sábado, 5 de março de 2016

Jesus Ensina ao Povo as suas Doutrinas

Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual

Reflexões e ações de tomada de decisão pelo arrependimento, conversão e penitência satisfatória, reparadora, em preparação para internalizar o Cristo como Senhor da nossa vida pessoal, em nossa caminhada rumo a plena comunhão com Deus.

06/03/2016 – 15ª Semana Eclesial 1989 – 5º Domingo das Cinzas (ou das Penitências).

Mistério Litúrgico – Jesus de Nazaré ensina ao povo as suas doutrinas. Faz suas pregaçoes usando o Querigma, a Didática e o Testemunho.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da semana, comemoradas no Mês de março de 2016:

dia 06/3 – 5º domingo das cinzas, ou 5º domingo penitencial.
Dia 07/3 – Perpetua, Felicidade e seus companheiros, mártires em Cartago, 203.
dia 07/3 – Fundação da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, 1804.
dia 08/3 – Dia Internacional da mulher.
dia 09/3 – Gregório, bispo de Nissa, 394.
dia 10/3 – Celebração do Primeiro Culto Protestante no Brasil, Rev. Pierre Richier, calvinista francês, Rio de Janeiro, 1557.
dia 12/3 – Gregório Magno, bispo de Roma, 604.


Côr Litúrgica – Vermelho- Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos no exercício da prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.




Liturgia Semanal – de 06 a 12 de março de 2016:

Jesus de Nazaré era seguido por pessoas da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e de terras além do Jordão, sendo seguido na atualidade por pessoas do mundo inteiro; para ensiná-las, as vezes ele subia um monte, um lugar mais alto, de onde proferia os seus ensinamentos, e nos dias de hoje, ainda ensina pelos pregadores do seu Evangelho.
Foi assim que recebemos seus ensinamentos e suas diversas doutrinas:
1- Falou sobre as bases da felicidade nas Bem Aventuranças; 2- Sobre como exercer o seu discipulado, enquanto sal da terra e luz do mundo; 3- Colocou-se como cumpridor da Lei e dos Profetas; 4- Reafirmou de modo complementar, a Tradição dos Antigos, sobre o Homicídio, sobre Adultério, sobre Juramento, sobre a Vingança, sobre o Amor ao Próximo e sobre a Prática da Justiça;
Ensinou-nos modos de Dar Esmolas, modos de Orar, a Oração do Pai Nosso e como Jejuar;
Ensinou-nos em que devemos depositar nossa Esperança, sobre que Caminho Escolher, sobre a quem Servir, como evitar a Ansiedade pelas coisas da Vida,como exercer o Juízo, como lidar com as Coisas Sagradas.
Falou-nos sobre a Necessidade de Orar, sobre a Escolha do Caminho a Seguir, sobre os Falsos Profetas a Evitar e sobre os Fundamentos Verdadeiros.”
( Mateus, capítulos 5, 6 e 7;
Lucas 6: 20-23; - versão livre de Giulini)


Meus caros irmãos e minhas caras irmãs! Estamos no tempo da metanóia, o tempo da conversão, que o povo entende como tempo da quaresma.

Que importância tem esse tempo nas nossas vidas? Na maioria das vezes é apenas um tempo de excitar nossa devoção e piedade, para agradar nossos padres e pastores, mas que não tem significância para a nossa mudança de vida, para implantar em nós uma mudança para sermos pessoas melhores.

Nas sete semanas antes da comemoração litúrgica da ressurreição de Jesus, a Igreja de Cristo cria esse tempo litúrgico, para que tenhamos a oportunidade de nos exercitarmos na atualização dos Mistérios Cristãos em nossas vidas, pois esses são mistérios de salvação, de configuração de nossas vidas na Plena Comunhão com a Comunidade da Santíssima Trindade, unidos uns com os outros aqui na terra, no imensurável Amor de Jesus Cristo.

O que Jesus Cristo deseja de nós? Como seguir seus ensinamentos? Onde encontrar seus ensinamentos? Fomos acostumados a ler a bíblia com respeito e devoção, mas não fomos exercitados a procurar na bíblia, o que objetivamente Jesus ensinou; e muito menos, temos o costume de por em prática o que Jesus ensinou. Confundimos a vida de pessoas piedosas, como se isso fosse uma vida cristã; e não é bem isso. Pode-se ser piedoso e também distanciados dos ensinamentos de Jesus Cristo. O que ele ensinou objetivamente, encontra-se no Evangelho segundo Mateus, nos capítulos cinco, seis e sete, sendo também referendados por Lucas. Procuremos tomar ciência dos ensinamentos de Jesus, lendo esses capítulos de Mateus, de modo refletido e os usemos como roteiros para a nossa mudança de vida, para a nossa reforma interior. Se tivermos reta intenção de assim fazer, o Espírito Santo de Deus nos ajudará com as Graças de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz


Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário