sábado, 19 de setembro de 2015

Ter Compaixão pelos Vegetais da Terra

20/09/2015 – 43ª semana do ano eclesial 1988
=> 3º Domingo da Compaixão -

Reflexões – Ter compaixão por todos os vegetais da terra.
Ministério da Ordem dos Principados de Deus.

Pastoral Ecológica
Estação Primavera - Festa das Flores
Cor Litúrgica - Azul Celeste
Símbolo da alegria e serenidade dos nossos corretos propósitos em Jesus Cristo diante de Deus.
É época de gratidão nas igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.


Os cristãos devem ter familiaridade no manuseio das Sagradas Escrituras, para fazerem suas reflexões e buscas de orientações para as questões de fé e práticas religiosas; o Catolicismo Salomonita recomenda que os eclesianos cristãos não alimentem práticas religiosas que não se sustentam pelas Sagradas Escrituras do Velho e Novo Testamento, usando como regras definidoras dos acertos, os ensinamentos de Jesus Cristo que se encontram nos quatro Evangelhos Canônicos.

Os livros dos evangelhos servem de parâmetros de julgamento para o que pode ou não pode ser cultivado, em termos de fé e práticas religiosas, nada podendo contrariar ao ensino contextualizado nos evangelhos. Respeita-se o direito de outros terem doutrinas estranhas ao evangelho de Jesus Cristo, mas adverte-se não ser esta uma prática recomendada aos discípulos de Cristo. O verdadeiro discipulado cristão tem se rareado em nossos dias, estando os que se confessam cristãos, testemunhando com suas vidas, outras ostentações que raramente se respaldam nos evangelhos, que contêm os ensinamentos de Jesus Cristo. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Busco para nossa reflexão hoje, querendo admoestar pelo nosso dever de termos compaixão pelos vegetais da terra, um texto eloquente de Ezequiel:

Das (minhas) ovelhas e dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei benção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bençãos.
As árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as varas do seu jugo e as livrar das mãos dos que as escravizavam. Já não servirão de rapina aos gentios, e as feras da terra nunca mais as comerão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.
Levantar-lhes-ei plantação memorável, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios. Saberão, porém, que eu, o Senhor, seu Deus, estou com elas e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor Deus.
Ezequiel 34: 26 – 30.

Caros irmãos e caras irmãs! Esta é a semana a nós dedicada a refletirmos sobre o nosso dever de sermos compassivos com todos os vegetais da terra, este planeta que Deus nos deu como morada, para nós e nossos descendentes. Em Jesus Cristo somos os mordomos deste cenário, somos os agentes para a construção do Reino de Deus que Jesus Cristo inaugurou aqui, tendo-o consumado nas aras da cruz, quando entregou ao Pai o seu espírito.

Nós cristãos devemos fazer a diferença aqui na terra, com espírito benevolente e atitude de responsabilidade e misericórdia para com os vegetais da terra; em união com a Ordem dos Principados de Deus, exerçamos todo o nosso empenho para respeitar, conhecer, divulgar para outros o grande papel dos vegetais na saúde e vida do planeta terra. É verdade que Deus dá origem e finalidade a toda a ordem da criação, incluindo os vegetais, nossos irmãos de origem; eles conosco partilham o viver e muito contribuem para que nosso planeta possa ser um sustentáculo da vida. É preciso que os seres humanos não impeçam os vegetais de cumprirem a sua missão de manutenção da vida no planeta terra; a sustentabilidade das condições da vida na terra passa pelo papel desempenhado pelos vegetais, não podendo nós cristãos, ignorar essa colaboração; não podemos atuar, ou contribuir de alguma maneira, pelos maus tratos, danos, ou descuido pessoal, promovendo assim a extinção dos vegetais da terra.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período da Compaixão pelas Criaturas de Deus)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo


Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário