sábado, 21 de março de 2015

Jesus Cristo Prepara seus Epígonos

Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual

Conversão pessoal e preparação para entronizar o Cristo em sua vida, como Senhor da sua história, em direção à Deidade Transcendental.

22/03/2015 – 17ª semana do ano eclesial 1988
=> 6º Domingo das Cinzas / Tempo Penitencial
Jesus Cristo prepara seus epígonos, os apóstolos e discípulos.

Reflexões – Praticar com vivências comportamentais discipulares os ensinamentos de Jesus Cristo.

Cor Litúrgica: Amarela


Referências dos Evangelhos: Lucas 6: 12-16; Mateus 10: 1-4; Marcos 3: 13-19 – Lucas 10:1-12.

Quem foram os epígonos de Jesus Cristo?
O que quer dizer epígonos?

Epígonos são os discípulos, os alunos, os seguidores de um mestre, que embora não tenha escrito as suas doutrinas e ensinamentos em livros, tem as mesmas doutrinas divulgadas por seus seguidores; no caso de Jesus Cristo, seus epígonos foram seus apóstolos que escreveram seu evangelho, que divulgaram seus ensinamentos para as futuras gerações.

É comum ouvirmos alguém inocentemente afirmar, que os apóstolos não frequentaram nenhum seminário preparatório para os seus trabalhos, na missão de fazer discípulos de Jesus Cristo em todas as nações. Trata-se de uma afirmação boba, pois Jesus preparou seus apóstolos e discípulos por cerca de três anos, usando a ensinagem própria para adulto, adotando a estratégia didática do aprender fazendo e usando a dinâmica de percorrer as cidades e aldeias, anunciando o evangelho do reino dos céus, perdoando pecados, curando enfermos e libertando cativos (do pecado, da ignorância, das ideologias e dos demônios).

Nessa plataforma de ação andragógica e didática, Jesus Cristo transmitiu seus ensinamentos por testemunho comportamental de vida, por anúncios solenes de verdades eternas e por diálogos coloquiais com pessoas e grupos. De entre os seus seguidores escolheu os doze apóstolos e os setenta discípulos e lhes propôs tarefas para ampliar o seu reino a todas as nações da terra, fazendo-lhe discípulos de todos os povos e culturas. Ele afirmou ser muito grande a seara (obra) no mundo todo, mas muito poucos os seus operários e pediu que orássemos ao Pai para que ele enviasse mais operários para se ocuparem da sua obra.

Jesus Cristo escolheu alguns para apóstolos, outros como discípulos missionários e deixou clara as suas condições para os que quisessem lhe seguir: “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16: 24; Marcos 8: 34; Lucas 9: 23).

Meus irmãos e minha irmãs! Leia as referências dos evangelhos citadas acima neste nosso texto e confira: Será que você que se diz discípulo ou discípula de Cristo, se enquadra nas propostas que Jesus faz? Será que você tem se comportado de acordo com a proposta de Jesus para seus setenta discípulos? Será que os ministros da sua igreja, seus pastores, diáconos, diaconisas, presbíteros, bispos, pastores, tem se comportado de acordo com esses ensinamentos de Jesus Cristo? Orem por eles, meus irmãos e minhas irmãs. Advirta-os na caridade quando errarem, pois a Igreja de Cristo é uma comunidade de união e consenso entre os ministros e o povo de Deus em torno de Jesus Cristo Filho de Deus. A verdadeira Igreja de Cristo não é uma sociedade perfeita (estado), como querem alguns. Quando isto ocorre, alguém está querendo por usurpação, usar o lugar de Jesus Cristo na chefia da sua igreja na terra. Nós ministros em vários graus na igreja da terra, somos apenas comissários de Jesus Cristo, a quem teremos que prestar contas no fim da jornada.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Outono - Festa dos Frutos – Cor Amarela -
O amarelo simboliza a confiança nos
frutos da terra e a fé na construção de um mundo
melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário