domingo, 24 de agosto de 2014

Cristão! Seja Missionário no Mundo Habitado

              Diocese                                             Matriz
      Primacial do Brasil                        Compaixão Sagrada

Catolicismo
Apostólico Salomonita
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420



*****

Duque de Caxias, R.J. - 24/08/2014
39ª Semana do Ano Eclesial 1987 - 9º Domingo Missionário

*****
Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Inverno - Festa das Sementes

1 - Côr Litúrgica: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa com o dinamismo da natureza criada por Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Espiritual.

*****
Seja Missionário no Mundo Habitado por Pessoas

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3: 16

O Hemerológio Cristão, nosso Diretório Litúrgico, propõe para nossas reflexões e vivências nos templos e lares de nossas comunidades, a questão do testemunho enquanto função missionária de cada um de nós, como missionários no mundo habitado por pessoas humanas, o chamado mundo ecumênico. Jesus apontou com clareza a nossa missão diante do mundo em seus evangelhos, como vemos em Mateus 5: 13-16:

"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

Nos rituais de batismo do período pós apostólico, foi introduzido o sal como símbolo das virtudes cristãs que o cristão sábio deve praticar. O sal como substância química tem a propriedade de conservar a qualidade dos alimentos orgânicos, evitando as contaminações por microrganismos; trata-se de uma substância de alta pressão osmótica quando está em boa qualidade, evitando a deterioração por contaminações à sua volta. Assim também o são, os cristãos virtuosos, que com suas virtudes praticadas evitam a corrupção dos costumes no meio onde vivem.

Ainda evocando o antigo ritual do batismo, lembramos da vela acesa que é entregue nas mãos do novo cristão, como símbolo e lembrete da chama da fé no Cristo Vivo Ressuscitado que ele confessa com Filho de Deus, como legítimo Salvador da sua vida, como único nome posto pelo qual devamos ser salvos. O cristão que vive assim, vive em sabedoria e graça, sendo percebido pelas demais pessoas que habitam o mundo, servindo-lhes de lumiar orientador também para suas vidas.

A nossa vida de fé no Cristo Ressuscitado deve ser eloquente, irradiante, capaz de alumiar também as outras pessoas, convencendo o mundano do seu pecado e apontando-lhe o caminho para a vitória, o caminho para vencer o mundo, o pecado e as paixões da carne.

Meus irmãos e minhas irmãs! Como tem sido a sua vida de fé e de prática das virtudes cristãs? Tem atendido aos apelos de Jesus Cristo conforme os evangelhos? Ou tem atendido os apelos do pecado, do mundo e da carne? Converta-se a cada dia, pois a conversão deve ser perene, constante, cultivada. Busque a plena salvação que o Cristo de Deus oferece a cada um de nós!. Ainda é tempo oportuno! Jesus está constantemente clamando: Vinde a mim, vós todos, que estais cansados e oprimidos, e encontareis refúgio para as vossas almas!

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário