sábado, 5 de setembro de 2015

Ter Compaixão por Todas as Criaturas de Deus

Neste Período da Compaixão, a Sagrada Liturgia da Igreja de Cristo, durante doze semanas, nos propõe a reflexão e vivência misericordiosa para com todas as criaturas de Deus, de todo o cosmo e da terra, nossas irmãs de origem, crendo que cada uma delas sendo criadas por Deus, tem um propósito e uma finalidade no acerto da vida e existência, com os quais devemos generosamente contribuir.

O Salmo 19 canta a excelência da criação:

Os ceus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos.
Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.
Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.
Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como heroi, a percorrer o seu caminho.
Principia numa extremidade dos ceus, e até a outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.
A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simplices.
Salmo 19: 1 – 7

Irmãos e irmãs! Durante as doze semanas que teremos até o findar do ano eclesial, desenvolveremos reflexões misericordiosas para com cada grupo de criaturas de Deus, lembrando que, segundo à Tradição Judaico-cristã, cada uma delas está sob o cuidado e zelo de alguma das ordens das Sagradas Hierarquias dos Seres Celestiais que servem ao Deus Todo Poderoso.


06/09/2015 – 41ª semana do ano eclesial 1988
=> 1º Domingo da Compaixão -

Reflexões – Ter compaixão por toda a humanidade.

Ministério de Melquisedeque e de sua equipe de anjos custódios – o agênere angelical do Deus Altíssimo, que junto com sua equipe fez a preceptoria dos humanos até a vinda do Salvador Jesus Cristo.


Nas Boas Novas de Jesus, segundo Lucas 6: 32 – 36, o Filho de Deus ensina que devemos ser misericordiosos para com todos os humanos:

Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os ama.
Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso.
E, se emprestai àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.
Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede Misericordiosos (compassivos), como também é misericordioso vosso Pai (que está nos ceus).”

Meus irmãos e minhas irmãs! Em nossa pequenez e atraso de desenvolvimento, durante um longuíssimo tempo, para nos assistir, ajudar e proteger, Deus enviou à terra os seus anjos para exercerem o seu ministério junto a nós, a nosso favor, sendo liderados por Melquisedeque, agênere de elevada hierarquia angelical, que chegou a conviver com os humanos nos dias de Abraão, sendo o nosso preceptor antes da vinda de Jesus Cristo; isto aconteceu pela Misericórdia de Deus a toda a humanidade, nos preparando para receber o seu ungido que nos traria a salvação.

Vemos no texto de Lucas acima registrado, que Jesus Cristo nos ensina esse gesto de misericórdia para com todos os humanos, para cumprirmos em nós o exemplo de misericórdia e compaixão que Deus Pai usou para conosco.

É gratificante para nós saber, que, praticar esta atitude de compaixão para com todos os humanos, significa compartilhar de uma tarefa que está delegada aos anjos de Deus, para o bom governo da ordem da criação; fazer isto é colaborar com os planos de Deus para o bom governo do mundo.

Sejamos misericordiosos, compassivos, para com toda a humanidade! Sejamos misericordiosos, como misericordioso é Deus, nosso Pai que está nos ceus!

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período Missionário Essencial)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo

Pastoral Ecológica
Estação Inverno - Festa das Sementes - Cor Litúrgica: Verde.

O verde simboliza a pujança da natureza e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação do arroubo da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário