domingo, 1 de março de 2015

Jesus de Nazaré Vence as Tentações

Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual

Conversão pessoal e preparação para entronizar o Cristo em sua vida, como Senhor da sua história, em direção à Deidade Transcendental.

01/03/2015 – 14ª semana do ano eclesial 1988
=> 3º Domingo das Cinzas / Tempo Penitencial
Jesus de Nazaré é tentado no deserto, vence as tentações e os anjos o servem

Reflexões – Retiro, jejum e oração


Após ser batizado, Jesus guiado pelo Espírito de Deus, foi ao deserto, onde esteve em jejum e oração por quarenta dias, depois disto sentiu fome. O diabo aproveitou desta manifestação instintual e tentou Jesus dizendo-lhe: Se és o Filho de Deus, transforme estas pedras em pães e sacia sua fome. Jesus então rechaçou o diabo, usando a palavra de Deus, que diz: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.

O diabo continuou em sua tentação, colocando Jesus sobre o pináculo do Templo de Jerusalém, e dizendo-lhe: Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito, que aos teus anjos ordenará a teu respeito para que te guardem; eles te sustentarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra. Novamente Jesus rechaçou o tentador usando a palavra de Deus, e disse-lhe: Não tentarás ao Senhor teu Deus.

Mais uma vez insistiu o tentador, levando Jesus a um monte muito alto, de onde mostrou-lhe todos os reinos do mundo com suas glórias, sob o domínio do tentador, e disse-lhe: Tudo isto te darei, se prostrado me adorares. Jesus então, ordena ao tentador: Retira-te satanás, porque está escrito na Palavra de Deus: Ao Senhor teu Deus, adorarás e somente a Ele darás culto.

Com isto o tentador o deixou, e os anjos vieram e o serviram com um manjar apropriado.
Conforme Mateus 4: 1 – 11.

Neste terceiro domingo das cinzas, em pleno período da quaresma para muitos cristãos, o Hemerológio Cristão propõe para nossas reflexões e vivências, em nossos lares e comunidades de fé, o retiro, o jejum e a oração, a exemplo do que fez Jesus Cristo ao iniciar o seu ministério público.

Todos nós humanos estamos sujeitos às tentações; elas podem ser tentações da carne, no sentido das manifestações de nossos instintos biológicos, como a fome no presente caso. Estas geralmente se exercem pelos diabos, que são forças opositoras de nosso progresso, que às vezes existem dentro de nós mesmos, como pulsões descontroladas.

Existem também tentações no nível das ideologias do mundo, das populações que valorizam a fama, o ganho fácil, o levar vantagem em tudo; estas se enquadram nas influências dos demônios, enquanto espíritos desencarnados que alimentam tais ideologias e que agem em sintonia com as nossas mentes, com nossa imaginação, com nossos desejos menos vigilantes e descompromissado com a coerência do progresso evolutivo, emancipador, salvador. Estes também estão tipificados no presente caso narrado, quando o tentador pretende desviar Jesus de seu ministério redentor e transformá-lo em grande taumaturgo que provocasse admiração no povo, ao se jogar do alto e ser protegido pelos anjos.

É importante observar que tanto os primeiros quanto os segundos tentadores, facilmente podem ser utilizados por satanás, este sim o eterno agente do mal, que arrebanha multidões de forças espirituais, para agir sobre os humanos e desviá-los da sua rota devida, que é de nos tornarmos o rebanho de Cristo Filho de Deus.

É importante observar que, os agentes do mal no exposto caso evangélico, tiveram a audácia de usar a própria palavra de Deus para tentar a Jesus Cristo. Observem que estes espíritos citados, diabos, demônios e satanás, todos tem acesso à palavra de Deus, usam da própria palavra de Deus para desviar os incautos. É preciso fidelidade aos ensinos de Jesus Cristo; é preciso uma vida de santidade, uma vida de consagração, uma vida de propósito de seguir a Jesus Cristo como o Filho de Deus, o único que tem palavras de vida eterna.

Jesus afirmou em seu evangelho, que certas castas de demônios, só conseguem ser vencidas pela prática do jejum e da vida de oração. Aproveitemos, meus irmãos e minhas irmãs, nestes dias de metanoia, de arrependimento, de conversão e de reforma de vida, e jejuemos, nos retiremos em momentos de oração e adoração à Deus, para vencermos todas as tentações.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Verão - Festa das Luzes – Cor Vermelha
- Simbolo da coragem e da tenacidade dos cristãos na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário