sexta-feira, 3 de abril de 2015

O Sábado Santo do Ano Eclesial 1988

Catolicismo Apostólico Salomonita
Mensagem do Bispo Primaz do Brasil



Neste dia 04/04/2015 estamos comemorando 1988 anos de existência da Igreja Cristã Apostólica, que na verdade teve seu inicio no dia de Pentecostes, dez dias após a Ascensão do Senhor, quando o Espírito de Deus dinamizou seus dons na congregação reunida, cerca de cento e vinte pessoas (homens e mulheres), juntamente com os apóstolos de Jesus Cristo, impulsionando todos a fazerem o anúncio do evangelho, e testemunharem Cristo no mundo. Daí surgiu a Igreja Cristã Apostólica, que neste ano de 2015 completa 1988 anos.

Parabéns a Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Chefe Único da Igreja Verdadeira e cabeça de seu Corpo Místico, composto por todos nós, que o reconhecemos como Filho de Deus, o aceitamos como nosso Salvador e vivenciamos os seus ensinamentos evangélicos em todas as circunstâncias de nossas vidas no mundo em que vivemos.

Por quê refletir sobre isso no Sábado Santo?

Porque a Liturgia do sábado santo usa símbolos que nos conclama a todos a valorizar potenciais humanos que Jesus Cristo utiliza na sua Igreja. Ei-los:
1 – A extração do fogo novo a partir de uma pedra ===>
As Sagradas Escrituras afirmam que Jesus Cristo é a Pedra Angular que foi desprezada pelos construtores do mundo sociocultural;
- os apóstolos reconheceram esta verdade e ensinaram que nós cristãos somos outras pedras vivas, que devemos enquanto pedras vivas edificar o templo de Deus na terra;
- Jesus Cristo em seus evangelhos afirma que nós cristãos somos a luz do mundo, que devemos alumiar o contexto onde vivemos.

A pedra contém dentro de si a luz que extraímos para acender a chama do Círio ou da Lâmpada Pascal no templo, chama esta que atesta que o Cristo está vivo, cantando a sua vitória partilhada conosco, sobre a morte, o pecado e o mundo.

Somos de fato participantes desta vitória, se formos membros do seu Corpo Místico, se formos atuantes na sua Igreja !

Temos dentro de nós esse potencial de Cristo, que devemos desabrochar, desenvolver e manifestar, pelo nosso testemunho de vida no mundo. Esse potencial é a luz do Cristo que a partir de cada um de nós deve projetar e alumiar a todos no nosso entorno.

2 – Será consagrada a Água Batismal para que os templos, a qualquer momento, estejam preparados para receber alguém em batismo, sendo o batismo a marca do nosso pertencimento a Igreja de Cristo.

3 – Será preparada a Água Lustral que nos ajuda em nossas fraquezas humanas, a nos reequilibrar nas fases das nossas crises existenciais, quando a utilizamos em nome de Cristo e no Poder do Espírito de Deus.

Ao preparar a Água Lustral, além de usar a água que é símbolo principal do leito onde a vida se manifestou na terra, usamos a cinza que é o símbolo de nossa disposição para o exercício da metanoia (conversão), para a penitência, para as catarses reparatórias (satisfação);
- usamos o sal que é símbolo da prática das virtudes cristãs, que salva a sociedade da corrupção dos bons costumes;
- usamos o óleo e o bálsamo que simbolizam a nossa entrega e submissão às unções sagradas a nós derramadas pelo Espírito Santo de Deus, quando contritos e compungidos buscamos o auxílio divino.

Tudo isto se encontra na Igreja de Cristo (o hospital dos pecadores), que neste ano 2015 completa 1988 anos de militância na terra, envolvida na Seara do Senhor construindo o Reino de Deus, inserida como Corpo Místico de Cristo, enquanto Jesus Cristo Ressuscitado está no Ceu, como Sumo Sacerdote, intercedendo por nós junto a Deus, seu e nosso Pai.

Reflitamos em tudo isto, meus irmãos e minhas irmãs! Nos envolvamos todos em dinamizar em nós esses divinos potenciais ocultos, desenvolvendo esse Cristo que está escondido dentro de nós, desejosos de lançar às mãos ao arado, para resgatar esse mundo tão corrompido em nossos dias, para que tenhamos aqui um mundo melhor, digno de ser chamado Reino de Deus.

Verdadeiramente Jesus Cristo Ressuscitou !
Feliz Páscoa a todos !

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Outono - Festa dos Frutos – Cor Amarela -

Nenhum comentário:

Postar um comentário