sábado, 27 de fevereiro de 2016

Jesus de Nazaré “está-no-mundo”

Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual

Reflexões e ações de tomada de decisão pelo arrependimento, conversão e penitência satisfatória, reparadora, em preparação para internalizar o Cristo como Senhor da nossa vida pessoal, em nossa caminhada rumo a plena comunhão com Deus.

28/02/2016 – 14ª Semana Eclesial 1989 – 4º Domingo das Cinzas (ou das Penitências).

Mistério Litúrgico – Jesus de Nazaré “está-no-mundo”; isto significa que ele esteve presente, participativo, sem poder ser ignorado.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da semana, comemorada no Mês de Fevereiro e inicio de março de 2016:

dia 28/2 – 4º domingo das cinzas, ou 4º domingo penitencial.
Dia 01/3 – Davi, bispo de Menevia, Galia, 544 .
dia 02/3 – Chad, Bispo de Lichfield, 672.
dia 03/3 – João e Carlos Wesley, presbíteros, 1791, 1788.


Côr Litúrgica – Vermelho- Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos no exercício da prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.


Liturgia Semanal – de 28 de fevereiro a 05 de março de 2016:

Jesus tomou conhecimento da perseguição e prisão de João Batista e retirou-se para a Galileia, saindo de Nazaré e indo morar em Cafarnaum. Sobre isso a profecia de Isaías registrou que “o povo que estava em trevas, viu grande luz, e aos moradores daquela região que viviam na sombra da morte, brilhou para eles a luz”. Aí, e daí por diante, Jesus passou a pregar pelos arredores e aldeias do mundo, “ arrependei-vos dos vossos erros e pecados, porque está próximo o Reino dos Céus”.

( Mateus 4: 12-17; Marcos 1: 14-15;
Lucas 4: 14-15; - versão livre de Giulini)



Caros irmãos e caras irmãs! A reflexão e vivência litúrgica proposta para esta semana, é sobre o exemplo que Jesus de Nazaré deixou para nós, como um Mestre ou Fundador de Ministério Salvacional, redentivo, não se refugiando para os lugares confortáveis, mas “vivendo-no-mundo”, de modo participativo, presente, alteritário, igualitário mesmo, assumindo o lugar dos pecadores e imperfeitos que compõem a humanidade terrena.

Nessa situação Jesus conclamava o povo a refletir sobre seus erros, sobre seus pecados e a arrepender-se e praticar a conversão do coração e a mudança de vida, em ordem a aproximação do Reino dos Céus. Jesus de Nazaré nesse contexto, usava a pregação martirial, dando testemunho desse Reino de Deus, Espiritual, onde existe a dimensão do Deus Pai, que está dentro de cada um de nós, e naturalmente em qualquer lugar, já que é onipresente.

Buscar essa dimensão divina dentro de nós, mediada por Jesus Cristo, é dinamizar os poderes divinos que abrigamos em nós, tanto para adorar esse Deus escondido, quanto para buscar a sua ação divina para resolver nossos problemas existenciais, posto sermos feitos à imagem e semelhança de Deus.

Cumpre a nós, semelhante a Jesus de Nazaré, agirmos e comportarmos aqui na terra, também “estando-no-mundo”, de modo presente, de modo participativo, de modo igualitário e alteritário, buscar estreitar os nossos laços com o Cristo Divino que se abriga conosco, em nossa alma e em nosso coração. Não fujamos para os lugares confortáveis, mas manifestemos ao mundo em que vivemos, a Santíssima Trindade, que por Jesus Cristo faz a sua morada em cada um de nós.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz


Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário