ministério de João Batista, que embora sendo uma voz clamadora do deserto, ele prepararia os caminhos do Senhor Jesus, o Cristo Filho de Deus. João Batista ensinou que devemos produzir bons frutos, nos convertendo de nossos caminhos tortuosos e adotando o bom caminho, com ações que provem nosso arrependimento e conversão, através da solidariedade, caridade, sabedoria e principalmente fé nos ensinamentos apontados por Jesus em seus evangelhos. João Batista iniciava os seus discípulos nessa nova vida reparadora, através dos compromissos assumidos pelo Rito do Batismo, que acontecia no Rio Jordão.

( Isaias 40: 3-5; Jeremias 31: 35; Mateus 3: 1-10;Lucas 3: 1-14 -versão livre de Giulini)


Meus irmãos e minhas irmãs! É tempo de conversão, pelo arrependimento dos comportamentos e ações erradas e pela nossa disposição à mudança de vida e a uma catarse reparadora. Devemos fazer isso nos moldando pelo evangelho de Jesus, o Cristo de Deus, a quem devemos confessar como Único e Suficiente Salvador.

Devemos ser cuidadosos, pois os ensinamentos dos quatro evangelhos canônicos, não nos dispõe nenhum santo como nossos salvadores, nem mesmo a mãe de Jesus, muito caridosa e atenciosa com os necessitados, nem mesmo ela tem o poder de nos oferecer o dom da salvação, a não ser a sua boa vontade em aceitar o plano de Deus e gerar a humanidade de Deus em Jesus. Só mesmo Jesus Cristo, a nós revelado como o Filho de Deus, somente ele nos é apresentado como Suficiente Salvador.

Nossas devoções aos santos e santas não devem ser pervertidas, à semelhança do paganismo, que concedia a coisas, a animais, a humanos, e até mesmo aos seres criados pela imaginação dos povos, de modo errôneo, o dom, o poder de salvar e redimir alguém das culpas, dos pecados e dos erros.

Os santos evangelhos de Jesus Cristo nos propõe a salvação, como um processo que se inicia pelo arrependimento dos erros e conversão a uma nova vida. Os vários santos da história da igreja, nos mostra que essa salvação é possível; a história do próprio Jesus de Nazaré nos mostra que ele venceu a morte, o pecado e o mundo; e que ele próprio nos seus evangelhos nos propõe esse exercício de arrependimento dos erros, conversão a uma nova vida vivendo e crescendo na sua graça, em comunhão permanente com a Santíssima Trindade, uns com os outros em Cristo e com todos os santos de todas as épocas. Atualizemos esses mistérios em nossas vidas, mais uma vez, nessa oportunidade oferecida pela Santa Liturgia a cada ciclo anual.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz


Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário