sábado, 7 de março de 2015

Jesus Cristo “está-no-mundo”

Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual


Conversão pessoal e preparação para entronizar o Cristo em sua vida, como Senhor da sua história, em direção à Deidade Transcendental.

08/03/2015 – 15ª semana do ano eclesial 1988
=> 4º Domingo das Cinzas / Tempo Penitencial
Jesus Cristo “está-no-mundo” e vai a uma festa de casamento

Reflexões – Ministrar os dons, cultivar as virtudes e alimentar a esperança nos sinais dos céus.

Jesus vai a uma festa de casamento, acompanhado de sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Aconteceu de acabar o vinho antes de chegar todos os convidados; Maria sua mãe, ficou preocupada com a situação dos noivos e foi relatar o fato a seu filho Jesus, confiando que ele conseguiria uma solução para o problema e falou para os serventes que executassem as ordens de Jesus. Embora Jesus afirmasse não ser ainda a sua hora, ele ordenou aos serventes que enchessem as talhas de água e que depois levasse ao mestre provador, para testar a água transformada em vinho de extraordinária qualidade, realizando assim o seu primeiro milagre na vida pública.
Conforme João 2: 1-12.

Meus irmãos e minhas irmãs! Estamos na quarta semana das cinzas, o nosso tempo penitencial. O Hemerológio Cristão aponta para as nossas reflexões e vivências espirituais, o episódio contextualizado do primeiro prodígio realizado por Jesus Cristo, no exercício do seu ministério da vida pública.

Registramos esse episódio com a ênfase “Jesus está-no-mundo”, isto querendo afirmar sua presença eficaz, significativa, operante, transformadora no mundo sociocultural e político; ele ministrou dons espirituais (taumatos) e realizou prodígios (terastes) celestiais em favor das pessoas, reduzindo as causas aflitivas que caiam sobre as populações.

O Cristo “continua-no-mundo” através dos membros do seu Corpo Místico, constituído por nós batizados, enquanto participantes da Sua Igreja. Todos nós eclesianos, pelo nosso Batismo e pela nossa Confirmação (Crisma), somos responsáveis por manifestar a continuidade de Cristo no mundo, doando aos seres carentes os nossos dons espirituais (taumatos), praticando as virtudes cristãs e cívicas e alimentando a esperança dos favores celestiais (terastes), que podem ser a nós derramados pela misericórdia de Deus. Jesus Cristo afirmou que nós cristãos, devemos ser a luz do mundo e o sal da terra, cabendo portanto, a nós, essa missão de manifestá-lo no mundo de nossas relações, pois ele afirmou também que, estaria conosco até o fim dos tempos.

Ninguém é tão vazio que não possua nenhum dom espiritual; conscientize-se de qual é o dom que Deus lhe concedeu e o distribua em benefício da construção de um mundo melhor. Ninguém é totalmente desprovido da presença divina, da sua comunhão, que não possa alimentar a esperança de ser agraciado com a misericórdia de Deus; busque viver na presença e comunhão com Deus e avive as esperanças de ser abençoado com as suas divinas maravilhas. Jesus Cristo afirmou que, nenhum daqueles que foram a ele enviados, serão lançados fora.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Verão - Festa das Luzes – Cor Vermelha
- Simbolo da coragem e da tenacidade dos cristãos na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário