quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Cenário da Evolução Criativa de Deus


27/11/2011 - I Domingo do Advento - Ano Cristão 1985.
Caros irmãos em Cristo Jesus! Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico Cristão 1985, que tem como objetivo,  oferecer aos crentes fiéis em Cristo a oportunidade de "atualizar" os mistérios de Deus junto a humanidade, através da celebração da anamnese crística.
A idéia central ao comemorar esse primeiro movimento de Deus agindo na história, a teoantropéia, é que  o Cristo, Filho Unigênito de Deus, se manifesta no planeta terra tornando-se pessoa humana em Jesus de Nazaré. O seu primeiro tempo é dedicado ao advento, indicado para a preparação dos humanos para receber o Cristo de Deus em suas vidas.
Estamos no primeiro domingo do advento com sua semana, quando então faremos a anamnese misteriosa da criação da terra como  cenário da evolução criativa de Deus e a instituição da Ordem de Melquisedeque  nos céus, para assumir a  responsabilidade de  prestar   assistência angelical aos humanos durante o seu desenvolvimento´na terra, rumo a  busca da capacidade racional que nos tornasse seres morais, com possibilidades de escolhas entre o bem e o mal.
Lemos em Gênesis, capítulo 1, versículo 1, que no "princípio criou Deus o céu e a terra";  também lemos no Evangelho segundo João, capítulo 1, versículo 10, referindo-se a Jesus Cristo, que "o Verbo estava no mundo (terra), o mundo foi feito por intermédio dEle, mas o mundo (terra) não O conheceu". É nossa crença, que o Cristo em Deus, enquanto Pessoa da Trindade Santíssima, criou a terra para ser o cenário de nossa evolução e desenvolvimento, na busca dos atributos que nos tornasse seres morais, capazes do exercício do livre arbítrio nas escolhas entre o bem e o mal, para que pudéssemos com consciência, aceitar os ensinamentos anunciados por Jesus Cristo e consequentemente a sua salvação.
É época para ativar em nossas consciências, as atitudes internas e sociais de  reconhecimento e gratidão, pelo Cuidadaoso Zêlo do Cristo de Deus enquanto Bom Pastor, oferecendo-nos a terra como o lugar privilegiado para o nosso desenvolvimento e para nos apropriarmos da Salvação que Ele oferece aos pecadores que somos todos nós, bem como para cuidarmos do planeta terra como um abençoado dom que Ele nos concedeu como lar para nós e as nossas descendências.
Nessa primeira semana do advento, celebramos também, a instituição nos céus da Ordem de Melquisedeque para assistir e cuidar da precepção dos humanos na sua escalada evolutiva. Lemos  em Gênesis, capítulo 14, versículo 18, que Melquisedeque é sacerdote do Deus Altíssimo e Rei de Salém (nome antigo de Jerusalém) e que assistiu a Abraão quando de sua vitória contra os inimigos. Lemos também em Hebreus, capítulo 7, versículo 3, onde o apóstolo Paulo diz que Melquisedeque não tinha pai, nem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto feito semelhante ao Filho de Deus, permanecendo sacerdote perpetuamente.
É nossa crença, que Melquisedeque é um agênere, um anjo de Deus que veio para a terra com sua equipe angelical, para ajudar na precepção do Povo Eleito semente de Abraão, exercendo as funções de sacerdote do Altíssimo Deus e Rei da Cidade da Paz (Salém).
É época para ativar em nossas consciências, as atitudes internas e sociais de reconhecimento e gratidão, pelo Cuidadoso Zêlo do Cristo de Deus enquanto Bom Pastor, oferecendo-nos a precepção e tutela de Melquisedeque com seus anjos, para o nosso desenvolvimento e amadurecimento até atingirmos às condições de seres morais, com capacidades de fazermos escolhas entre o bem e o mal.
Atualizar os mistérios de Deus a cada renovação do tempo litúrgico, é uma manifestação de cuidado que o Catolicismo Evangélico Salomonita, em sintonia com todas denominações religiosas que compôem a Igreja de Cristo, oferece aos eclesianos, os crentes fiéis em Cristo, para se exercitarem interna, idividual e congregacionalmente, na busca do verdadeiro discipulado de modo consciente, na construção da reforma íntima e na conversão permanente, pondo em prática as diretrizes emanadas do Evangelho de Jesus Cristo, vivenciadas na comunhão com Deus Pai, reunidos uns com os outros nas orações e no amor de Cristo, se alimentando das graças e dons espirituais municiados pelo Espírito Santo.
Aproveitemos meus irmãos, as vivências litúrgicas do Hemerológio Cristão 1985, para celebrar as glórias do Deus Todopoderoso, o poder e a salvação de Jesus Cristo seu Filho Unigênito e o transbordante amor de Deus em Cristo, que nos deve manter unidos no mundo como fiéis testemunhas, fortalecidos e orientados pelos eflúvios sagrados do Espírito Santo de Deus.
    Que Deus nos abençôe  a todos!
Dom Felismar  Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo  Evangélico  Salomonita
   Visite o site: www.icai

Nenhum comentário:

Postar um comentário